• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Janeiro 28, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • ÁREA PESSOAL – RHMagazine Digital
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

«Recrutamento: novas formas de recrutar talentos» – Conclusões de mais um webinar promovido pelo IIRH

IIRH Por IIRH
19 de Maio, 2021
em MERCADO RH, RECRUTAMENTO & ONBOARDING
0
«Recrutamento: novas formas de recrutar talentos» - Conclusões de mais um webinar promovido pelo IIRH
66
Partilhas
731
Visualizações

No dia 19 de janeiro, decorreu mais um encontRHo online, promovido pelo IIRH, desta vez sob o mote «Recrutamento: novas formas de recrutar talentos».

Este webinar contou com a participação de Jason da Fonte, responsável RH na Linkeys, e com os oradores André Cabo, senior executive recruiter da Cognizant, Sara Lopes da Silva, talent acquisition & HR business partner na L’Oréal Portugal, e Tiago Almeida, head of recruitment na EDP. A iniciativa contou com o apoio da Linkeys e com a moderação de Cristina Martins de Barros, managing director do IIRH.

Os profissionais debateram sobre o que o setor RH aprendeu com a Covid-19, em relação às novas estratégias de recrutamento e às novas formas de recrutar, e sobre as tendências que estão a mudar o recrutamento em Portugal.

Jason da Fonte da Linkeys inicia o debate afirmando que houve, efetivamente, setores a congelar as contratações. No entanto, também vemos setores em crescimento, como é o caso do setor da saúde, da logística, informática ou do e-commerce. É exatamente a pensar num mercado que ainda procura novos talentos que surge a aplicação Linkeys, que trabalha juntamente com empresas e que consiste em ajudar alguém a obter um emprego para ganhar um prémio.

Sara Lopes da Silva da L’Oréal adianta que a empresa não estagnou no que respeita às contratações, e que a visão de talent acquisition continua a mesma. No entanto, a forma de recrutar alterou-se, com as entrevistas presenciais e feiras de emprego a serem substituídas por soluções remotas. Na L’Oréal continuam, assim, a recrutar para determinadas funções, e, em particular, a apostar nas populações mais juniores.

Na EDP, foi também mantido o plano de recrutamento anual, de acordo com Tiago Almeida. «Não houve pandemia que nos parasse», adianta. No entanto, como em tantas outras empresas, o modo de recrutamento sofreu alterações: passaram por uma grande transformação digital e reduziram o prazo médio de recrutamento com o novo modelo 100% digital. Tiago Almeida relembra como a grande máquina burocrática tornava os processos mais difíceis. No que aos perfis contratados diz respeito, a empresa manteve o foco na população jovem de recém-licenciados e em áreas de front office, quadros técnicos, quadros científicos, entre muitos outros. A pandemia, no caso da EDP, veio confirmar que «as ideias estavam no sítio no certo», uma vez que o processo digital já estava nos planos da empresa.

André Cabo da Cognizant explica como a empresa continuou a contratar diversos perfis, desde perfis mais técnicos, na área de cyber security, a perfis de moderação de conteúdos ou marketing digital. Embora o segundo trimestre de 2020 tenha sido mais parado a nível de recrutamento, André Cabo avança que, a partir desse momento, as coisas voltaram ao normal, num processo 100% digital. Desde 2018 que a Cognizant já apostava no processo digital, adaptado aos candidatos e às necessidades dos mesmos.

O profissional denota uma alteração no mercado: as pessoas não estão tão abertas ao risco de agarrar uma nova oportunidade. Os perfis mais seniores estão reticentes em abandonar um trabalho seguro, e essa tem sido uma dificuldade no recrutamento.

Até mesmo a nível dos perfis estrangeiros, a empresa denota uma reticência por parte das pessoas que não estão agora tão abertas à possibilidade de mudar de país e de empresa.

André Cabo adianta que o processo, na Cognizant, não se alterou muito. Por se encontrarem num mercado competitivo, a satisfação dos candidatos é – e sempre foi – de grande importância, e nesse sentido viram neste período uma oportunidade para investir mais nesta experiência satisfatória dos candidatos. Também por esse motivo a empresa está a investir em inteligência artificial, com chat bots, por forma a colmatar o contacto humano.

Para André Cabo, um importante processo de educação passou por ter em consideração as soft skills; isto é, aprender a fazer uma avaliação da pessoa a nível de soft skills em entrevistas digitais.

A génese da empresa concentra-se muito no ambiente de trabalho e no apoio existente entre equipas, pelo que, embora o conhecimento técnico seja importante, os restantes valores também ganham espaço na hora de recrutar.

Tiago Almeida avança que na EDP ainda não é usada IA, mas que está a ser desenvolvido um projeto interno que vai permitir à empresa criar um robô para a fase de triagem do processo de recrutamento.

