• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Março 4, 2021
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • RECURSOS
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Os empresários devem estar loucos! – 5 regras para não ser internado

IIRH Por IIRH
13 Julho, 2020
em GESTÃO DA CARREIRA RH
0
Os empresários devem estar loucos! – 5 regras para não ser internado
9
Partilhas
101
Visualizações


POR:

Anabela Moreira – Managing Partner UpTogether Consulting

 

Os empresários devem estar loucos. Devem mesmo. E a mim incluo neste lote.

Em fevereiro de 2017, após uma má experiência profissional, na verdade a pior da minha vida até aquele momento, até aos meus 39 anos, decidi que depois de 15 anos a trabalhar por conta de outrem, já tinha skills para me lançar como freelancer. E assim o fiz.

Liguei-me a networks internacionais de freelancers e trabalhei para muitas multinacionais. Como estava a recibo verde e quando o cliente tinha sede noutro país era complicado, pelo documento e pelos impostos, o meu Contabilista recomendou-me que abrisse empresa, que a faturação seria mais respeitada a nível internacional e seria tudo mais simples. E assim fiz. No dia 14 de fevereiro de 2018, abro a UpTogether Consulting. Assim fiz, e fiz mal.

Da AT e da SS

Para ter uma empresa precisa de cumprir escrupulosamente com estas duas entidades, mas, elas não precisam cumprir consigo. Há que saber isto.

O mínimo deslize, tipo 1 dia de atraso, seja no que for, e as multas são enormes. O contrário não é válido.

Para não falar dos erros da AT e da SS, que são muitos e maus, e do princípio “primeiro paga e depois reclama”, que vigora desde sempre nestes serviços.

Pelo caminho, uma bola de neve de coisas que bem vistas, às vezes nem nossas são.

REGRA Nº 1 DO EMPRESÁRIO/A: fugir de instituições públicas como quem foge do diabo e meter alertas na agenda de papel, no computador, no telemóvel e em três apps diferentes para saber quando é cobrado tudo e não falhar com nada.

 

Dos clientes que não respondem

Todos dos dias recebo uma média de três pedidos de propostas, para empresas, assim gerais e sem muita fundamentação do pedido. Andando nestas artes por conta de outrem há muitos anos e há dois na minha empresa, tenho uma proposta tipo que mando e que tem todos os nossos serviços.

No início, quando fundei a empresa, ainda me entusiasmava com os pedidos de propostas. Hoje, vejo que é mesmo para conseguirem informações e programas de forma simples e para não terem trabalho nos negócios deles. Gosto de responder cordialmente sempre. E não recebo resposta em 99% das vezes. Vale pelo 1% em que me agradecem ter enviado.

REGRA Nº 2 DO EMPRESÁRIO/A: responda sempre. Fica bem. Não crie expectativas. O mais certo é um dia ver a sua proposta, método, seja o que for reproduzido noutro contexto.

 

Dos clientes que não pagam

Há imensas teorias e técnicas para evitar isto. Tentei muitas, acredito que não tentei todas. Na verdade, já me revoltei, mas percebo que as pessoas que nos contratam nem querem saber. Fazia o meu trabalho, entregava e cobrava. Não pagavam. E eu não recorria aos tribunais porque sabia que ia ter custos. Depois torna-se um padrão. O ser enganada enquanto freelancer com a conversa do bandido: “Anabela, estamos a começar. Anabela este mês não conseguimos mesmo. Anabela a formação não teve tantas pessoas como queríamos. Anabela…”. Hoje em dia, coloco os processos em tribunal e espero que a justiça faça bem o seu trabalho.

REGRA Nº 3 DO EMPRESÁRIO/A: após 2 meses sem pagamento, rescinda o contrato. Está a gastar tempo valioso seu e das suas pessoas em empresas e pessoas que simplesmente não querem saber e no limite contratam outras pessoas e continuam nesta “cantiga do bandido”. A “cantiga do bandido” tornou-se um método de gestão proveitoso para muita gente.

 

Das Ordens Profissionais que também não querem saber

Nesta luta pela justiça, e enquanto me indignava, contratei uma advogada e paguei provisões elevadas para me representar. Ora bem, desapareceu e a Ordem dos Advogados, desde outubro de 2019 até ao dia de hoje, nada diz. Liguei, mandei e-mails para todos os lados, cartas registadas com aviso de receção e o prejuízo está do meu lado.

REGRA Nº 4 DO EMPRESÁRIO/A: não é por ser Ordem dos Advogados, ou outra organização de referência, que tem mais credibilidade e que trata das coisas com sucesso. Não acontece. Espere sempre, mas mesmo sempre o pior.

 

Dos Bancos que são monstros

Sim, os bancos são monstros. E nem precisamos de notícias do Novo Banco ou outras que tais para percebermos que, de facto, não existe segurança. Qualquer coisa serve para empatar o cliente, para reter da pior forma o cliente, para não fazer nada pelo cliente.

