João Ferro Rodrigues, fundador do SABE Online, em entrevista ao InfoRH explicou-nos o conceito do SABE Online. Para além disso, ainda deu a conhecer a sua perspetiva sobre o mercado E-learning e como podem os Recursos Humanos fazer uso deste tipo de formação.
Explique-nos brevemente o conceito da SABE online.
A SABE Online é uma produtora, editora e distribuidora de cursos online que respondem às necessidades mais atuais de aprendizagem profissional e de valorização pessoal
Das 3 vertentes qual a mais importante?
As 3 vertentes são importantes e complementam-se. Acreditamos que o que faz sentido atualmente, neste setor, é a oferta de uma proposta de valor integrada. Assim, por um lado temos uma equipa editorial experiente, que apoia a produção de conteúdos de aprendizagem digital dos nossos clientes. Por outro lado, editamos o nosso próprio catálogo de cursos online, com conteúdos provenientes dos melhores especialistas. Finalmente, através da nossa plataforma tecnológica proprietária, oferecemos as melhores práticas de web learning e uma experiência de utilização intuitiva e simples para todos os alunos e também para os gestores da ação de formação online
São uma empresa altamente tecnológica: qual a % de informáticos/programadores nos vossos quadros?
Atualmente cerca de metade da nossa equipa trabalha na vertente da tecnologia. Incluo neste número programadores, web designers e os gestores da nossa plataforma. O outro grande grupo funcional da empresa trabalha na vertente editorial, isto é, no desenvolvimento do nosso catálogo e na criação de conteúdos proprietários para clientes
Para que tipo de formação é que as empresas recorrem à vossa plataforma para alojar os seus conteúdos?
As empresas que são nossas clientes utilizam a plataforma da SABE Online no âmbito das necessidades de formação dos seus colaboradores internos e também, cada vez mais, para disseminação de conhecimento ao longo de toda a sua cadeia de valor. Chama-se a este tipo de formação “Extended Learning”, e abarca a partilha de conhecimento com fornecedores, parceiros comerciais ou mesmo clientes.
E para quais querem um desenvolvimento à medida?
Os conteúdos desenvolvidos à medida para os nossos clientes podem ter diferentes finalidades. Por exemplo, formação específica de acolhimento para novos colaboradores internos. Ou então formação técnica a parceiros comerciais sobre um novo produto. Ou ainda formação sobre temas apelativos para os seus clientes, algo que se aproxima do conceito de content marketing, mas sempre com uma preocupação formativa.
São empresas diferentes as que requerem esses serviços diferentes? É uma questão de dimensão? De sector de atividade?
O que distingue os serviços diferentes que prestamos não é o tipo de empresas, é sim o nosso interlocutor nas empresas. Quando a nossa plataforma tecnológica e a nossa equipa editorial colaboram na capacitação interna da organização, tipicamente são os departamentos de RH e Formação que requerem estes serviços. Quando estamos a falar das modalidades de Extended Learning que referi antes, os serviços podem ser requeridos pelas áreas de Operações, Marketing ou mesmo Comercial. No entanto nota-se a tendência de também aqui, no Extended Learning, os RH estarem a ser cada vez mais envolvidos, a pedido das outras áreas das organizações. Assim, e cada vez mais, os profissionais de Formação e de RH têm de estar preparados não só para capacitar os seus colaboradores internos mas também para saber apoiar processos de capacitação de pessoas externas à organização.
Como vê a evolução do e-learning? Após uma certa estagnação evoluiremos para soluções de b-learning?
Não tem havido estagnação. O e-learning tem vindo a crescer e a apresentar formatos cada vez mais apelativos. O digital é cada vez mais percebido pelos diretores de RH e formação como uma solução competitiva que assegura qualidade. Por outro lado os alunos também preferem cada vez mais este tipo de formação que permite ser feita ao ritmo de cada um.
No entanto, as formações presenciais e de e-learning são complementares e não substitutas. Cada tipo de formação serve o seu propósito. O digital é uma boa solução para disseminar conhecimento de forma estruturada, simples e a baixo custo. É ideal para situações com forte volume de formandos, dispersão geográfica e um calendário flexível. Mas não substitui de todo o presencial. É antes um complemento. É na formação presencial que se dá o espaço privilegiado para a prática guiada, para o feedback individual, para a partilha de experiências ou para a construção de conhecimento partilhado em grupo.
Pelo que é natural que as empresas cada vez mais façam um planeamento equilibrado das suas ações de formação, utilizando o formato digital e o presencial para extrair o melhor de cada um deles para os seus colaboradores.
Sendo a SABE Online uma empresa tecnológica o que acha da gamificação da formação e do que os jogos na suas versão eletrónica podem trazer à aprendizagem?
Pensamos que o fenómeno da “gamification” veio para ficar. Quando bem pensado e implementado, o fator “jogo” pode melhorar de facto a aprendizagem e cativar o aluno para os conteúdos. Estamos neste momento a assistir à emergência de várias funcionalidades de “gamification” muito interessantes! Esta é assim uma nova ferramenta muito interessante à disposição dos instructional designers. Mas na SABE Online pensamos que este tipo de formatos deve ser adoptado apenas quando aportam de facto valor pedagógico. Infelizmente temos vindo a conhecer casos de formações online em que a “jogabilidade” criada não aporta valor pedagógico nenhum e até distrai o aluno dos objetivos da formação. A nossa plataforma está preparada para algumas soluções de “gamification”, e continuaremos a seguir esse trilho no seu desenvolvimento, mas sempre com a preocupação principal da aprendizagem efetiva e real dos alunos.