A Norauto acaba de inaugurar a sua primeira Recycling Wall – uma parede inteiramente dedicada ao compromisso da Norauto com a reciclagem e que irá permitir a recolha de resíduos dos seus clientes. Através deste móvel gigante com mais de 2 metros de altura, queremos envolver colaboradores e clientes no tema, mostrando de forma gráfica e divertida a nossa política de reciclagem e sobretudo a sua importância para a economia circular.
Consciente da poluição causada pelo sector de atividade no qual está inserida, a Norauto tem estado empenhada em reduzir o seu impacto ambiental, particularmente através da criação de canais de reciclagem. Para cada tipo de resíduo, quer seja perigoso ou não, criámos um canal específico de triagem, recolha e reciclagem. Como parte da nossa melhoria contínua, criámos um roteiro de “economia circular” cujo objectivo é produzir bens e serviços de forma sustentável, limitando o consumo e desperdício de recursos (matérias-primas, água, energia), bem como a produção de resíduos. Isto representa, no ano fiscal de 2020, mais de 785 toneladas de resíduos reciclados nos centros.
Isto representa mais de 48.000 toneladas de resíduos reciclados nos centros todos os anos. Em 10 anos, a Norauto reciclou mais de 180.000 toneladas de pneus usados, 5.000 toneladas de óleo e 62.000 toneladas de baterias usadas.
Paralelamente a estas preocupações a Norauto tem investido em serviços inovadores, produtos eco friendly, redução do packaging, ecodesign de produto, apostando na concepção ecológica e na preservação dos recursos naturais e promovendo ativamente a mobilidade suave.
Para ir ainda mais longe, a empresa acaba de instalar a primeira zona cliente dedicada à reciclagem, no novo centro Norauto de Faro e que permite aos seus clientes depositar os seus produtos usados. O objetivo é facilitar a entrega destes produtos para lhes dar uma segunda vida. Como resultado, lâmpadas, baterias, limpa pára-brisas e até componentes electrónicos podem agora mais facilmente ser recolhidos nos nossos centros.
“A sustentabilidade faz parte do ADN da Norauto e a nossa missão é muito clara, pretendemos ser uma plataforma de soluções sustentáveis para todos os automobilistas.” Diz José-luis Barbajosa, CEO da Norauto Portugal
Em Portugal desde 1996, detém atualmente 28 centros auto e mais de 550 colaboradores.