ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Outubro 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Jovens imigrantes encontram emprego mais depressa

Os jovens imigrantes demoram cerca de cinco meses a encontrar emprego, isto é, menos tempo que a generalidade dos jovens em Portugal, que demoram quase um ano.

IIRH Por IIRH
15 de Outubro, 2025
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
emprego
16
Partilhas
179
Visualizações

Os jovens imigrantes, segundo um estudo do Observatório do Emprego Jovem (OEJ), demoram cerca de cinco meses a encontrar trabalho. A generalidade dos jovens em Portugal, por outro lado, demora cerca de 11 meses. Os jovens imigrantes representaram 18,5% do desemprego jovem no segundo trimestre do ano passado. Este grupo representa um quinto dos colocados e integra-se, maioritariamente, nos setores mais precários.

O estudo “Jovens à Procura de Emprego Inscritos no IEFP: caraterísticas, trajetórias e colocações” do OEJ, e ao qual o Jornal Público teve acesso, divulgou estes resultados. A base foi a análise dos dados de jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 29 anos. Os jovens, inscritos no IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) no segundo trimestre de 2023, são constituídos em mais de 4% por imigrantes.

Os jovens imigrantes são, segundo apurado pelo Jornal Público, provenientes de países de língua oficial portuguesa, maioritariamente (64,9%). Residem na região de Lisboa e 63,5% têm o ensino secundário. Apenas 21,7% recebia o subsídio de desemprego no período em análise.

No caso dos jovens que estão à procura do primeiro emprego, a diferença entre a generalidade e os imigrantes é ainda maior: 4,5 meses para os imigrantes e 15,5 meses para a generalidade dos jovens. Os imigrantes demoram cerca de 3,5 meses a sair da situação de desemprego, na busca pela mudança de trabalho, face aos 6,5 meses da generalidade.

Os motivos que justificam os resultados

Paulo Marques, coordenador do OEJ e professor no ISCTE, confessou ao Jornal Público: “Os imigrantes estão dispostos a aceitar empregos que são piores do que as expectativas iniciais, ajudando isso a explicar porque é que se inserem mais rapidamente no mercado de trabalho do que a globalidade dos jovens em Portugal.” Ademais, a pressão dos imigrantes para aceitar trabalho é maior, devido à menor rede de apoios.

21% das 8.026 colocações efetuadas pelos centros de emprego no segundo trimestre de 2023 correspondem a jovens imigrantes. As atividades administrativas e serviços de apoio representam 35,9% dos desempregados. Seguem-se a indústria transformadora e o alojamento e restauração.

Segundo apurado pelo Jornal Público, o estudo em questão alerta: “Os imigrantes, para quem a pressão de encontrar um trabalho é acrescida devido aos requisitos dos vistos de residência, vêem-se, por vezes, obrigados a aceitar estas oportunidades. É devido a esta dinâmica que determinados setores se sustentam, mantendo as condições de trabalho pouco atrativas.”

Outros grupos vulneráveis

Para além dos imigrantes, também os jovens pouco qualificados e os que concluíram o ensino superior em áreas de baixa empregabilidade são considerados vulneráveis. 36,1% dos desempregados do segundo trimestre de 2023 ficaram pelo 3º ciclo do ensino básico. As idades são, maioritariamente, entre os 25 e os 29 anos. Este grupo apresenta maior dificuldade em competir com a população mais escolarizada, segundo o referido no estudo.

No que toca aos jovens com ensino superior, as dificuldades aplicam-se com mais frequência às áreas das ciências sociais, comércio e direito. Estes representam 41,6% dos jovens desempregados inscritos no IEFP. A área das artes e humanidades corresponde a 15,1%. Estas áreas integram, na maioria, mulheres, que são 56,3% dos desempregados.

Segundo o Jornal Público, o estudo em questão recomenda uma maior articulação entre as universidades e o mercado de trabalho, para melhorar a empregabilidade dos jovens. Também a promoção de escolhas educativas e profissionais mais informadas, o esforço suplementar para atrair mulheres para as engenharias e tecnologias de informação e os programas de reskilling que envolvam universidades e politécnicos são sugeridos.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre DesempregoempregoestudoimigrantesJovensMercado
Notícia anterior

Mindfulness: quando desligamos o piloto automático, a magia acontece

Notícia seguinte

Merck oferece apoio à fertilidade em Portugal

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Um Estatuto Coerente de Benefícios Sociais

Merck oferece apoio à fertilidade em Portugal

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');