• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Fevereiro 24, 2021
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • RECURSOS
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Linkeys: a “uberização” do recrutamento

IIRH Por IIRH
2 Fevereiro, 2021
em PESSOAS, RECRUTAMENTO & ONBOARDING
0
Linkeys: a “uberização” do recrutamento
25
Partilhas
281
Visualizações

Entrevista a Jason da Fonte, Responsável pela Linkeys em Portugal, publicada na edição de novembro/dezembro da RHmagazine.


Todos conhecemos alguém que está à procura de emprego, quer por estar desempregado, quer por ambicionar encontrar uma nova oportunidade. Mas, para as empresas, nem sempre é fácil encontrar os candidatos certos. Nesse sentido, a Linkeys foi lançada em Portugal, no passado mês de outubro, e pretende fazer a diferença no mercado do recrutamento, via cooptação, e num sistema onde todos ganham.

A Linkeys é uma solução digital – gratuita para os utilizadores (“linkers”) – e que permite a qualquer pessoa ajudar profissionais da sua rede de contactos a encontrar um emprego, ganhando dinheiro por isso. A dinâmica é simples. Os “linkers” só têm de descarregar e inscrever-se na aplicação. Depois partilham as vagas de emprego com a sua rede de contactos e, se algum desses contactos responder ao anúncio e for contratado, o “linker” ganha um prémio.

Num mundo em que estamos todos ligados pelo WhatsApp, LinkedIn, Facebook e muitas outras redes sociais, o objetivo é criar um sistema em que todos ganham: alguém que precisa consegue um emprego, a empresa que procura contrata um talento qualificado e o “linker” é premiado monetariamente por isso. 

Jason da Fonte está há três anos em Lisboa, para onde veio com a missão de desenvolver um gabinete de recrutamento da empresa Neptune RH, pertencente a um grupo francês, que está presente no mercado português há 15 anos e que atua em três áreas dos recursos humanos: trabalho temporário, recrutamento e formação. Responsável pela Neptune RH em Portugal e Espanha, o executivo é também responsável pelo desenvolvimento da plataforma Linkeys, em Portugal.

Em entrevista à RHmagazine, Jason da Fonte fala-nos desta solução inovadora que pretende tornar a cooptação um meio de recrutamento diferente e mais uma ferramenta disponível para as empresas, neste caso.

RHmagazine: Pode caracterizar-nos a Linkeys?

JDF: A Linkeys é a solução de cooptação que tira o pó do recrutamento. As empresas têm acesso a candidatos que ainda não estão no mercado, os “linkers” recebem um prémio, enquanto valorizam a sua rede. É inovador, viral e 100% digital.

É uma aplicação para permitir às empresas recrutar de uma maneira diferente. Todos nós conhecemos a cooptação nas empresas. Alguém aconselha um amigo e recebe um prémio de 100 a 800 euros. Aqui a ideia é ter uma aplicação, ou página de internet, e criar uma comunidade de “linkers”. Essa comunidade vai ajudar as empresas a fazer cooptação.

O nome Linkeys evoca as “chaves do link”, referindo-se à aplicação, que é a chave para unir o “linker” e o seu amigo cooptado. A ideia é criar “linkers” que vão, com as suas potentes redes, atrair mais pessoas para uma vaga. O Christian Freymond, fundador da Linkeys, gosta de dizer que é a “uberização” do recrutamento. Cada pessoa, no final, pode ser um recrutador e pode usufruir da sua rede para recomendar pessoas.

Os “likers” partilham as ofertas das suas empresas nas redes sociais, dando às empresas acesso a trabalhadores que não as conheciam.

Isso vai criar a possibilidade dessas pessoas, que nunca tinham visto essas ofertas, se candidatarem. Essas pessoas, quando se vão candidatar, preenchem um formulário com os seus dados e currículo. As empresas têm disponível uma plataforma onde têm acesso à gestão dos candidatos e de candidaturas. E, quando a pessoa é contratada, o “linker” recebe um prémio, dependendo da vaga e da categoria profissional em causa.

Desde quando estão no mercado português e quais são os vossos objetivos?

Depois de um ano de reflexão, a Linkeys iniciou as suas atividades na Suíça, em dezembro de 2016, e aplicação e o site foram lançados em julho de 2017. A primeira implantação geográfica ocorreu na França, em setembro de 2018, com a assinatura de uma parceria exclusiva entre as empresas de recrutamento Neptune RH e Linkeys. Em Portugal, a Linkeys foi lançada no início de outubro de 2020.

O nosso objetivo é construir uma ponte entre as pessoas e as empresas que estão a recrutar, facilitando a procura de candidatos por meio de uma comunidade de cooptação.

A ideia é criar uma grande comunidade, mas também ter clientes de diversos setores. Queremos fazer da cooptação um meio de recrutamento diferente. Esta solução é mais um canal que as empresas podem usar para recrutar.

A Linkeys pretende ultrapassar os 50 mil “linkers” no próximo ano. Fiel à sua estratégia de inovação, a Linkeys continuou a exportar a sua oferta única de recrutamento por cooptação.

Fazem recrutamento por cooptação.  Acha que este método é uma real mais-valia para facilitar a captação de talento? 

A Linkeys oferece a possibilidade não apenas de reduzir o tempo de recrutamento e reter funcionários, mas também de reduzir custos. A plataforma permite que as empresas partilhem as suas pesquisas de talentos, dentro de uma comunidade de já 30 mil “linkers”, chegando a perfis que não estão à procura. Estes também serão perfis certificados, recomendados pelos seus pares.

