Todos os anos novos livros dedicados aos Recursos Humanos e a Gestão das Empresas aparecem no mercado, oferecendo novas perspectivas e conhecimentos para ajudar colaboradores e empresários. Mas com tanta escolha, por onde começar? Nesse sentido, especialmente com a Páscoa à porta, apresentamos algumas recomendações de livros a ler, de A a Z.
1-Aligning Human Resources and Business Strategy, de Linda Holbeche
Qual a diferença que o estratega aspirante de Recursos Humanos pode fazer no valor de um negócio?
Numa nova e extensa revisão da sua obra, Linda Holbeche responde a esta pergunta e apresenta as ferramentas e conhecimento para ajudar gestores de recursos humanos e diretores a dar valor à sua organização, através da implementação de iniciativas que estão alinhadas com as estratégias core business.
2- Bring your human to work, de Erica Keswin
Como estratega e treinador nas questões do negócio e local de trabalho, Erica Keswin dedicou 20 anos a trabalhar com os grandes líderes mundiais e executivos para construir organizações com sucesso que honram as relações.
Nesta obra, a autora apresenta alguns casos de estudos como: Lyft, Starbucks, Mogul, SoulCycle, entre outros. Bring your Human to Work sumariza as práticas essenciais da maioria das companhias humanas em conselhos práticos que qualquer líder de um negócio possa usar para construir um “local de trabalho humano”.
3- Culture Decks Decoded, por Bretton Putter
Através do conhecimento de Bretton Putter, especialista no crescimento e a cultura das grandes empresas, o leitor é levado numa viagem por alguns dos culture decks de referência. Ilustrando como as companhias pensam acerca da sua cultura interna.
Desde nomes como a Netflix, LinkedIn e Etsy, até companhias pioneiras da cultura como a Next Jump, Valve e HotJar. Um livro que pretende ajudar o leitor o que são culture decks e equívocos comuns, como a cultura é um ativo essencial para atrair e reter grande talento.
4- Delivering Happiness: A Path To Profits, Passion and Purpose, de Tony Hsieh
Em Delivering Happiness, Tony Hsieh, CEO da Zappos, partilha diferentes lições sobre o que ele aprendeu em vida e no negócio, desde o começo numa humilde quinta até à gestão de um negócio de pizzas.
Um livro com “os pés bem assentes na terra” e com um ritmo rápido, o livro de Hsieh mostra como um diferente tipo de cultura corporativa é um modo positivo para atingir sucesso e como o concentrar na felicidade dos que nos rodeiam pode melhorar a nossa própria felicidade.
5- Essentials of Organizational Behavior, de Stephen P. Robbins e Timothy A. Judge
Um livro que ensina aos seus leitores a forma de comunicar e interagir dentro de organizações, através de cenários do mundo real. Robbins e Judge oferece uma cobertura compreensiva de conceitos essenciais de comportamento organizacional, criando lições fáceis de compreender.
6- Fierce Conversations: Achieving Success at Work and in Life, One Conversation at a Time, por Susan Scott
Susan Scott, enquanto professora de mudança positiva através de comunicação forte, quer qualquer um tenha sucesso. Para atingir este objetivo, a autora explica que o leitor tem que transformar as conversas do dia-a-dia no trabalho e em casa em formas efetivas de fazer passar a sua mensagem. E especificamente, atingir os nossos objetivos.
Neste guia, que inclui um livro de exercícios e os Seven Principles of Fierce Conversations, o autor ensina o leitor: a ultrapassar barreiras através de comunicação com significado; expandir e enriquecer as relações com colegas, amigos e família; maior clareza e melhor conhecimento; gerir emoções fortes – de ambos os lados da mesa; relações profundas com colegas, clientes e família.
7- Good to Great, por Jim Collins
“Como é que uma boa empresa pode tornar-se excepcional?”
Os resultados de uma pesquisa, que durou cerca de cinco anos, foram agora divulgados no livro Good to Great. Collins e a sua equipa analisaram perto de 1500 empresas, que figuraram na lista das 500 maiores da revista Fortune.