REGRA Nº 5 DO EMPRESÁRIO/A: meter o dinheiro debaixo do colchão não dá, mas disperse e abra conta em pelo menos 2 bancos. Os bancos são feitos de pessoas e as pessoas mudam de projeto e outras pessoas que chegam não têm o compromisso que outras (boas) pessoas e profissionais tinham. Divida para reinar. Nesta questão dos bancos é essencial.

 

Do Covid 19

“Anabela, as minhas pessoas não trabalham: Covid19”. “Anabela, vou fechar a empresa: Covid19”.  “Anabela não consigo pagar este mês porque as minhas pessoas têm prioridade, mas preciso muito do seu trabalho: Covid19”.

REGRA Nº 6 DO EMPRESÁRIO/A: não arranje desculpas. Faça tudo para encontrar soluções e planos. Há tanta gente muito boa em soluções no mercado, tantos consultores excecionais e grandes problem-solvers. Há tantas boas práticas. Quando tudo falha, peça ajuda com claridade e humildade. Eu também estou aqui para isso.

 

Das nossas pessoas

Hoje estou com uma equipa excecionalmente boa. Hoje sinto que posso confiar na minha equipa. Que nos respeitamos todas e que nos entregamos todas. Mas houve momentos em que não foi assim. A empresa que criei, criei para trabalhar remotamente. Sempre viajei muito e queria continuar a viajar. Assim, já tive uma colaboradora que copiou o disco do meu computador na minha ausência e depois tentou vender os projetos que eu tinha feito; outra que quando rescindi contrato, sentiu que deveria ficar com o portátil da empresa (e ficou). Ou um colaborador de marketing que não sabia o que era uma hashtag e, licenciado em marketing e publicidade, dava erros de palmatória e 2 meses de correção de erros não bastaram.

Hoje a minha realidade é a que quero ter: pessoas motivadas, que me apoiam e que se apoiam entre si. Depois de bater com a cabeça nas paredes (muito, confesso) estou finalmente onde quero estar e com quem quero estar.

REGRA Nº 7 DO EMPRESÁRIO/A: as suas pessoas são tudo: são a alma do negócio, são o coração do negócio, os olhos, as mãos e todas as emoções do negócio. Contrate pessoas boas: boas de coração e motivação sobretudo. Para isso, ouça, para isso peça referências antes de contratar. Compense as suas pessoas que sem dúvida que todos os dias o vão compensar a si.

 

Regra nº 8 do Empresário / Regra de Tungsténio

Deve ser, à semelhança do tungsténio, a regra mais forte da sua empresa e da sua gestão, inclusive gestão de pessoas: persista sempre. Tudo vai falhar? Persista. O banco não fez? Persista. Passou um prazo? Persista.

Persista em tudo. Até em si mesmo. Quando tudo lhe diz “desiste”, eu digo: PERSISTE.

 

Persista em tudo. Também em si (e se persistir não for suficiente, insista e persista).

 

E os empresários são “deuses” (deuses intocáveis que nunca erram, pelo menos é o que me dizem) e por isso devem estar loucos mesmo!

 

Mais sobre opiniãoprodutividade
Notícia anterior

ISCTE Executive Education vai formar executivos na China

Notícia seguinte

ARTIGO: Como incorporar mindfulness na sua empresa

Notícia seguinte
ARTIGO: Como incorporar mindfulness na sua empresa

ARTIGO: Como incorporar mindfulness na sua empresa

Assine aqui

Últimas entradas

Inetum pretende contratar 200 consultores em 2021 para a sua SAP Business Line

Inetum pretende contratar 200 consultores para a sua SAP Business Line

Por IIRH
4 Março, 2021
0

Em 2020, a área de negócio SAP...

Portugal sobe no ranking de países mais atrativos para trabalhar

Portugal sobe no ranking de países mais atrativos para trabalhar

Por IIRH
4 Março, 2021
0

Portugal sobe no ranking de países mais...

OPINIÃO: Líderes em tempo de pandemia para o novo “normal”

OPINIÃO: Líderes em tempo de pandemia para o novo “normal”

Por IIRH
4 Março, 2021
0

  Autor: João Miguel Esteves Almeida, Human...

ARTIGO: Podem os robôs substituir o Homem?

ARTIGO: Podem os robôs substituir o Homem?

Por IIRH
4 Março, 2021
0

...

DRH da Essilor Portugal vai dirigir transformação digital e serviços partilhados da Essilor na Europa

DRH da Essilor Portugal vai dirigir transformação digital e serviços partilhados da Essilor na Europa

Por IIRH
3 Março, 2021
0

Patrícia Calvário, DRH da Essilor Portugal, foi...

VEJA MAIS

Siga-nos

AGENDA

No event found!

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

 

Somos 100% RH há 25 anos!

 

Twitter
Facebook-f
Youtube
Instagram
Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinatura da revista
    • ÁREA PESSOAL – Assinatura RHM Digital
  • MERCADO RH
    • COVID19
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • RECURSOS
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

RECEBA A NOSSA

NEWSLETTER SEMANAL

CLIQUE AQUI