No final de 2022 a Norauto anunciou um pacote de benefícios extrassalariais. Que benefícios foram estes?
A Norauto tem como prática a atribuição de um conjunto de benefícios extrassalariais, que procuram cobrir o maior número de situações do dia-a-dia, nomeadamente prémios diversos, como foi recentemente o caso do prémio de combate à inflação, os seguros, a participação nas ações da empresa, para além de múltiplas vantagens e descontos alargados ao agregado familiar que refletem a preocupação constante e o reforço do engagement e bem-estar das equipas.
Todos os colaboradores têm seguro de vida e de saúde, consultas de psicologia gratuitas, disponibilização de fruta fresca e do pequeno-almoço no centro, assim como o acesso a uma app que visa promover um estilo de vida saudável aliado a uma forte componente de responsabilidade social.
A pensar nas famílias, é atribuído também um “Prémio de Nascimento”, uma ajuda a todos os colaboradores que são pais através da oferta de diversos produtos, entre eles a cadeirinha automóvel.
Do ponto de vista do ambiente de trabalho, há uma aposta num ambiente descontraído, constante preocupação com as condições físicas de trabalho, de segurança e de bem-estar, promovendo momentos de celebração, nomeadamente um ambiente fun, com salas equipadas com matraquilhos, PlayStations ou jogos eletrónicos, sendo estes também alguns exemplos da cultura de espírito de equipa e partilha que se vive na Norauto.
Apostamos ainda na flexibilidade de horário e num regime de trabalho híbrido para a Service Team, potenciando assim a conciliação entre a vida profissional e vida pessoal. Além destas medidas, o pacote de benefícios extrassalariais para 2023 foi reforçado com “day-off” no dia de aniversário, ou seja mais um dia de folga que contribuirá para uma maior conciliação com a vida familiar.
A Norauto assumiu também a missão de ajudar os colaboradores em potencial situação de maior precariedade. Em que consiste este apoio e como está a ser gerido?
Na Norauto temos um compromisso com a melhoria da qualidade de vida das nossas pessoas, tendo em conta as suas necessidades, através da escuta, aconselhamento, sensibilização, apoio, orientação e acompanhamento personalizado.
Para fazer face ao período de inflação atual, a empresa preparou o PAC Norauto, um Plano de Apoio ao Colaborador, que prevê apoios específicos e especializados em situações de dificuldade, sendo estes apoios sempre analisados de forma individualizada. Estes apoios podem adquirir um caráter extraordinário, como o pagamento de uma fatura de água ou luz em atraso, a disponibilização de um cabaz de bens essenciais, a aquisição de passe social, combustível, ou mesmo a manutenção da viatura pessoal (que pode ir até aos 100% de desconto). Damos ainda a possibilidade de adiantamento de subsídios, pagamento em duodécimos, apoio à empregabilidade de familiares e a possibilidade de alargamento dos dias de teletrabalho na Service Team.
Que impacto é que estas medidas implementadas desde o início do ano estão a ter nos vossos colaboradores? Que dados e métricas específicas pode partilhar connosco?
A Norauto mede regularmente o clima organizacional ao longo do ano através do modelo NPS Employee, obtendo regularmente resultados muito positivos. Este ano decidimos participar pela primeira vez no inquérito Great Place to Work no sentido de aferir o nível de confiança nas práticas da empresa e efetuar uma comparação face ao contexto externo e mais concretamente face ao retalho. O inquérito feito a todos os colaboradores da Norauto assentou em 5 vetores principais, respeito, credibilidade, imparcialidade, orgulho e camaradagem, e revelou um elevado nível de confiança depositada na empresa e nas suas práticas. Verificámos assim que existe uma coerência nos resultados obtidos, o que nos encheu de orgulho e reforçou que a cultura, o ambiente de trabalho, as práticas de gestão e liderança são valorizadas pelos nossos colaboradores, contribuindo por isso para o reforço do compromisso e satisfação das equipas.
A distinção Great Place to Work® (onde obtivemos o 3º lugar no ranking das empresas entre 500 e 1.000 colaboradores) veio sublinhar o reconhecimento das ações desenvolvidas pela Norauto, reforçando a força da marca Norauto e a sua determinação em continuar a apostar no incremento de novas ações e na melhoria do bem-estar das nossas equipas.
O desenvolvimento de talento é uma das principais preocupações da Norauto. Que iniciativas de gestão de carreiras têm implementadas atualmente?
Desde logo, o desenvolvimento dos nossos colaboradores é um dos eixos estratégicos da nossa política de recursos humanos e nesse sentido foi revisto o programa de desenvolvimento Be + Norauto, que permite o desenvolvimento de competências das nossas equipas para missões de maior responsabilidade. Também a Academia Norauto potencia a aceleração de competências das equipas e foi com muito orgulho que vimos terminar recentemente a sua 4ª edição, a qual permitiu desenvolver 11 futuros Líderes. Para além disso, desenvolvemos potencial interno através de missões transversais, da participação em Projetos Agile, nacionais ou internacionais, ou acompanhamento através de Planos de Coaching.
Face aos desafios inerentes à transição económica, comportamental, ambiental e tecnológica e porque pretendemos acompanhar os nossos clientes nesta transição e ser o líder da relação com o automobilista, é necessário promover programas de upskilling e reskilling, seja ao nível de liderança, como ao nível das equipas de oficina, onde tem existido um reforço de competências na área dos híbridos e elétricos de forma a antecipar e acompanhar os desafios do mercado e paralelamente garantir a empregabilidade das nossas equipas.
Que resultados têm obtido através da aposta no desenvolvimento de carreira dos colaboradores?
Existe um impacto direto em diferentes dimensões, desde a fidelização das equipas, aumento da produtividade, da satisfação do cliente ou na atratividade da marca. O desenvolvimento de competências potencia uma maior autonomia e responsabilidade, a satisfação e motivação das equipas, e consequentemente o sentido de pertença à organização, e aumentam igualmente a produtividade e o nível de satisfação do cliente. Tem ainda um impacto direto na notoriedade da marca empregadora e na atração de talentos por ser uma empresa que promove oportunidades de desenvolvimento profissional, a nível nacional ou internacional, na nossa rede de centros ou na service team.