ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Julho 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

CRÓNICA: As insustentáveis fantasias dos líderes narcisistas

IIRH Por IIRH
1 de Fevereiro, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO, GESTÃO DA CARREIRA RH
0
CRÓNICA: A «ignorância deliberada»
18
Partilhas
205
Visualizações

 

Autor: Mário Ceitil, Presidente da APG (Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas)

 


Tal como é costume afirmar-se que “há males que vêm por bem”, podemos sugerir, por extensão, que há situações que, por serem tão aberrantes e negativas (“males”), acabam por nos ajudar a ter uma perceção mais clara de certas realidades (“bem”).

Aplica-se isto, entre muitas outras coisas, à situação dos líderes narcisistas que, em vez de serem “um bem que nunca acaba”, como deveria acontecer com quaisquer líderes “que se prezam”, tendem a ser, ao contrário, “um mal que sempre dura”.

De todos os agentes tóxicos que uma organização (ou uma sociedade) abundantemente fabricam, os líderes narcisistas pertencem à categoria dos mais insidiosos e perigosos, e isto por várias razões:

  • Conseguem, em geral, ostentar uma aura sedutora e encantatória que facilmente ilude aqueles com quem contactam e trabalham, levando os outros a sentir que são “obras de arte” os feitos muitas vezes aberrantes e inapropriados que eles próprios praticam;
  • Distorcem a realidade através de narrativas, fantasias, ideais, pensamentos e imagens que criam mapas cognitivos e afetivos de um mundo desenhado exclusivamente à imagem e semelhança dos seus próprios desejos mais profundos e objetivos egocêntricos;
  • São mestres do “autoengano”, construindo de si próprios uma tal imagem de força e de infalibilidade que, quando confrontados com situações efetivas de desaires ou fraquezas, facilmente as disfarçam inventando demonstrações aparentemente plausíveis e convincentes de que o erro “é do outro”;
  • Finalmente, insinuam nos outros a imagem de serem eles próprios de tal modo perfeitos que conseguem por vezes criar à sua volta comunidades de fiéis seguidores, sobretudo em pessoas tendencialmente mais amorfas e dependentes, que apenas se sentem “como gente” quando se acham bafejadas ou abrangidas pelas indulgências do líder.

Este “espécimen” de liderança, menos raro do que se possa supor, vive no interior de uma permanente fantasia de espetáculo, recriando nos outros um complexo jogo de máscaras, cada uma representando uma faceta da sua própria autoimagem. Por isso, quando interage com os outros, vê sempre a sua própria imagem refletida em espelho, evidenciando, tipicamente, uma total ausência de empatia e notória incapacidade de detetar e compreender aquilo que os outros pensam ou sentem.

Em boa verdade, os outros representam, para eles, apenas a paisagem fantasmática onde recriam os seus delírios megalómanos de se sentirem alguém (muito) especial.

Dir-se-á, e com razão, que o narcisismo é uma patologia da personalidade que, obviamente, não é exclusiva dos líderes. O que é mais grave é que, como refere Kets de Vries, “os narcisistas que alcançam uma posição de liderança podem gerar efeitos e deixar marcas muito negativas nas suas organizações”.

Não se pense, todavia, que por ostentarem uma autoestima exacerbada, os líderes narcisistas são todos dotados de níveis elevados de autoconfiança. Pelo contrário, muitas destas pessoas, sobretudo aqueles que são designados por Kets de Vries como “narcisistas reativos”, são profundamente inseguros e com uma estrutura de identidade pessoal bastante fragmentada, razão aliás que os leva a sentir habitualmente uma enorme necessidade de aprovação e de feedback positivo por parte dos outros. No entanto, no universo concentracionário das suas fantasias megalómanas, desenvolvem, por contraponto aos seus sentimentos de insegurança, um sentido exagerado de auto importância e de grandiosidade, mal disfarçando a sua necessidade obsessiva de admiração.

Na interpretação de orientação analítica de Kets de Vries, os “narcisistas reativos” continuam, em adultos, a comportarem-se como crianças, reivindicando constantemente atenção e tratamento especial. Como, na sua fantasia de grandiosidade, sentem sempre que não lhes dão a atenção de que se acham merecedores, tornam-se profundamente egoístas e são frequentemente dominados por sentimentos de inveja, despeito e ganância que, por sua vez, alimentam um furtivo mas tenaz e permanente apetite de vingança.

Por tudo isto, propomo-nos aqui incluir esta tipologia no topo da escala dos agentes tóxicos de uma organização.

Eles não são difíceis de identificar e o leitor já estará possivelmente a pensar em alguém, próximo ou distante, que facilmente poderá ser incluído nesta categoria. No entanto, devido à sua capacidade de sedução, os líderes narcisistas podem manter o seu jogo de manipulações durante muito tempo, montando uma rede complexa de relações e de dependências, difíceis de desmontar e, consequentemente, delas se libertar.

O grande choque é quando se rompe “o manto diáfano da fantasia” e a consciência desperta para a amarga e dura realidade de constatar que uma pessoa, um grupo, uma organização ou uma sociedade inteira têm sido, foram, ou ainda são, apenas e só instrumentos da vontade indómita de alguém movido por um egoísmo sem escrúpulos e por uma intencional e insidiosa estratégia de manipulação sem culpabilidade.

E o grande risco – e quando esse alguém é uma pessoa investida de muito poder, o risco é mesmo muito grande – é que esse despertar da consciência, embora sempre oportuno e muito necessário, possa, todavia, vir já demasiado tarde.


ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!

REFERÊNCIAS

KETS de VRIES, M. (2006). The Leader on the Couch. San Francisco CA: Jossey-Bass

Mais sobre chefesEmpresaslíderliderançaLíderesnarcisistasOrganização
Notícia anterior

Linkeys: a “uberização” do recrutamento

Notícia seguinte

Grupo Your nomeia nova partner e CEO da Your People

Recomendamos

Porque é que profissionais brilhantes continuam a passar despercebidos?

Porque é que profissionais brilhantes continuam a passar despercebidos?

9 de Julho, 2026
De murais de gratidão a projetos de impacto social: 12 ideias para celebrar o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Os três comportamentos que distinguem os líderes humildes dos arrogantes

2 de Julho, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

8 de Junho, 2026
Employee Experience e Gestão do Talento: desafio estratégico do HR Business Partners

Employee Experience e Gestão do Talento: desafio estratégico do HR Business Partners

5 de Junho, 2026
Transparência salarial: as datas que os departamentos de RH devem ter em conta

Há três datas que os RH devem marcar já na agenda para evitar incumprimentos (e coimas!)

28 de Maio, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Este novo simulador mostra-lhe qual o momento mais vantajoso para pedir a reforma

21 de Maio, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Grupo Your nomeia nova partner e CEO da Your People

Grupo Your nomeia nova partner e CEO da Your People

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');