Innovation by Kaizen (IBK) é o nome do novo Centro Europeu de Excelência e Inovação criado em Portugal, que vai gerir e suportar projetos de crescimento e inovação nacionais e internacionais.
Apesar de estar integrada no Instituto Kaizen, a Innovation by Kaizen vai operar de forma totalmente autónoma, com uma oferta centrada na otimização das estratégias de crescimento das empresas. Para além do desenho destas estratégias, a IBK tem ainda a capacidade assegurar todo o projeto de implementação com recursos internos altamente qualificados, experientes e especializados nas diferentes vertentes.
“Enquanto consultores o nosso core esteve sempre focado na melhoria da eficiência operacional das empresas, na redução de custos e no aumento da produtividade e resultados. No entanto, as áreas de crescimento e inovação começaram a ganhar relevo devido à forte dinâmica e concorrência do mercado global. Após a pandemia, sentimos que se tornou uma prioridade essencial para as empresas. Para conseguirmos ajudar os nossos clientes a escalar os seus negócios e a responder às necessidades do mercado precisávamos de uma estrutura mais especializada, com mais recursos, novas competências e totalmente focada nos grandes drivers de crescimento atuais: inovação, transformação e aceleração tecnológica”, disse Diogo Felisberto, managing director da Innovation by Kaizen.
A Innovation by Kaizen nasce em Portugal, mas vai gerir projetos nacionais e internacionais, exportando conhecimento para outros países.
“Vamos incubar em Portugal, mas seremos um centro de excelência de exportação de conhecimento. A expectativa é que no espaço de cinco anos, no máximo, o negócio internacional pese mais do que o nacional”, referiu o executivo. “As equipas portuguesas do Instituto Kaizen já asseguram muitos projetos internacionais pelo nível de especialização, pelas competências e pelos bons resultados que demonstram. Na IBK queremos potenciar ainda mais essa capacidade, agora com uma oferta mais vasta em termos de serviços”.
Kaizen Institute Western Europe compra empresa portuguesa para criar Innovation by Kaizen
A estratégia de criação deste novo Centro Europeu de Excelência e Inovação implicou um investimento em novos recursos e na integração de um acelerador de conhecimento tecnológico realizado através da aquisição de uma empresa portuguesa especializada em inovação e crescimento, a Unsettled.
“Era crucial possuirmos competências específicas que nos permitissem seguir esta abordagem de inovação e crescimento. A Unsettled é uma empresa jovem e única no mercado, mas traz consigo capital humano e intelectual de grande valor para a nova estratégia, e ajustou-se de forma perfeita à cultura empresarial do Kaizen Institute. Somos uma empresa de implementação de resultados, que trabalha lado-a-lado com o cliente, partilhando com ele todos os objetivos. A empresa que se juntasse a nós teria de ter também este ADN de consultoria pragmática”, sublinhou Diogo Felisberto.
“A transformação digital, a inovação e a eficiência são os grandes drivers de crescimento atuais que coincidem com as áreas de intervenção da Unsettled, tanto em projetos nacionais como internacionais. Partilhamos a visão estratégica do Instituto Kaizen e o modelo de trabalho que defende, focado no trabalho de equipa e na obtenção de resultados. A concorrência é cada vez mais agressiva e global, e por isso é essencial garantir uma otimização transversal que permita que as empresas consigam inovar facilmente, explorar áreas complementares ou estratégicas, ganhar competitividade e crescer. É aqui que vamos ajudá-las”, disse Hugo de sousa, managing partner da Innovation by Kaizen.
A Innovation by Kaizen vai desenvolver os setores da indústria, logística, transportes, saúde, retalho, governo, telecomunicações, banca, energia, entre outros. A Innovation by Kaizen estima ter aproximadamente 300 colaboradores, metade deles a trabalhar o mercado internacional, no espaço de cinco anos.
“O objetivo não é chegar a mais setores, mas sim aumentar a profundidade do apoio que damos às empresas em termos de transformação, uma vez que vamos explorar áreas que são absolutamente estratégicas, como a de inovação, crescimento e transformação digital.”