Apenas onze dessas empresas conseguiram sustentar durante mais de quinze anos um crescimento extraordinário. Estas onze organizações, entre as quais a Gillette, a Kimberley-Clark e a Philip Morris, geram retornos financeiros superiores aos da média de mercado, ultrapassando gigantes como a Coca-Cola, Intel ou a General Electric.
Em comum, todas tiveram o que Collins classificou como «líder de nível 5»: um gestor que estaria no topo da pirâmide da excelência em gestão. Quem são esses tais líderes de nível 5? Quais são as suas características? E por que razão nomes consagrados, como Welch e Chambers, não figuram na lista de Jim Collins?
8- High Potential: How to Spot, Manage, and Develop Talented People at Work, por Ian MacRae, Adrian Furnham e Martin Reed
Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo como temos hoje, podem os empregadores gastar grandes recursos no recrutamento e, a seguir, deixar simplesmente que essas pessoas talentosas saiam?
Ian MacRae, Adrian Furnham e Martin Reed pretendem com este livro apresentar uma base prática para gestores criarem visões fortes e estratégicas para trabalhadores com grande performance e potencial.
Numa versão atualizada para refletir a pesquisa mais recente na área, o livro apresenta um guia acessível. De forma a que o leitor tenha uma compreensão e definição clara do potencial, como gerir trabalhadores de alto potencial e desenvolver a sua carreira.
9- Investing in People: Financial Impact of Human Resource Initiatives, por Wayne Cascio e John Boudreau
A necessidade de uma responsabilidade organizacional nunca foi maior. O futuro do trabalho, talento e emprego estão a mudar a uma forma inacreditável e com decisões importantes sobe como investir nas pessoas, especialmente com um nível cada vez maior de escrutínio.
Os leitores deste livro vão dominar princípios cruciais como risco, retorno e economias de escala, de forma a utilizar estes mesmos para avaliar investimentos de uma forma objetiva em tudo. Desde programas vida/trabalho até ao treino. O livro também inclui formas fortes de integrar RH na estratégia de empreendimento, no orçamento e na tomada de decisões, apresentadas por empreendedores fora dos RH.
10- Job Feedback, por Manuel London
Um livro que demonstra como os gerentes podem ser mais eficazes na recolha e processamento de informações de desempenho sobre os trabalhadores, fazendo classificações em avaliações de desempenho e pesquisas de feedback de várias fontes e realimentando essas informações de uma forma que não seja ameaçadora e leve a mudanças produtivas de comportamento.
Também mostra como os funcionários podem recolher, aceitar e usar informações de desempenho significativas de avaliações, pesquisas e discussões informais para mudar seu próprio comportamento.
Ao fazê-lo, o volume sugere como profissionais de recursos humanos e profissionais de treinamento podem ajudar os gerentes a fornecer e usar feedback de forma mais eficaz.
11- Key Performance Indicators: Developing, Implementing, and Using Winning KPIs, por David Parmenter
Key Performance Indicators fornece uma visão aprofundada de como os KPIs podem ser usados com mais eficiência para avaliar e impulsionar o desempenho organizacional.
Um livro que já conta uma terceira edição, este guia best-seller fornece um modelo para simplificar KPIs e evitar as armadilhas prontas para prender a organização despreparada.
12- Leading the Millennial Way, de Simon Barrington
Os líderes millennial estão a assumir algumas das funções de liderança global mais importantes em empresas, setor público e instituições de caridade. O seu estilo de liderança e impacto são dinâmicos e diversificados, desafiando tudo o que aconteceu antes.
Neste sentido, o não-millennial Simon Barrington e a millennial Rachel Luetchford, combinam experiência com a mais atualizada pesquisa no livro Leading the Millennial Way. Uma obra que pretende ajudar líderes a entender melhor e a ser líderes campeões.
13- More Leads Less Work: How to Create Effective Lead Magnets to Generate Business Leads Online and Offline, de Barbara Grassey
Alguma vez foi a um site e imediatamente apareceu um formulário pop-up a dizer: “Assine o nosso newsletter!” Sim, eles estão a fazer mal. A sua lista de suspeitos, clientes potenciais e clientes é um dos ativos mais valiosos, senão o mais valioso do seu negócio.
