No âmbito de um Natal no mínimo diferente, muitas empresas desenvolveram ideias, iniciativas e atividades, com o objetivo de manter viva a tradição da celebração da época. Foi o caso da Zurich Portugal, que lançou a iniciativa «Uma HiZtória de Natal».
«Uma HiZtória de Natal» nasce com o objetivo de contar uma história natalícia em que os colaboradores são as personagens principais. Esta iniciativa virtual decorre de 1 de dezembro a 6 de janeiro e consiste no envio de surpresas e desafios aos trabalhadores da empresa. O objetivo é que cada pessoa partilhe com os restantes algum momento especial.
Este projeto é levado a cabo pela equipa de Recursos Humanos, com intervenção da equipa de Marketing, particularmente ao nível da Comunicação Interna. A Comunicação Interna é baseada numa plataforma/app criada para o efeito (aberta apenas aos colaboradores da Zurich Portugal) e no Workplace by Facebook.
Para ficarmos a saber mais sobre esta iniciativa, sobre como surgiu esta ideia e qual tem sido o feedback dos colaboradores, a RHmagazine foi falar com Nuno Oliveira, Diretor de Recursos Humanos da Zurich Portugal.
BC: «Uma HiZtória de Natal» é uma campanha de RH da Zurich Portugal que consiste numa iniciativa virtual com desafios e surpresas. Como surgiu esta ideia?
NO: Anualmente temos calendarizada a nossa festa de Natal, um evento único em que procuramos juntar todos os nossos colaboradores e respetivas famílias. Num ano diferente, tínhamos o desafio de também organizar um Natal diferente. Neste sentido, não quisemos deixar de celebrar todos juntos esta época festiva, e transformámos a tradicional festa de Natal numa HiZtória de Natal. A «HiZtória de Natal Zurich 2020» é construída a partir das casas dos nossos colaboradores e promove um Natal de interação, partilha, amizade, amor e de muitas histórias.
Seja relativamente ao Natal ou às restantes iniciativas que temos levado a cabo desde o início desta pandemia, em vez de nos focarmos nas dificuldades, temos procurado focar-nos e alavancar as inúmeras oportunidades que daí surgiram. Foi por isso que quisemos criar a nossa própria HiZtória de Natal Zurich, recheada de surpresas e atividades para os nossos colaboradores e respetivas famílias, promovendo simultaneamente momentos únicos de criatividade, desafios, reconhecimento, solidariedade, gastronomia, afetos e tantas outras memórias que irão perdurar no tempo.
Qual tem sido o feedback por parte dos colaboradores? Já estão a receber muitos desafios realizados?
Os colaboradores têm aderido em peso aos nossos desafios. O Workplace by Facebook, a nossa rede social corporativa interna, tem sido invadido por testemunhos e fotografias onde os nossos colaboradores partilham algumas das surpresas que receberam, em casa, mas também as suas árvores de Natal, os presépios e as memórias de outros Natais na Zurich. Consideramos que esta é também uma forma de continuarmos a trabalhar um dos nossos fatores diferenciadores – a cultura de proximidade -, evidenciando como cuidamos uns dos outros num período em que não podemos estar fisicamente juntos.
Qual é o objetivo final? Criar uma história de Natal? O que planeiam fazer com os resultados dos desafios?
A tradicional festa de Natal pressupunha um único evento e momento de interação em que colaboradores e famílias confraternizavam num registo diferente. Ambicionamos construir a nossa HiZtória de Natal através de uma espécie daquela que será a compilação dos vários momentos que vão sendo registados ao longo de todo o calendário do advento, através dos diferentes canais de comunicação disponíveis e criados para o efeito. Os momentos partilhados podem resultar dos vários desafios propostos, de pedidos de reconhecimento ou da simples partilha de dias temáticos que também foram pensados. No início de 2021, seja como uma espécie de resenha, seja como mote do ano que se inicia, queremos partilhar uma HiZtória única – a história que teremos conseguido construir com a colaboração de todos e que irá perdurar no futuro, como um Natal celebrado de uma forma diferente daquela a que estamos habituados.
Que mensagem deixa a todas as empresas, e departamentos de RH, que batalham por ideias para celebrar os colaboradores?
Acima de tudo, uma mensagem de partilha, no sentido de procurarmos identificar, em todas as dificuldades, as oportunidades que os desafios também nos apresentam. Seja relativamente ao Natal ou às diferentes temáticas e matérias de RH, consideramos que pandemia veio claramente acelerar um conjunto de práticas que, provavelmente, de outra forma, continuariam a ser desenvolvidas de uma forma mais gradual.
Em relação à temática específica do Natal, procurámos simplesmente recriar um Natal diferente que fosse único e, nesse sentido, que ficasse para a história de cada colaborador e da Zurich. A conjugação entre as várias surpresas planeadas e desafios propostos está a resultar muito bem – os colaboradores estão a sentir-se acarinhados e reconhecidos num período em que conseguirmos manter-nos ligados é mais importante do que nunca. A nossa «HiZtória de Natal 2020» estende-se ao longo de todo o mês de dezembro e só vai terminar no dia de Reis, a 6 de janeiro, permitindo criar vários momentos de interação em vez de um único, promovendo o espírito de união e de pertença a uma organização que vive da criação de diferentes experiências para os colaboradores.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!