É com o desenvolvimento de iniciativas de saúde e bem-estar que o Banco Santander procura contribuir para a experiência dos seus profissionais na empresa, conforme explica, ao InfoRH, Sara da Fonseca, responsável da área de gestão de pessoas da instituição bancária.
Tem o desafio de ser um excelente lugar para trabalhar e a ambição de ser a empresa mais saudável do mundo, por isso, e porque colaboradores saudáveis são mais felizes, o Banco Santander criou o programa BeHealthy, que abrange temas da saúde e bem-estar. Em entrevista ao InfoRH, Sara da Fonseca, responsável da área de gestão de pessoas do Santander, que arrecadou o segundo lugar na categoria de mais de mil colaboradores do ranking do Great Place to Work, explica que a preocupação com a saúde e bem-estar dos seus profissionais se materializa com a semana que dedica inteiramente à temática, com medidas de flexiworking, com o seguro de saúde que oferece aos colaboradores, com o ginásio que lhes disponibiliza nos serviços centrais e com as parcerias estabelecidas com cadeias de ginásios – a mais recente com o Gympass, a plataforma nascida em 2012 no Brasil, pela mão de César Carvalho, que oferece acesso ilimitado a vários ginásios e centros desportivos.
A saúde e o bem-estar dos seus profissionais constitui um eixo de atuação do Santander?
Sem dúvida. O Santander tem o enorme desafio de ser um excelente lugar para trabalhar e a ambição de ser a empresa mais saudável do mundo. É uma evidência que colaboradores saudáveis são mais felizes e acabam por ser bons exemplos para quem os rodeia e é isso que procuramos promover, sobretudo através do programa BeHealthy, que abrange temas da saúde e bem-estar. No Santander não queremos só obter resultados de forma correta. Procuramos fazê-lo com respeito pelos seus colaboradores, clientes, sociedade e acionistas. Pretendemos que a experiência do colaborador exceda a mera relação laboral. Queremos que tenha ótimas experiências e sinta orgulho em fazer parte desta equipa que se quer cada vez mais saudável.
Que iniciativas desenvolvem para promover o bem-estar dos colaboradores?
Temos várias, mas penso que se pode afirmar que gravitam em torno do programa BeHealthy, que assenta em quatro pilares: conhecer os números, vigiar a alimentação, manter o equilíbrio e fazer exercício. Por essa razão, apostámos no programa BeHealthy, que promove a saúde e o bem-estar, fomentando hábitos saudáveis de forma consistente. Em 2018, realizou-se, pela primeira vez, uma semana inteiramente dedicada a estes temas, simultaneamente em todos os países onde o Santander está presente. Este ano, repetimos a iniciativa e, em Portugal, realizámos rastreios, proporcionámos workshops sobre alimentação saudável, oferecemos palestras de mindfulness e de alimentação sustentável. Realizámos workshops de postura e alongamentos, aulas de Chi Kun/Tai Chi e decorámos o edifício dos serviços centrais com mensagens que promoviam hábitos saudáveis. Várias destes workshops foram transmitidos em direto, via streaming, para que alcançássemos o maior número possível de colaboradores. Temos também ginásio nos serviços centrais e parcerias com várias cadeias de ginásios e, mais recentemente, aderimos ao Gympass.
Como é que surgiu a parceria com o Gympass?
A adesão ao Gympass é considerada um boa prática no Santander, tendo sido implementada com sucesso em vários países. Por isso, foi através da área corporativa em Espanha que tomámos conhecimento da facilidade, dos benefícios e da conveniência desta parceira.
Com ela, que benefícios pretende o Santander oferecer aos colaboradores?
Com o Gympass, conseguimos oferecer aos colaboradores maior abrangência nacional, mais capilaridade, preços reduzidos e diversidade de atividades (ginásios, campos de padel e estúdios de dança). Conseguimos alargar a oferta em Portugal, mas os nossos colaboradores ficam ainda com acesso a ginásios no estrangeiro, quando viajam em trabalho ou de férias. Além do que já referi, atraiu-nos o facto de haver preços muito competitivos também para familiares de colaboradores e a possibilidade de indicarem ginásios a incluir no Gympass, o que ajuda a tornar a plataforma interessante e interativa. Esta funcionalidade permite que os colaboradores possam indicar ao Gympass o ginásio da sua rua ou algum perto do seu balcão. Os ginásios que forem indicados pelos colaboradores serão contactados para poderem fazer parte da rede de parceiros do Gympass.
Há outras práticas da política de recursos humanos da instituição que contemplem a saúde física, psicológica e emocional dos profissionais do Santander?
Prova desta preocupação com a saúde dos colaboradores é, também, um seguro que o banco oferece de forma totalmente gratuita para o colaborador, com possibilidade de alargamento ao agregado familiar por um preço muito reduzido. Temos ainda medidas de flexiworking que promovem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e ações de formação, palestras e masterclasses sobre temas de equilíbrio para que tenhamos todos presente que saúde não é apenas o bem-estar físico.