A capital portuguesa ocupa o 37.º lugar da lista das cidades com melhor qualidade de vida e fica acima de Paris, Londres, Barcelona e Nova Iorque, de acordo com o estudo da Mercer.
Para as organizações que pensam destacar os seus profissionais para um projeto internacional em Lisboa, há novos dados acerca do seu posicionamento no ranking das cidades com melhor qualidade de vida. Este ano, a capital portuguesa sobe uma posição e ocupa o 37.º lugar da lista, posicionando-se acima de cidades como Paris (39.º), Londres (41.º), Barcelona (43.º), Nova Iorque (44.º) e Roma (56.º), segundo o estudo Quality of Living, desenvolvido anualmente pela Mercer.
A lista das cidades com melhor qualidade de vida é liderada, há dez anos, por Viena. Zurique ocupa a 2.ª posição e o 3.º lugar é partilhado por Vancouver, a cidade norte-americana que melhor se tem posicionado no ranking nos últimos dez anos, Munique e Auckland. Singapura (25.º), Montevideo (78.º) e Porto Luís (83.º) são as cidades com melhor qualidade de vida na Ásia, América do Sul e África, respetivamente.
De acordo com a consultora, a 21.ª edição do Quality of Living, que inclui 231 cidades das 450 analisadas, mostra que “muitas cidades em todo o mundo ainda oferecem ambientes atrativos para fazer negócios. As cidades melhores pontuadas são as que perceberam que a qualidade de vida é uma componente essencial no que se refere à atratividade de negócios e à mobilidade de talento”.
É no ranking das cidades mais seguras que Lisboa se destaca. A capital portuguesa surge na 31.ª posição e protagoniza uma subida de 12 lugares, face a 2005. Para trás ficam cidades como Dublin (32.ª), Bruxelas (47.ª), Paris (60.ª), Barcelona (61.ª) e Roma (67.ª).
“Estamos a atravessar um momento estável a nível económico, com investimento internacional, uma taxa de desemprego relativamente baixa e resultados animadores no que toca, por exemplo, às exportações. A qualidade de vida da capital portuguesa tem vindo a evoluir em todos os sentidos, fazendo de Lisboa uma opção incontornável a nível internacional”, afirma Tiago Borges, líder da áreas de rewards da Mercer, citado em comunicado.
A cidade mais segura do mundo é, segundo o estudo da consultora, o Luxemburgo. Segue-se a Helsínquia, que partilha a 2.ª posição com Basileia, Berna e Zurique. A capital austríaca, Viena, surge imediatamente depois. Na 231.ª posição, o último lugar do ranking, encontra-se a cidade de Damasco.
Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa e Calgary são as cidades norte-americanas mais seguras e partilham o 17.º lugar da lista. Na América do Sul, Montevideo é a cidade que apresenta melhor qualidade de vida, ocupando a 78.ª posição. Caracas é a cidade menos segura no continente americano, surgindo em 202.º lugar. Singapura (30.º) e Porto Luís (59.º) são as cidades mais seguras do continente asiático e africano, respetivamente.
O Quality of Living, publicado anualmente pela Mercer, permite às empresas multinacionais e outras organizações remunerarem os seus colaboradores de forma justa quando os colocam em projetos internacionais.