A BTS anunciou recentemente o novo formato de desenvolvimento de competências digitais com os “labirintos” TACK & TMI. Um novo formato de formação que suporta vários recursos e que permite avaliar e dar feedback a um colaborador, apresentando ainda todos os detalhes da sua progressão e escolhas.
As simulações são um formato de aprendizagem muito poderoso e há muitos dados no mercado que indicam que estas são uma maneira muito eficaz de praticar e aprender. As simulações são elaboradas no estilo “escolha-a-sua-própria-aventura”, com base em diferentes cenários e situações reais, nos quais o colaborador deverá selecionar o caminho que acredita ser o mais adequado para obter o melhor resultado e para suportar uma estratégia de aprendizagem.
O foco é proporcionar uma experiência extraordinária para o colaborador.
O InfoRH foi falar com José Santos, managing director da BTS para conhecer melhor esta nova solução da BTS:
infoRH: Porque é que a aprendizagem experiencial é cada vez mais eficaz?
José Santos: Faz com que o formando viva a situação através de um processo de reflexão e descoberta de oportunidades para colocar em prática e, mais facilmente, encontrar um sentido para aquele novo conceito. Quando uma formação proporciona que as pessoas passem por uma simulação, elas conseguem mais rapidamente fazer a conexão com os conteúdos em situação real. Outra das razões é que este modelo de aprendizagem permite um maior envolvimento do formando, que aplica a sua energia para alcançar objetivos, resultando num melhor desempenho e maior produtividade, dedicação e resiliência.
infoRH: Na sua opinião, qual a contribuição dos “labirintos” para a aprendizagem!
JS: Os “labirintos” representam um sistema de aprendizagem baseado em tentativas e simulações, em ambiente protegido. Este formato é muito poderoso e há muitos dados no mercado que sugerem que é uma forma muito eficaz de praticar e aprender. A partir do momento que traduzimos os nossos “labirintos” em software de simulação, podemos atualizar e melhorar o que tínhamos, garantindo que mantemos o mesmo conteúdo de aprendizagem e assim, mantemos também o valor dos “labirintos”.
“O feedback é sem dúvida o benefício deste novo formato: por parte do formando, o feedback chega-nos pela experiência do mesmo.”
infoRH: De que forma pretendem impactar a formação dos colaboradores com esta solução?
JS: Ao contrário de muitas soluções de aprendizagem digital, estas simulações não são projetadas para identificar informação inútil. O foco é garantir que a experiência é boa para o formando, podendo realizara as tentativas que quiser. Este tipo de formação permite ainda aos formandos a possibilidade de contribuírem para o progresso da sua formação, o que vai conferir um sentimento de satisfação e de valorização na realização da mesma. É uma realidade que quando as pessoas podem escolher, a capacidade e o resultado de aprendizagem é muito superior.
infoRH: Com tantas soluções de desenvolvimento organizacional existentes no mercado, qual a característica diferenciadora neste novo formato de desenvolvimento de competências digitais com os “labirintos” TACK & TMI?
JS: O feedback é sem dúvida o benefício deste novo formato: por parte do formando, o feedback chega-nos pela experiência do mesmo. Através da análise das opções tomadas conseguimos guiar o aluno e ensiná-lo acerca das escolhas menos acertadas. É um feedback real que, consegue destacar quando uma escolha agradou ou desapontou o personagem no ecrã. Existem vários cenários para explicar o resultado da escolha correta e porque é que é a mais eficaz. Por parte do cliente, e dependendo do LMS, podemos criar um resumo das estatísticas de cada formando, incluindo o tempo que demorou para concluir cada tarefa realizada, a data e hora de acesso e o detalhe das opções selecionadas.
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