A Robert Walters, empresa de recrutamento, explica que o alto salário de recém-chegados causa “tensões entre funcionários“, em que os profissionais seniores, ao descobrirem este facto, se sentem desvalorizados ou que o empregador traiu a sua confiança.
“Esta insatisfação é compreensível, pois é lógico que, como recém-chegado, se ganhe menos do que um colega com mais antiguidade. O ambiente de trabalho pode sofrer enormemente como resultado e, na pior das hipóteses, pode até causar a demissão de mais funcionários seniores”, alerta Fabienne Viegas, sênior manager da divisão de tecnologia da empresa de recrutamento Robert Walters em Lisboa.
Um dos exemplos apontados pela Robert Walters como causador desta situação é a necessidade de inflacionar os salários de entrada de forma a atrair talentos, quando existe essa possibilidade.
Potencial de crescimento
No caso recrutamento de perfis de Tecnologias de Informação, a Robert Walters indica que “a obsolescência das competências técnicas dos funcionários mais antigos da organização” é frequentemente colocada como motivo para inflacionar os salários.
“Apesar de ser uma razão válida quando uma habilidade é imediatamente necessária para realizar um projeto, torna-se rapidamente um argumento perigoso para usar quando a empresa não oferece nenhum treinamento contínuo para seus funcionários que estão no cargo há vários anos”, explica.
Outro ponto referido pela Robert Walters é a ideia que muitas organizações estão a contratar funcionários pelo seu potencial de crescimento. “Por exemplo, os funcionários já estão a ser recrutados para o cargo de engenheiro de sistemas ou controlador de gestão, mesmo que ainda não tenham todas as competências e experiência necessárias para ocupar esta função imediatamente. No entanto, eles já estão a receber o salário para uma função em que ainda precisam crescer”, acrescenta a consultora.
Por fim, o aperto do mercado de candidatos e a escassez de talentos levam necessariamente a uma revisão brusca dos salários. Em geral, é a empresa que é mais rápida no seu processo de recrutamento e mais generosa na sua remuneração que consegue integrar os melhores perfis.
Soluções que podem ser implementadas
Os empregadores podem tomar certas medidas para evitar tais tensões no local de trabalho.
Fabienne Viegas comenta que os empregadores podem antecipar quais são os funcionários que correm o maior risco de ficarem insatisfeitos devido ao salário dos novos colegas, referindo uma conversa aberta e honesta sobre o assunto de antemão como uma boa solução.
“Desta forma, podem recompensar os funcionários mais seniores de uma forma diferente: a rever e comparar a sua remuneração com o mercado a montante e a oferecer outros benefícios ou bónus marginais, mas também a financiar formação para estes funcionários de longa data, para os ajudar a recuperar a sua empregabilidade“, conclui.