Para além disso, o que tem o meio de cooptação para atrair mais candidatos? É simples. Você tem uma empresa e, às vezes, como é tão grande, os seus colaboradores nem sabem que tem uma vaga em aberto. Com a Linkeys, e nós damos apoio nisso, a empresa pode distribuir flyers entre os colaboradores e dizer “olha há uma vaga, vê se conheces alguém”, e, no final, vão receber mais candidaturas e mais qualificadas. A empresa vai receber pelos seus colaboradores um candidato mais qualificado, porque, se vai ser recomendada por alguém que cooptou, é alguém que pode encaixar tanto nos valores da empresa, mas também ao nível de experiências. Os colaboradores já fazem um pré-sourcing de quem apresentam.

A grande vantagem da cooptação é a proporção de candidatos recrutados em relação ao número de candidatos inscritos: cooptação: 1/16; empresa de recrutamento: 1/22; sourcing: 1/72; e anúncio 1/152.

Que estratégia recomenda a uma empresa que queira reforçar os seus quadros na situação atual? 

A nossa solução é até dez vezes mais barata do que uma empresa de recrutamento. O risco é menor. A assinatura é barata, porque permite que publique um número ilimitado de vagas. Só paga o prémio pelo sucesso e, portanto, pelo recrutamento. A solução não tem compromisso, pode muito bem parar, após o primeiro mês de uso. Dito isto, recomendamos que faça o processo de recrutamento por cooptação ao longo do tempo, pois um único recrutamento bem-sucedido reembolsa amplamente o preço da inscrição.

Não acha que a pandemia e o aumento do desemprego que daí decorre pode travar os recrutamentos?

O Linkeys é uma comunidade, é uma aplicação e uma página de internet. O mundo vai um pouco mais lento, mas este é um meio mais económico de recrutar pessoas. 

Esta solução oferece, de facto, a possibilidade não apenas de reduzir o tempo de recrutamento e reter funcionários, mas também de reduzir custos.

Diante uma economia de partilha, baseada na colaboração, a questão de adaptar o recrutamento a essas práticas tornou-se essencial. Isso também permite atender a uma necessidade real do mercado de recrutamento. 

Em que setores é que a cooptação é mais eficaz?

A Linkeys é generalista na sua abordagem de candidatos, a fim de ter um “viveiro” o mais exaustivo possível. Isso permite-nos não limitar o número de candidatos, mas, por outro lado, podemos segmentar o nosso “viveiro” para oferecer perfis especializados. Assim, a comunidade vem de todos os setores de atividade e qualificação, e também missões de trabalho temporário.

Não queremos ser especializados num setor, queremos ser generalistas nos setores de atividade em que vamos em que vamos trabalhar e com os candidatos com quem também vamos trabalhar. A ideia depois é filtrar, com os nossos sistemas, perfis especializados. O nosso “viveiro” é generalista, mas sabemos, com os nossos sistemas, segmentar a nossa comunidade.

Que conselhos daria a uma empresa que deseja melhorar a sua marca empregadora?

Ajudamos as empresas a obter o máximo da nossa solução. Estamos cá para apoiar e ajudar as empresas a recrutar o perfil certo.

Além da nossa rede de “linkers”, também forneceremos folhetos de apresentação para promover a sua marca empregadora internamente e fazer com que funcione a rede de funcionários. As empresas também poderão contar com a transmissão por meio das nossas redes, bem como outras operações de marketing. As publicações são amplamente divulgadas.

Os colaboradores são os melhores embaixadores.


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre AplicaçãoCandidatosempregoEmpresasLinkeysPrémiorecrutamento
Notícia anterior

«Como recrutar e integrar pessoas com deficiência»: o verdadeiro manual de inclusão para empresas

Notícia seguinte

CRÓNICA: As insustentáveis fantasias dos líderes narcisistas

Notícia seguinte
CRÓNICA: As insustentáveis fantasias dos líderes narcisistas

CRÓNICA: As insustentáveis fantasias dos líderes narcisistas

Assine aqui

Últimas entradas

ARTIGO: Os desafios da gestão de recursos humanos na era digital

ARTIGO: Os desafios da gestão de recursos humanos na era digital

Por IIRH
24 Fevereiro, 2021
0

 ...

Estudo do ManpowerGroup mostra que empresas que inovam mais criam mais emprego

Estudo ManpowerGroup: Empresas que inovam mais criam mais emprego

Por IIRH
24 Fevereiro, 2021
0

O estudo «Skills Revolution Reboot: Os Três...

Multipessoal assinala um ano desde a transformação da marca

Multipessoal assinala um ano desde a transformação da marca e faz sorteio

Por IIRH
24 Fevereiro, 2021
0

O dia 17 de fevereiro marcou o...

Comunicação interna: Vencedores dos Prémios OCI revelam as boas práticas e tendências

EXCLUSIVO: Comunicação interna: Vencedores dos Prémios OCI revelam as boas práticas e tendências

Por Beatriz Cassona
24 Fevereiro, 2021
0

A comunicação interna nas empresas tem ganhado...

Universal Robots tem novo presidente

Universal Robots tem novo presidente

Por IIRH
23 Fevereiro, 2021
0

A Teradyne, Inc. (NASDAQ:TER), anunciou a nomeação...

VEJA MAIS

Siga-nos

AGENDA

Fevereiro 2021
Fev 26 2021

Como criar modelos de avaliação à medida e remotamente

Março 2021
Mar 02 2021

Webinar AproCS | Recrutamento e Seleção para Contact Center

No event found!

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

 

Somos 100% RH há 25 anos!

 

Twitter
Facebook-f
Youtube
Instagram
Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • RECURSOS
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

RECEBA A NOSSA

NEWSLETTER SEMANAL

CLIQUE AQUI