ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Setembro 15, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Opinião: Bem-vindos ao Admirável Mundo Novo!

IIRH Por IIRH
15 de Junho, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO, DESTAQUES
0
Opinião: Bem-vindos ao Admirável Mundo Novo!
39
Partilhas
432
Visualizações

POR:
Pedro Ramos – Diretor de Recursos Humanos do Grupo TAP Air Portugal/ Vice-Presidente da APG/ Presidente da DCH Portugal/ Membro Conselho Estratégico da ABRH Brasil/ Autor e docente universitário

Máquinas que falam com humanos, Empresas que vivem na casa dos seus colaboradores, Líderes que nunca sabem onde estão as suas Pessoas… Bem-vindos ao Admirável Mundo Novo!

Antes o Mundo era VUCA! Lembram-se quando o nosso mundo é (apenas) volátil, incerto, complexo e ambíguo? Eramos tão felizes a pensar que o máximo que nos podia acontecer era ir gerindo a progressiva desmaterialização ou “uberização” das empresas e, aqui e ali, ir integrando (alguma) inteligência artificial aos nossos processos de Gestão das Pessoas…

Mas eis que chegou o novo Mundo BANI (ou FANI, no nosso português). Os autores dizem que agora o nosso mundo é… Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível… O pior é que, pelos vistos, os autores têm mesmo razão e o que sentidos hoje é que a nossa atual realidade é a de um mundo organizacional completamente frágil, no qual nada pode ser garantido como verdade absoluta ou continuada, um mundo onde as respostas têm de ser urgentes e emergentes, dado que o fator tempo é uma ligação direta entre sucesso e insucesso, um mundo marcado por não ser evidente ou linear em termos daquele a que anteriormente estávamos habituados a obter como resultado da equação estímulo/resposta, e um mundo onde a dúvida e a incompreensão se instalou em grande escala.

Se há uma coisa que estes últimos tempos de pandemia têm ensinado aos líderes e liderados é que, por mais experiência anterior que cada um destes tenha tido, tanto lideres como liderados estão no nível básico no que toca ao conhecimento das melhores soluções que em cada momento seja necessário empreender face aos desafios dos atuais contextos turbulentos.

Todas as fórmulas anteriores usadas para respostas aos “velhos problemas” são inúteis. Lideres e liderados têm hoje uma certeza em comum: ninguém sabe nada quanto às melhores formas de enfrentar e responder a cada desafio que vai surgindo.

Há uma única verdade… A verdade é que lideres ou liderados estão exatamente na mesma página em branco…

Como fica, então, este desafio?

Líderes e liderados têm, sim, que, em face da sua experiência anterior, encontrar caminhos que de forma concertada possibilitem uma análise 360 graus dos desafios atuais e de eventuais sinais relacionados com os desafios futuros, que permitam com base numa competência cada vez mais crítica – flexibilidade cognitiva – permitam ir enquadramento e analisando os desafios sentidos nos atuais contextos organizacionais à luz de anteriores respostas e soluções que terão funcionando face a determinados pressupostos ou contextos e que, eventualmente, possam constituir a base da sustentabilidade de novas experiências e soluções organizacionais.

Mas o mais interessante deste processo, é que rapidamente passamos da tal fase em que as “empresas não estavam em lugar nenhum”, para uma nova fase em que as empresas estão em “qualquer lugar”, sobretudo na casa dos próprios trabalhadores, fruto de uma nova realidade, primeiro obrigatória, e agora, bem desejada, proporcionada pelo trabalho remoto (home office).

Mas… muito se tem falado sobre o futuro do mundo do trabalho que será marcado pela certeza de que será verdadeiramente Híbrido!

Na verdade, essa certeza advém de um ano e tal de experiência de trabalho remoto, por oposição a um anterior contexto quase sempre presencial.

Bem, mas quem disse que o futuro do trabalho será Híbrido, apenas por passar por um misto de presencial e remoto em termos da (nova) organização do trabalho?

Na minha opinião, o futuro imediato do mundo do trabalho será Híbrido não só fruto do resultado da dualidade presencial e não presencial do trabalho, mas também devido ao facto de, no futuro, o trabalho depender do resultado da interação entre Pessoas e Robots, em clara continuação do iniciado no contexto da quarta revolução industrial e que ficará marcado pela gestão de equipas mistas de pessoas e robots no qual cada um terá de “desempenhar” o seu papel, mobilizando o conjunto de competências críticas para o negócio. Sim, estamos mesmo a falar de Máquinas que falam com Humanos e vice-versa.

Desta forma, poderemos afirmar que o (tal) futuro também será Híbrido devido ao resultado de uma terceira equação: o produto da relação pragmática entre o Mundo Real Versus Mundo Virtual. A cada vez maior aplicação e recurso à IA na gestão e nos processos de organização de pessoas é hoje, como no futuro, uma constante; ainda mais que,  neste futuro cada vez mais será necessário acelerar a flexibilização e a agilização dos processos, dos meios e das respostas dentro das nossas empresas, também estas cada vez mais desmaterializadas.

A agregação positiva destas duas inteligências – Inteligência artificial e Inteligência humana reforçarão certamente a natureza Híbrida das empresas do futuro ou, diria, das Empresas com Futuro!

Por ultimo, deixo aqui algumas notas que marcadamente estarão nas nossas maiores preocupações enquanto Gestores de Pessoas nos próximos tempos…

Como acabámos de aprender nestes últimos tempos, mais importante do que saber onde andam as nossas pessoas ou em que horários as podemos “controlar”, o próximo futuro vai ser o de reorganizar os próprios processos de trabalho, mais ágeis, mais digitais, mas também mais humanizados, adequando em cada momento “ao sabor” do que o Mundo BANI nos vai permitir e desafiar…

Desinstalar os (velhos) “softwares mentais” ou “mind sets” no que às formas de relacionamento diz respeito ajustando as inovadoras práticas e lógicas de serviço “guardadas” para os clientes, agora também proporcionando boas experiências aos colaboradores.

Inovar, (re)inventar e voltar a inovar sempre… no que às formas de liderar diz respeito. Sem medos, sem receios, surfar a onda da tecnologia com foco na dualidade “+ Digitalização” para obter “+ Humanização”!

Este é o “Admirável Mundo Novo” onde acabámos de chegar onde apenas três expressões têm lugar: Mudar, Mudar (ou) Ser Mudado!

 

Mais sobre ArtigoGestãoGestão de pessoasGRHNovo mundoopiniãopedro ramos
Notícia anterior

Céline Abecassis-Moedas, CATÓLICA- LISBON: “Estamos a lançar um novo formato muito disruptivo, as Online Academies, que permitem uma total flexibilidade dos conteúdos escolhidos por cada participante”

Notícia seguinte

Novo programa de Wellbeing da PwC’s Academy

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Novo programa de Wellbeing da PwC’s Academy

Novo programa de Wellbeing da PwC's Academy

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');