Com o aparecimento, ao longo dos tempos, de profissões mais complexas, Tiago Almeida confessa que, às vezes, torna-se difícil perceber a função exata de determinado candidato – a IA permite evoluir nesse aspeto.

Recuando para a temática das soft skills abordada por André Cabo, Tiago Almeida adianta que na EDP são feitas várias avaliações ao candidato, que incluem as soft skills – avaliação psicológica, seguida de um teste de personalidade e de uma videointerview. O profissional explica que se torna cada vez mais importante desafiar o candidato de modo a identificar características e competências (por exemplo, fazendo uma pergunta da qual o candidato não está à espera). Todas estas alterações, nomeadamente para um caminho mais digital, já estavam a ser feitas na EDP. Tiago Almeida considera que os processos eram demasiado arcaicos e adianta que este modelo veio para ficar.

Por fim, o profissional chama a atenção para a importância dos processos de recrutamento e da atratividade da empresa – atualmente, os candidatos avaliam também as empresas, e, se estas não forem atrativas, facilmente são colocadas de lado.

Sara Lopes da Silva adianta que também na L’Oréal é usada a IA – chat bots são utilizados para responder a questões práticas, algo que já acontecia pré-pandemia. Sara Lopes da Silva ainda acredita nos benefícios e nas vantagens das entrevistas presenciais: «nada melhor que recebermos as pessoas na nossa casa.» No entanto, para que tudo corra bem num processo digital, é necessário, de acordo com esta profissional, dar upskilling e reskilling aos hiring managers e recrutadores.

De modo a conseguir transmitir o ambiente da empresa, Sara adianta que opta, por vezes, em fazer entrevistas com mais do que um entrevistador, de modo a que o candidato também consiga perceber as relações de trabalho. Segundo esta profissional, toda a temática de employer branding se intensificou, e é mais importante que nunca haver clareza e transparência.

Uma das maneiras de transmitir os valores e ambiente da empresa é através da experiência do colaborador: os colaboradores são embaixadores.

Por isso, na L’Oréal, está disponível uma plataforma onde os colaboradores podem fazer essa contribuição. No final, Sara Lopes da Silva reitera: «quero continuar a convidar as pessoas para virem aqui quando for possível. Prefiro um processo misto.»

Jason da Fonte termina o debate afirmando que o futuro será, certamente, o digital. Será também igualmente importante trabalhar e apostar nos colaboradores, e, numa terceira fase, trabalhar com a comunidade, com clientes e fornecedores. «Faz falta haver ligação entre todos.»


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!
Mais sobre conclusõesiirhrecrutamentorecrutarWebinar
Notícia anterior

OPINIÃO: A reinvenção da gestão dos Recursos Humanos

Notícia seguinte

Novartis Farma Portugal tem novo diretor geral

Notícia seguinte
Novartis Farma Portugal tem novo diretor geral

Novartis Farma Portugal tem novo diretor geral

RHmagazine

Últimas entradas

Cinco tendências tecnológicas que vão marcar 2023

Cinco tendências tecnológicas que vão marcar 2023

Por Eduardo Conde
27 de Janeiro, 2023
0

A Ironhack, escola tecnológica, anuncia as suas...

600 vagas

Clan by Multipessoal tem mais de 600 vagas em aberto

Por Sara Moutinho Lopes
26 de Janeiro, 2023
0

As mais de 600 vagas em aberto...

Porque é importante começar um projeto pessoal, até para a sua carreira?

Opinião: Liderar a carreira – um desejo ou uma necessidade?

Por IIRH
27 de Janeiro, 2023
0

Autora: Inês Santos Silva Docente na Pós Graduação...

Inteligência, credibilidade e capacidade de estabelecer relações fortes:  pontos chave para liderar em tempos de crise

Um em cada cinco líderes quer apostar numa liderança mais autêntica em 2023

Por Eduardo Conde
26 de Janeiro, 2023
0

Uma liderança mais autêntica, com foco em...

600 vagas

Portugal Sotheby’s Realty anuncia recrutamento de 20 profissionais com Talent Day em Lisboa

Por Eduardo Conde
26 de Janeiro, 2023
0

A Portugal Sotheby’s Realty, marca de imobiliário residencial...

Emília Roseiro assume direção de Recursos Humanos da Bel para o Sul da Europa e Turquia

Emília Roseiro assume direção de Recursos Humanos da Bel para o Sul da Europa e Turquia

Por Sara Moutinho Lopes
26 de Janeiro, 2023
0

Esta alteração vai permitir desenvolver as equipas...

VEJA MAIS

Compensação

Maio 2023
Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • ÁREA PESSOAL – RHMagazine Digital
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist