O projeto QUEST é co-financiado pelo programa Erasmus+ e resulta de uma parceria entre seis organizações de cinco países europeus: ISQe (Portugal), IADE (Portugal), Universidade de Turku (Finlândia), Future in Perspective (Irlanda), Fundação EFCoCert (Suíça) e EDEN DLE (Estónia). Em conjunto, estas entidades pretendem desenvolver o perfil profissional de Instructional Designer, a respetiva qualificação e o processo de aprendizagem prévio, juntamente com outros produtos relevantes.
O projeto QUEST pretende melhorar a qualidade do ensino e formação à distância, através do desenvolvimento de um novo perfil profissional europeu de Instructional Designer; facilitar a mobilidade dos Instructional Designers a nível europeu; aumentar a capacidade de desenvolver e-learning, que seja apelativo e engaging, e qualificar profissionais com conhecimentos e competências previamente adquiridos em Instructional Design.
A COVID-19 impôs o ensino e a aprendizagem à distância a uma escala global. A utilização em massa e sem precedentes da tecnologia para a aprendizagem levou professores, formadores, formandos e famílias a enfrentarem uma curva de aprendizagem íngreme, expondo assim as fraquezas que necessitam de ser colmatadas, a fim de integrar com sucesso as tecnologias digitais nos sistemas de educação e formação. A Comissão Europeia declarou que, em alguns Estados-Membros, “a grande maioria dos formadores e formandos tinha pouca ou nenhuma experiência de ensino e aprendizagem sobre as diferentes abordagens pedagógicas necessárias para esta modalidade de ensino”, concluindo que “a crise exige que repensemos a forma como a educação e a formação, em todas as disciplinas, são concebidas para dar resposta às exigências de um mundo em rápida mudança e cada vez mais digital (Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027, 2020, p.3). Agora que estamos a ultrapassar fases não planeadas e de emergência na educação e formação, é urgente implementar abordagens estratégicas a longo prazo na educação e formação digital.
Os parceiros do QUEST identificaram uma falta de harmonização para a requalificação dos trabalhadores, no campo da formação online e do desenvolvimento de experiências de aprendizagem digital, e pretendem colmatar esta lacuna através de Instructional Design de alta qualidade. Esta nova função pode ser definida como “o processo pelo qual os produtos e experiências de aprendizagem são concebidos, desenvolvidos e entregues”. Os produtos de aprendizagem incluem cursos online, manuais de formação, tutoriais em vídeo, simulações de aprendizagem, etc. Instructional Designers são os “arquitetos” da experiência de aprendizagem e os “diretores” do processo de Design de Sistemas Instrucionais ISD” (Instructional Design Central, n/a).
Esta nova função pode ser definida como “o processo pelo qual os produtos e experiências de aprendizagem são concebidos, desenvolvidos e entregues” – os produtos de aprendizagem incluem cursos online, manuais de formação, tutoriais em vídeo, etc.
O projeto, financiado pela Agência Nacional Portuguesa Erasmus+, no âmbito do Programa Erasmus+, teve início a novembro de 2021 e irá terminar em outubro de 2023.
O ISQe é o coordenador do projeto onde participam também o IADE (PT), FIP (IE), Turku University (FI), EFCoCert (CH), EDEN DLE, (EU).
O projeto teve início a novembro de 2021 e irá terminar em outubro de 2023
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