ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Novembro 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Filipa Palha, ASM: “A ASM tem como principal objetivo quebrar o estigma em torno da doença mental e ajudar as organizações a apostar no desenvolvimento das pessoas”

IIRH Por IIRH
12 de Janeiro, 2023
em DESTAQUES, PESSOAS
0
Doença mental
35
Partilhas
394
Visualizações

A pandemia trouxe à tona a necessidade premente do investimento em saúde mental. Tratado ainda como um tema tabu, a doença mental é complexa e dá origem, muitas vezes, a cenários como o burnout. Para ajudar as empresas a promoverem um ambiente saudável para os seus colabores, foi criada a Aliança Portuguesa para a Promoção da Saúde Mental no Local de Trabalho, com a missão de colocar este assunto na ordem do dia. Filipa Palha, presidente da direção da ASM, explica-nos como

No início do mês de novembro, foi anunciado o lançamento da ASM. Como surge a ideia deste projeto da Encontrar+se, em parceria com a ANJE?

A ENCONTRAR+SE foi fundada há 16 anos, com a missão de contribuir para a promoção da saúde mental e prevenção da doença mental em Portugal, o que tem vindo a fazer em diferentes áreas (ex. advocacy, sensibilização, formação, intervenção) e contextos (ex. político, comunidade, escolas).

Em 2015 elegeu o tema da saúde mental no local de trabalho como nova área de atuação, tendo realizado o 1º Fórum de Saúde Mental no Local de Trabalho, o qual teve uma adesão muito reduzida. Esta iniciativa marcou o início de um trabalho contínuo de sensibilização para o tema junto de organismos públicos e privados, e de implementação de vários projetos no contexto de trabalho (em empresas, organizações públicas, contexto académico) , bem como de aprendizagem e articulação com instituições de renome internacional. Em 2019 a 3ª edição do Fórum teve mais de 280 inscrições, e a partir do início da pandemia em 2020 a ENCONTRAR+SE reforçou de forma muito significativa as iniciativas de promoção da saúde mental em diferentes contextos de trabalho.

Com base na experiência e aprendizagem da realidade nacional nesta área, que ainda está a dar os primeiros passos, tornou-se evidente a necessidade de criar um espaço de partilha de experiências, de conhecimento, de debate de prioridades e reflexão sobre políticas e práticas, que contribua para a integração deste tema no tecido organizacional em Portugal.

A parceria com a ANJE surge do facto dos jovens estarem mais sensibilizados para este tema e de terem um papel fundamental para que a promoção da saúde mental no local de trabalho passe a ser uma realidade, e faça parte do DNA das novas empresas.

O objetivo é ter como membros fundadores desta aliança uma representação da diversidade dos contextos laborais em diferentes setores de atividade e dimensões organizacionais.

Que objetivos envolvem esta Aliança?

A ASM tem como principal objetivo quebrar o silêncio e o estigma em torno da doença mental e ajudar as organizações a apostar no desenvolvimento das pessoas e do seu bem-estar mental, criando locais de trabalho saudáveis e prósperos.

A ASM pretende trabalhar de forma sistemática, consistente e responsável no: (i) estudo e investigação sobre a saúde mental nos locais de trabalho; (ii) consolidação de conhecimento; (iii) identificação e partilha de boas práticas, incluindo (iv) o apoio na construção de modelos ajustados à natureza e desafios dos diferentes contextos.

Com vista à concretização destes objetivos, conta com o envolvimento de vários stakeholders, como organizações públicas e privadas de diferentes dimensões e áreas de atividade, academia e organismos públicos.

Porque é que se afigurou importante criar um projeto com o intuito de contribuir, entre outros aspetos, para a adoção de modelos de trabalho promotores da saúde mental?

Há muito que é consensual a urgência de traduzir em prática todo o conhecimento acumulado sobre esta temática. O custo elevadíssimo em absentismo, presenteísmo, perda de produtividade e redução de qualidade de vida, entre outros, há muito que está documentado. Lamentavelmente o estigma continua a ser o maior obstáculo à abertura ao tema e à adoção de medidas alinhadas com o conhecimento. A pandemia expôs de uma forma sem precedentes o tema da saúde mental, e tornou-se impossível continuar a ignorá-lo.

Mas por muito que se tenha ouvido falar, que se continue a ouvir falar, ainda estamos longe de garantir a tradução em ações de tudo o que sabemos ser preciso fazer a todos os níveis. A ASM pretende contribuir para que o que concerne ao local de trabalho mantenha o foco no estudo, reflexão e adoção de boas práticas. Sabemos que as épocas de crise económica e social como a que vivemos, são de risco para “esquecer” o que não está já “incorporado”, o que seria desastroso já que é nestas alturas que a saúde mental mais precisa de ser acautelada.

Ainda que seja algo muito recente, como tem sido a adesão das organizações à iniciativa?

Tem sido surpreendentemente positiva a adesão das organizações que temos contactado, o que faz com que a ASM conte já com um conjunto relevante de membros fundadores, para além da ENCONTRAR+SE e ANJE, representantes de diferentes setores de atividade, como a Banca / Finanças – Banco BPI , Banco Carregosa e Doutor Finanças, os seguros – MDS, a saúde – CUF Saúde, Casa de Saúde Santa Catarina e Lusíadas, consultoria – PwC, o retalho – THE, a indústria – Inapal Metal, a Construção Civil – Dst, SGPS, S.A, Fundações – Fundação Manuel António da Mota, Industria Farmacêutica – JANSSEN, Advocacia -TELLES de Abreu Advogados, serviços – Neoturf, Walking Mentorship, a SOGRAPE, entre outros a finalizar o processo de adesão.
A ASM conta, ainda, com membros em nome individual, e de um Conselho Consultivo e Conselho Científico também já com representantes de diferentes.

Por muito que se tenha ouvido falar, e que se continue a ouvir falar, ainda estamos longe de garantir a tradução em ações de tudo o que sabemos ser preciso fazer a todos os níveis.

No âmbito deste projeto, o que estão a preparar para um futuro próximo?

O início do ano será para a Direção Executiva refletir e definir, em conjunto com os Membros Fundadores, a Comissão Consultiva e Comissão Científica, prioridades a considerar para o próximo ano.
Paralelamente estão a ser preparados os canais de comunicação da ASM para o público em geral mas, em particular, para os seus membros onde poderão aceder a informação atualizada e relevante sobre o tema. Temos, ainda, planeado a realização de algumas iniciativas de maior abrangência que serão em breve anunciadas.

 

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre asmEmpresasrh magazineSaúde mental
Notícia anterior

Conheça as 7 tendências que vão moldar o mercado de trabalho em 2023

Notícia seguinte

Qual é o setor que mais pretende recrutar em 2023?

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Retail Consult

Qual é o setor que mais pretende recrutar em 2023?

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');