Entrevista a Jason da Fonte, Responsável pela Linkeys em Portugal, publicada na edição de novembro/dezembro da RHmagazine.
Todos conhecemos alguém que está à procura de emprego, quer por estar desempregado, quer por ambicionar encontrar uma nova oportunidade. Mas, para as empresas, nem sempre é fácil encontrar os candidatos certos. Nesse sentido, a Linkeys foi lançada em Portugal, no passado mês de outubro, e pretende fazer a diferença no mercado do recrutamento, via cooptação, e num sistema onde todos ganham.
A Linkeys é uma solução digital – gratuita para os utilizadores (“linkers”) – e que permite a qualquer pessoa ajudar profissionais da sua rede de contactos a encontrar um emprego, ganhando dinheiro por isso. A dinâmica é simples. Os “linkers” só têm de descarregar e inscrever-se na aplicação. Depois partilham as vagas de emprego com a sua rede de contactos e, se algum desses contactos responder ao anúncio e for contratado, o “linker” ganha um prémio.
Num mundo em que estamos todos ligados pelo WhatsApp, LinkedIn, Facebook e muitas outras redes sociais, o objetivo é criar um sistema em que todos ganham: alguém que precisa consegue um emprego, a empresa que procura contrata um talento qualificado e o “linker” é premiado monetariamente por isso.
Jason da Fonte está há três anos em Lisboa, para onde veio com a missão de desenvolver um gabinete de recrutamento da empresa Neptune RH, pertencente a um grupo francês, que está presente no mercado português há 15 anos e que atua em três áreas dos recursos humanos: trabalho temporário, recrutamento e formação. Responsável pela Neptune RH em Portugal e Espanha, o executivo é também responsável pelo desenvolvimento da plataforma Linkeys, em Portugal.
Em entrevista à RHmagazine, Jason da Fonte fala-nos desta solução inovadora que pretende tornar a cooptação um meio de recrutamento diferente e mais uma ferramenta disponível para as empresas, neste caso.
RHmagazine: Pode caracterizar-nos a Linkeys?
JDF: A Linkeys é a solução de cooptação que tira o pó do recrutamento. As empresas têm acesso a candidatos que ainda não estão no mercado, os “linkers” recebem um prémio, enquanto valorizam a sua rede. É inovador, viral e 100% digital.
É uma aplicação para permitir às empresas recrutar de uma maneira diferente. Todos nós conhecemos a cooptação nas empresas. Alguém aconselha um amigo e recebe um prémio de 100 a 800 euros. Aqui a ideia é ter uma aplicação, ou página de internet, e criar uma comunidade de “linkers”. Essa comunidade vai ajudar as empresas a fazer cooptação.
O nome Linkeys evoca as “chaves do link”, referindo-se à aplicação, que é a chave para unir o “linker” e o seu amigo cooptado. A ideia é criar “linkers” que vão, com as suas potentes redes, atrair mais pessoas para uma vaga. O Christian Freymond, fundador da Linkeys, gosta de dizer que é a “uberização” do recrutamento. Cada pessoa, no final, pode ser um recrutador e pode usufruir da sua rede para recomendar pessoas.
Os “likers” partilham as ofertas das suas empresas nas redes sociais, dando às empresas acesso a trabalhadores que não as conheciam.
Isso vai criar a possibilidade dessas pessoas, que nunca tinham visto essas ofertas, se candidatarem. Essas pessoas, quando se vão candidatar, preenchem um formulário com os seus dados e currículo. As empresas têm disponível uma plataforma onde têm acesso à gestão dos candidatos e de candidaturas. E, quando a pessoa é contratada, o “linker” recebe um prémio, dependendo da vaga e da categoria profissional em causa.
Desde quando estão no mercado português e quais são os vossos objetivos?
Depois de um ano de reflexão, a Linkeys iniciou as suas atividades na Suíça, em dezembro de 2016, e aplicação e o site foram lançados em julho de 2017. A primeira implantação geográfica ocorreu na França, em setembro de 2018, com a assinatura de uma parceria exclusiva entre as empresas de recrutamento Neptune RH e Linkeys. Em Portugal, a Linkeys foi lançada no início de outubro de 2020.
O nosso objetivo é construir uma ponte entre as pessoas e as empresas que estão a recrutar, facilitando a procura de candidatos por meio de uma comunidade de cooptação.
