A iServices, empresa portuguesa de reparação de equipamentos de telecomunicações e informática inaugurou a sua primeira loja fora de Portugal: nas Canárias. O objetivo é quebrar as barreiras logísticas que envolvem os mercados insulares.
ENTREVISTA A: Vânia Guerreiro, Diretora de marketing e Comunicação da iServices.
Que balanço faz destes 11 anos de atuação da iServices?
A iServices tem vindo a crescer de uma forma muito sustentada, o que nos permitiu construir uma base de clientes sólida e com um nível de fidelização elevado. Num mercado altamente competitivo, a nossa política de proximidade e de acompanhamento dos clientes em todas as fases é uma das nossas mais-valias. Nas nossas lojas, o técnico que atende o cliente ao balcão é o mesmo que executa a reparação do equipamento e que acompanha todo o processo daquele cliente, de A a Z. Estes são, sem dúvida, alguns dos principais motivos do nosso sucesso, pelo que fazemos um balanço muito positivo e, acima de tudo, motivador!
Receberam o prémio “Escolha do Consumidor 2022” na categoria de reparação de PC, smartphones e recondicionamento de equipamentos. O que vos distingue da concorrência?
Acima de tudo, proporcionamos aos nossos clientes uma jornada de compra confiável, com uma equipa que assegura um nível de serviço que é exatamente o mesmo, quer o cliente esteja no Norte, Centro, Sul ou mesmo nas Ilhas. Se um cliente tem, por exemplo, uma necessidade básica de transferência de dados entre dois smartphones, nós realizamos esse serviço em poucos minutos e não cobramos qualquer valor. Estamos focados em garantir sempre a melhor experiência nas nossas lojas, pois é aí que temos a oportunidade de fidelizar os clientes e contribuir positivamente para a reputação e credibilidade da marca.
Têm sentido dificuldade em recrutar talentos?
Na iServices temos tido uma enorme capacidade para atrair talento, dada a nossa possibilidade de oferecer uma carreira promissora, sustentada numa marca jovem e aliciante. O nosso processo de recrutamento é contínuo e, atualmente, temos em aberto diferentes tipos de vagas, tanto para colaboradores com alguns anos de experiência no setor, como posições juniores para recém-licenciados em engenharia eletrotécnica. Os colaboradores selecionados têm sempre acesso a uma formação inicial de seis meses, focada na reparação das principais marcas com que trabalhamos: Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras.
Desde o início do ano, já integrámos mais de 30 novos técnicos e a abertura de cada loja nova representa sempre a contratação de quatro a cinco novos colaboradores.
O que pode esperar um potencial colaborador da iServices ao nível de boas práticas RH?
Além das componentes tradicionais de compensação e de benefícios, todos os postos de trabalho na iServices têm por base uma política de RH diferenciada, capaz de proporcionar desenvolvimento pessoal e a construção de uma carreira em todas as áreas, garantindo a estabilidade e a progressão salarial.
Desde o início do ano, já integrámos mais de 30 técnicos e a abertura de cada loja nova representa sempre a contratação de quatro a cinco novos colaboradores
A iServices está a dar os primeiros passos na sua internacionalização. Porquê investir concretamente na região das Canárias?
A nossa experiência nos mercados insulares dos Açores e da Madeira foi relevante para a nossa tomada de decisão. Os ilhéus estão habituados a ter de esperar muitos dias – por vezes semanas – para solucionar problemas do dia-a-dia, uma vez que estão sempre sujeitos aos transportes aéreos e marítimos para a chegada de peças ou matérias-primas. A iServices chegou às regiões autónomas com a certeza de que iríamos mudar esse paradigma, uma vez que estruturamos, logo à partida, um aprovisionamento logístico que nos permite dar resposta na hora.
A região das Canárias e em particular a ilha de Tenerife possui as mesmas características das economias insulares, ou seja, uma oportunidade enorme para empresas com uma logística bastante organizada e com muita disponibilidade de stock.
O que perspetivam para os próximos anos?
Prosseguimos com o nosso plano de abertura de novas lojas físicas em cidades nas quais ainda não prestamos serviço na hora. Simultaneamente, vamos continuar a desenvolver o negócio online e pretendemos continuar a expandir a nossa oferta a novos países. Atualmente, através da nossa loja online e dos marketplaces, onde comercializamos equipamentos recondicionados, já somos uma marca de referência em alguns dos principais países da Europa, nomeadamente em Espanha, França, Itália e Alemanha.
O objetivo é chegar mais longe, com base nos nossos preços competitivos e numa oferta cada vez mais diversificada de produtos da nossa marca própria.
DADOS EM DESTAQUE
Nº de colaboradores: 191;
Nº de unidades: 40;
Produtos e serviços: Reparação de Smartphones, Tablets e Computadores, Equipamentos Recondicionados, Acessórios e Gadgets;
Grau de satisfação do cliente: 9.8/10;
Funções a recrutar: Técnicos(as) de Eletrotécnica; rh@iservices.pt
Entrevista publicada na edição n.º 141 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!