ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Julho 28, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Opinião: Desafios da Diversidade, Equidade & Inclusão

IIRH Por IIRH
25 de Outubro, 2024
em CRÓNICAS & OPINIÃO
0
Opinião: A importância de ter lideranças comprometidas na Diversidade, Equidade e Inclusão

Foto: Hannah Busing (Unsplash)

15
Partilhas
172
Visualizações

Autor: David Gaivoto, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da APSA-Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

 

Atualmente, fala-se muito de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) no mundo corporativo. Não só pelas razões legais respeitantes à lei 4/2019, que ainda bem que assim são, mas também pela vontade de melhor incluir, transversal à grande maioria das empresas. Está-se, portanto, a fazer caminho, mas ainda há muito a fazer.

Incluo-me no leque de sortudos que faz parte deste caminho, pois atualmente sou também responsável pelas parcerias institucionais e corporativas na APSA, uma IPSS que, entre muitas coisas, capacita jovens adultos com perturbações do espectro do autismo para a vida ativa e não só.

Tem sido muito lisonjeador assistir, de facto, às dúvidas, às incertezas e aos desafios colocados pelas empresas, mas acima de tudo, à vontade de quererem fazer mais e melhor pelas pessoas com algum tipo de incapacidade, que tão importantes são para enriquecer as nossas vidas e contribuir, também, com o seu potencial para estas entidades, que estão a aprender a dar os primeiros passos nisto que é a inclusão.

Mas dizer, ainda, que nem tudo são rosas. Tanto da parte das IPSS, que têm de gerir as expectativas “deles” e das suas famílias, como também da parte das empresas, que têm números para cumprir. Esta ponte e este triângulo, no fundo, entre a empresa, o jovem e a família é o que nos dá alento a ajudar e a fazer mais, porque se este triângulo não funciona, dificilmente se consegue uma integração plena da pessoa. E é aqui que reside, de facto, o segredo, o desafio e a dificuldade.

Participei, na semana passada, num evento muito interessante organizado pelo GRACE, do qual sou grande admirador do trabalho, onde se reuniram empresas e entidades do setor social na sede do Auchan, em Paço de Arcos.

Uma das oradoras principais, a Paula Guimarães, que está ligada ao empreendedorismo social desde sempre e tem muito trabalho feito nesta área, falou num tema especialmente importante: o voluntariado corporativo. E disse uma coisa muito certa: para fazermos voluntariado, é preciso sentirmos o que estamos a fazer, é preciso sentir e estar preparado mental e espiritualmente.

Acontece, atualmente, que existem muitas empresas que têm objetivos de responsabilidade social para cumprir e um deles é o voluntariado, porque sim, porque fica bem e porque dá número de horas. Ora bem, o “sentir” de que a Paula Guimarães falou deverá coexistir com os objetivos corporativos. O que ela quis dizer é que, muitas vezes, não é bem isso que se observa. Muitas vezes, vêem-se apenas ações de marketing só para cumprir os objetivos e ficar bem na fotografia, quando depois não há realmente uma ação de voluntariado.

Mas eu, pessoalmente, e na minha realidade profissional tenho tido a sorte de lidar com excelentes pessoas e empresas, porque no fundo e na realidade são as pessoas que fazem as empresas. Existem diversas formas de voluntariado claro, por exemplo, de competências.

As IPSS precisam muito de se profissionalizar enquanto entidades e organizações que são. E as empresas têm e podem ter um papel cada vez mais determinante nesta matéria. Estão cheias de competências que podem ensinar aos trabalhadores das IPSS. Noto que existe muita vontade nesta vertente e, de acordo com a minha realidade, têm sido notáveis as ações de voluntariado com as quais tenho colaborado.

Às vezes, o grande problema é o número de horas e o tempo despendido pelas direções das empresas, que é certamente um ponto a melhorar. Mas voltando ao início deste artigo, este tema da DEI é preciso ser entendido como um salto que estamos a dar para o enriquecimento da nossa sociedade, ao mesmo tempo que devemos entender o papel de cada agente envolvido: A empresa, a IPSS e, acima de tudo, a Pessoa integrada.

Cada um tem um papel determinante neste processo: a empresa, porque vai despender tempo e recursos a integrar, mas é fundamental para dotar a pessoa da sua autonomia; a IPSS, que vai ajudar e acompanhar, fazendo a sua própria mediação em todo o processo de integração; e a pessoa, que estará na linha da frente para construir e transformar a sua vida.

Em resumo, o mundo corporativo está mais rico, mais diverso e mais integrador, mas ainda falta muito caminho, nomeadamente porque falamos na sua grande maioria de grandes empresas. Deixo aqui o desafio às PME, para que consigam, também, abraçar este tema, pois sabemos que não é fácil, mas vão ver que, com a devida ajuda de quem está no terreno, tudo é mais simples e tudo é possível.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre DEIDesafiosEmpresasIPSSopiniãoPessoas
Notícia anterior

Reskilling: Chegou a plataforma pioneira de requalificação profissional

Notícia seguinte

Risco de Esgotamento: A inclusão como solução

Recomendamos

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

Transparência salarial: preparação para a Diretiva Europeia

19 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

Opinião Ricardo Sousa, Workplace Options. Bem-estar e saúde mental: uma prioridade para as empresas em Portugal

12 de Dezembro, 2025
Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

Opinião Ricardo Faustino, ISQ Academy. Aprender com propósito, crescer com consistência

5 de Dezembro, 2025
ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

ChatGPT e recursos de IA: RH em transformação

28 de Novembro, 2025
Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

Opinião Manuel Moutinho De Carvalho. Políticas de inovação em gestão de pessoas como propósito central na sua fidelização

27 de Novembro, 2025
Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

Opinião Nuno Cordeiro, HP. Transformar o trabalho e colocar as pessoas em primeiro lugar

24 de Novembro, 2025
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Risco de Esgotamento: A inclusão como solução

Risco de Esgotamento: A inclusão como solução

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

Artigo técnico. Perceções de exploração organizacional: impacto no bem-estar dos trabalhadores

28 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');