O Merco, monitor de referência que avalia a reputação das empresas, acaba de revelar os resultados do estudo Merco Empresas e Líderes que revela as 100 empresas e os 100 líderes com melhor reputação em Portugal, no ano de 2021.
Merco Empresas Portugal 2021
Em 2021, o ranking das empresas com melhor reputação em Portugal é liderado pelo Grupo Nabeiro, seguido da Sonae e da Microsoft. Em 4º lugar surge a Jerónimo Martins e em 5º a EDP, seguida pela Ikea (6º), Vodafone (7º), Lidl (8º), Nestlé (9º) e Galp Energia (10º).
Nos rankings setoriais encontramos em primeiro lugar de cada classificação: Grupo Nabeiro (Alimentação), Accenture (Auditoria e Consultoria), BMW (Automóvel), Santander Totta (Banca), Super Bock Group (Bebidas), Ikea (Distribuição Especializada), Jerónimo Martins (Grande Distribuição), Renova (Drogaria e Perfumaria), Samsung (Eletrónica de Consumo, Informático), Adecco (ETT e Serviços de Recursos Humanos), Pfizer (Farmacêutico), Sonae (Holding Empresarial), Pestana Hotel Group (Hotelaria e Turismo), Amorim Corticeira (Indústria), Microsoft (Informática & Software), Brisa – Auto-estradas de Portugal (Infraestruturas e Construção), Radio Comercial (Media), EDP-Energias (Petróleo, Gás, Energia e Água), Luz Saúde (Saúde), Tranquilidade (Seguros), Google (Serviços de Internet), Talkdesk (Serviços Profissionais), Faurecia (Técnico / Industrial), Vodafone (Telecomunicações), Luis Simões Logística Integrada (Transporte de Mercadorias e Logística) e CP – Comboios de Portugal (Transporte de Passageiros).
A análise por stakeholders revela-nos que o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) é a empresa mais valorizada por jornalistas económicos, membros do Governo, dirigentes de ONGs, dirigentes sindicais, associações de consumidores e professores da área empresarial. Por seu lado, a Microsoft é a mais valorizada pelos analistas financeiros.
Para a população em geral (Merco Consumo), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) volta a ser o mais votado, seguido da Microsoft (2ª) e do Lidl (3ª). No campo digital (Metodologia), Samsung, Lidl e Huawei ocupam as três primeiras posições.
Merco Líderes Portugal 2021
Rui Miguel Nabeiro (1º), do Grupo Nabeiro (Delta Cafés); Pedro Soares Dos Santos (2º), da Jerónimo Martins; Paulo de Azevedo (3º), da Sonae; Paula Amorim (4º), da Corticeira Amorim; Cláudia Azevedo (5º), da Sonae; Mário Vaz (6º), da Vodafone; Fernando Ulrich (7º), do Banco BPI; Alexandre Fonseca (8º), da MEO (Altice); Francisco Pedro Balsemão (9º), do Grupo IMPRESA (SIC); e Luís Portela (10º), da Bial, ocupam os lugares cimeiros da tabela.
A metodologia de avaliação reputacional mais completa do mundo
A elaboração do estudo Merco Empresas e Líderes está a cargo da Analysis and Research, o primeiro instituto espanhol de estudos de mercado e a metodologia de elaboração do ranking das empresas com melhor reputação foi objeto de revisão independente pela KPMG, de acordo com a norma ISAE3000. Por esse motivo, a KPMG não divulga a sua posição neste ranking.
Os critérios de avaliação da Merco Empresas e Líderes Portugal e os seus critérios de ponderação são públicos e estarão disponíveis aqui.
O Merco Empresas e Líderes Portugal 2021 contou com a participação de 179 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 30 governantes, 30 professores da área empresarial, 36 analistas financeiros, 30 Dircoms e líderes de opinião, 35 responsáveis de ONGs, 35 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e, ainda 800 cidadãos (Merco Consumo). A par destas avaliações, integra também uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital), com mais de 210.614 menções, e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, por 18 empresas.
Fatos importantes sobre o Monitor Merco
O Merco (Corporate Reputation Business Monitor) é um instrumento de avaliação de reputação lançado em 1999, que possui uma metodologia multissetorial, tendo-se tornado um dos monitores de referência, em todo o mundo. Atualmente produz vários estudos: Merco Empresas, Merco Líderes, Merco Responsabilidade e Governança Corporativa, Merco Talento, Merco Consumption, Merco City, Merco University Talent, Merco Digital e MRS – Merco Saúde. E está presente em diversos mercados: Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Brasil, México, Peru, Costa Rica, Panamá, Portugal, Itália e Uruguai.