No entanto, muitos proprietários de pequenas empresas colocam uma caixa de inscrição no seu site com uma oferta gratuita chata, nada atraente e depois interrogam-se por que a lista de subscritores não está a crescer.
Neste livro, Barbara Grassey pretende mostrar ao leitor como descobrir o cliente ideal e o que eles realmente querem, formular um plano de marketing para encontrá-los e depois guiar através da criação de um íman e-book que atraí o cliente certo.
14- Nine Lies About Work: A Freethinking Leader’s Guide to the Real World, por Ashley Goodall e Marcus Buckingham
Anseia por feedback? A cultura da sua organização é a chave para o seu sucesso. O planeamento estratégico é essencial. As suas competências devem ser medidas e suas fraquezas reforçadas. Liderança é uma coisa.
Tudo isto pode soar a verdades básicas das vidas profissionais de cada um no dia-a-dia. No entanto, não deixam de ser mentiras. Guru dos pontos fortes e autor de vários best-sellers, Marcus Buckingham, e o chefe da Cisco Leadership e Team Intelligence, Ashley Goodall, mostram neste livro provocativo e inspirador como ainda existem algumas grandes mentiras – distorções, suposições errôneas, pensamentos errados – que encontramos toda vez que aparecemos para trabalhar.
Nove mentiras, para ser exato. Eles causam disfunção e frustração, resultando em locais de trabalho que são uma pálida sombra do que poderiam ser.
15- On Fire at Work: How Great Companies Ignite Passion in Their People Without Burning Them Out, por Eric Chester
On Fire at Work é um livro que vai em contradição com outros livros sobre cultura no local de trabalho, mostrando que o engagement dos funcionários não é o objetivo final – é apenas o ponto de partida.
O renomado especialista em liderança Eric Chester foi direto à fonte – líderes de primeira linha dos melhores lugares do mundo para trabalhar na descoberta das melhores práticas e estratégias para fazer com que os funcionários trabalhem mais, desempenhem melhor e permaneçam por mais tempo.
On Fire at Work apresenta exemplos e histórias originais de entrevistas pessoais exclusivas com mais de 25 fundadores/CEOs/presidentes de empresas como Marriott, Siemens, BB&T Bank, Wegmans, 7-Eleven, Hormel, Canadian WestJet, Ben & Jerry’s e The Container Store, juntando também empresas menores como Firehouse Subs, Nerdery e Build-A-Bear.
O princípio orientador é que qualquer organização em qualquer setor – de empresas da Fortune 500 a lojas familiares – pode aprender como extrair o melhor de seus funcionários.
16- Predictive HR Analytics: Mastering the HR Metric, por Kirsten e Martin R. Edwards
Métricas de RH e dados relacionados com pessoas organizacionais são um recurso informacional com valor incalculável, que serve para identificar tendências e padrões de forma a fazer decisões de negócio com efeitos. No entanto, os responsáveis por RH muitas vezes têm em falta o conhecimento estatístico e analítico para compreender completamente esta informação.
Por essa razão, o livro Predictive HR Analytics, dos autores Martin Edwards e Kirsten Edwards, providencia uma base clara e acessível para entender e trabalhar com as analíticas das pessoas e técnicas estatísticas avançadas.
17- Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking, de Susan Cain
Quiet de Susan Cain vai mudar a forma como pensa acerca dos introvertidos. Pelo menos um terço de nós está no lado introvertido e algumas das pessoas mais talentosas do mundo são introvertidas. Sem elas nós não teríamos um computador Apple, a teoria da relatividade ou os girassóis de Van Gogh.
Mesmo assim, os extrovertidos são quem domina. Timidez, sensitividade e seriedade são muitas vezes vistas como pontos negativos e isso leva a que introvertidos se sintam repreendidos pela forma como são.