A ideia é criar uma grande comunidade, mas também ter clientes de diversos setores. Queremos fazer da cooptação um meio de recrutamento diferente. Esta solução é mais um canal que as empresas podem usar para recrutar.
A Linkeys pretende ultrapassar os 50 mil “linkers” no próximo ano. Fiel à sua estratégia de inovação, a Linkeys continuou a exportar a sua oferta única de recrutamento por cooptação.
Fazem recrutamento por cooptação. Acha que este método é uma real mais-valia para facilitar a captação de talento?
A Linkeys oferece a possibilidade não apenas de reduzir o tempo de recrutamento e reter funcionários, mas também de reduzir custos. A plataforma permite que as empresas partilhem as suas pesquisas de talentos, dentro de uma comunidade de já 30 mil “linkers”, chegando a perfis que não estão à procura. Estes também serão perfis certificados, recomendados pelos seus pares.
Para além disso, o que tem o meio de cooptação para atrair mais candidatos? É simples. Você tem uma empresa e, às vezes, como é tão grande, os seus colaboradores nem sabem que tem uma vaga em aberto. Com a Linkeys, e nós damos apoio nisso, a empresa pode distribuir flyers entre os colaboradores e dizer “olha há uma vaga, vê se conheces alguém”, e, no final, vão receber mais candidaturas e mais qualificadas. A empresa vai receber pelos seus colaboradores um candidato mais qualificado, porque, se vai ser recomendada por alguém que cooptou, é alguém que pode encaixar tanto nos valores da empresa, mas também ao nível de experiências. Os colaboradores já fazem um pré-sourcing de quem apresentam.
A grande vantagem da cooptação é a proporção de candidatos recrutados em relação ao número de candidatos inscritos: cooptação: 1/16; empresa de recrutamento: 1/22; sourcing: 1/72; e anúncio 1/152.
Que estratégia recomenda a uma empresa que queira reforçar os seus quadros na situação atual?
A nossa solução é até dez vezes mais barata do que uma empresa de recrutamento. O risco é menor. A assinatura é barata, porque permite que publique um número ilimitado de vagas. Só paga o prémio pelo sucesso e, portanto, pelo recrutamento. A solução não tem compromisso, pode muito bem parar, após o primeiro mês de uso. Dito isto, recomendamos que faça o processo de recrutamento por cooptação ao longo do tempo, pois um único recrutamento bem-sucedido reembolsa amplamente o preço da inscrição.
Não acha que a pandemia e o aumento do desemprego que daí decorre pode travar os recrutamentos?
O Linkeys é uma comunidade, é uma aplicação e uma página de internet. O mundo vai um pouco mais lento, mas este é um meio mais económico de recrutar pessoas.
Esta solução oferece, de facto, a possibilidade não apenas de reduzir o tempo de recrutamento e reter funcionários, mas também de reduzir custos.
Diante uma economia de partilha, baseada na colaboração, a questão de adaptar o recrutamento a essas práticas tornou-se essencial. Isso também permite atender a uma necessidade real do mercado de recrutamento.
Em que setores é que a cooptação é mais eficaz?
A Linkeys é generalista na sua abordagem de candidatos, a fim de ter um “viveiro” o mais exaustivo possível. Isso permite-nos não limitar o número de candidatos, mas, por outro lado, podemos segmentar o nosso “viveiro” para oferecer perfis especializados. Assim, a comunidade vem de todos os setores de atividade e qualificação, e também missões de trabalho temporário.
Não queremos ser especializados num setor, queremos ser generalistas nos setores de atividade em que vamos em que vamos trabalhar e com os candidatos com quem também vamos trabalhar. A ideia depois é filtrar, com os nossos sistemas, perfis especializados. O nosso “viveiro” é generalista, mas sabemos, com os nossos sistemas, segmentar a nossa comunidade.
Que conselhos daria a uma empresa que deseja melhorar a sua marca empregadora?
Ajudamos as empresas a obter o máximo da nossa solução. Estamos cá para apoiar e ajudar as empresas a recrutar o perfil certo.
Além da nossa rede de “linkers”, também forneceremos folhetos de apresentação para promover a sua marca empregadora internamente e fazer com que funcione a rede de funcionários. As empresas também poderão contar com a transmissão por meio das nossas redes, bem como outras operações de marketing. As publicações são amplamente divulgadas.
Os colaboradores são os melhores embaixadores.
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