As soluções de gestão RH são o core business do Grupo SOFT, assentando em duas grandes vertentes de negócio: o licenciamento e implementação de software e a prestação de serviços de outsourcing aplicacional – nas áreas de gestão administrativa e de capital humano. Vejamos em que consistem e o que as distingue no mercado.
ENTREVISTA A: Mário Caninhas Machado, Diretor de Outsourcing do Grupo SOFT
O Grupo SOFT atua há mais de trinta anos. Como sente que tem evoluído o mercado – e, concretamente, o vosso negócio –, ao longo deste período?
Ao longo de todos estes anos, assistimos a várias alterações nas tendências do mercado e, naturalmente, nas ofertas, que evoluíram, acompanhando também a evolução das ferramentas disponíveis. Se, no início, a nossa oferta centrava-se fundamentalmente no licenciamento, a partir de 1998, face ao nosso posicionamento no mercado e às referências de clientes, passámos também a oferecer o serviço de outsourcing aplicacional. Essa nossa oferta incrementou de forma exponencial o crescimento da empresa, à medida que os decisores foram aderindo a esta solução, com contornos completamente diferenciados da solução de licenciamento. Sublinhe-se que, de início, existiram alguns constrangimentos dos empresários na adesão a esta alternativa, no que concerne à disponibilização externa dos dados. Hoje, essa questão já não se coloca com a mesma incidência, sendo as soluções de armazenamento de dados na cloud um lugar-comum.
O que caracteriza as vossas soluções e as distingue no mercado?
As nossas ofertas são reconhecidas pela sua estabilidade e credibilidade. Julgo que este facto se deve, em grande parte, à experiência dos nossos técnicos, alicerçada na grande diversidade de setores de atividade que compõem o nosso portefólio de clientes e, consequentemente, acrescentam competência e conhecimento para o desenvolvimento das nossas soluções.
As nossas soluções são modulares e suficientemente flexíveis e adaptadas às diferentes realidades das empresas que optam pelo licenciamento do software. Na prática, essa opção determina que as empresas tenham internamente as condições necessárias para a instalação do software e estejam dotadas dos recursos humanos para assegurar a sua utilização. As diferenças entre a solução de licenciamento e o outsourcing traduzem-se exatamente nesse aspeto: na segunda, somos nós que asseguramos a instalação do software nos nossos servidores, garantindo todos os requisitos de confidencialidade e de manutenção e fornecendo, simultaneamente, o suporte técnico para a execução e tratamento do processo.
Uma das vantagens da prestação de serviços é a garantia de que o serviço é prestado por técnicos especializados e assegurado por 12 meses.
Quais são os benefícios de uma empresa externalizar os serviços de payroll? E que cuidados deverá assegurar?
Sendo o software o mesmo, embora com parametrizações diferentes ajustadas a cada cliente, importa referir como uma das vantagens da prestação de serviços, a garantia de que o serviço é prestado por técnicos especializados e assegurado por 12 meses, o que representa um fator determinante para a rentabilidade do processo. É fundamental assegurar que as atualizações de melhoria do software e a adaptação às constantes alterações da legislação estejam contratualmente previstas. Crucial é, também, a definição das responsabilidades de cada atividade, bem como os prazos que devem ser respeitados. Podemos afirmar que nunca houve um cliente que, por responsabilidade do serviço, entrasse em incumprimento de prazos.
Tratando-se de informação particularmente sensível, como é que o Grupo SOFT trabalha a segurança dos dados?
A nossa empresa é certificada pela NP EN ISO 9001:2015. O nosso sistema de qualidade integra normas que não só respeitam o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, mas também asseguram a confidencialidade e a segurança dos mesmos, nomeadamente com a realização de auditorias externas ao sistema. Por outro lado, alguns clientes com dimensão para tal e/ou porque o seu processo assim o determina, executam eles próprios através de entidade interna ou externa auditorias periódicas aos processos.
Quais as dificuldades sentidas em período de pandemia?
Face às circunstâncias da pandemia, as decisões dos gestores fluíam com uma dinâmica invulgar. A legislação, muitas vezes, não era clara e gerava alguma divergência na sua interpretação e aplicação. Porém, adaptámos os nossos processos e fomos ao encontro daquilo que os nossos clientes pretendiam, sempre numa posição crítica e de aconselhamento. No inquérito de satisfação, incluímos uma questão para avaliar a nossa prestação nessa fase e a resposta foi francamente positiva.
DADOS DE DESTAQUE
Nº de colaboradores: 35;
Nº de ordenados processados: 7.956 (69 empresas);
Percentagem de satisfação dos clientes: 86%
Entrevista publicada na edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.
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