Neste livro, Susan Cain mostra o que diferencia a química do cérebro dos introvertidos e dos extrovertidos, e como a sociedade muitas vezes não entende ou desvaloriza os introvertidos.
18- Rituals for Work: 50 Ways to Create Engagement, Shared Purpose, and a Culture that Can Adapt to Change, de Kursat Ozenc
O livro Rituals for Work mostra-nos como os rituais criativos podem tornar a nossa vida pessoal e empresarial mais significativa e gratificante. Os rituais são ferramentas poderosas: reforçam bons hábitos, motivam a realização pessoal e profissional, criam laços comuns entre colegas de trabalho e constroem valores partilhados; eles podem transformar a cultura de uma organização e fornece uma base para alcançar objetivos comuns.
Com foco em exemplos do mundo real, este livro faz uma abordagem prática do poder e dos benefícios dos rituais no local de trabalho. Este guia perspicaz apresenta 50 rituais criativos, desde negócios e gerenciamento até design e desenvolvimento pessoal. Estudos de caso específicos destacam o uso de rituais e seu impacto positivo nas organizações do mundo real, enquanto visuais vívidos nos permitem sentir sua energia e emoção.
19- Smart Objective Setting for Managers: A Roadmap, de Irial O’Farrell
Muitos gestores temem o ritual anual de traçar objetivos porque nunca têm 100% de certeza do que têm de fazer. Promovidos com pouco treino, é suposto saberem como desenhar objetivos. É suposto saber como desenvolver soft skills. Parece fácil, não é?
Foi por esta razão que Irial O’Farrell, baseando-se no seu conhecimento de gestão, na experiência de treinar centenas de gestores e desenhar processos de gestão de performance, escreveu este livro. Um convite a entrar no mundo SMART de traçar objetivos e: ganhar uma visão 360 da performance; descrições de trabalho e objetivos; perceber a estrutura SMART, de forma a ter uma perspetiva única em usá-la com efeitos na gestão da performance; tecer o processo de comunicação de forma a desenhar objetivos SMART; aprender a desenhar objetivos que desenvolvem soft competencies, tais como gestão dos acionistas e comunicação; ligar objetivos a teorias de motivação humana, para aumentar interesse do colaborador; e preparar, de forma confiante, e estruturar as reuniões dedicadas a traçar objetivos.
20- Talent Keepers: How Top Leaders Engage and Retain Their Best Performers, de Christopher Mulligan e Craig Taylor
Uma economia forte dos EUA com taxas de desemprego recorde e a mudança para a geração millennial – agora a maior geração na força de trabalho – estão a gerar desafios específicos para as organizações terem engagement e reterem os seus funcionários. Funcionários envolvidos não é algo que acontece simplesmente, eles são nutridos por organizações com grandes culturas e forte liderança.
O Talent Keepers dá um novo rumo a uma abordagem sistemática de engagement e retenção de funcionários com táticas precisas que alcançaram resultados comprovados. Este livro inclui métodos baseados em pesquisa para envolver funcionários, desde o momento em que são contratados.
Com seis estudos de caso de clientes que se concentram em como a organização colocou um plano de engagement em prática e alcançou o sucesso, os leitores sairão com estratégias específicas e acionáveis que podem começar a implementar imediatamente em sua organização.
21- Unleashing Capacity: The Hidden Human Resources, de Rita Trehan
As ferramentas e os recursos disponíveis para os profissionais de RH hoje-em-dia fornecem uma posição única que, quando usada corretamente, pode levar a esse papel tão importante e altamente cobiçado na mesa de liderança. Mas como chegar lá?
A autora Rita Trehan resumiu sua experiência como líder global na Honeywell e na AES Corporation em uma série de capítulos facilmente digeríveis, projetados para ajudar o profissional de RH de hoje a alcançar e manter um assento na mesa de tomada de decisões corporativas.
Trehan oferece estratégias específicas para reformular a compreensão do profissional de RH sobre seu papel dentro da empresa, incluindo a visão da corporação não do aquário de RH, mas do ponto de vista do escritório do CEO.
22- Victory Through Organization: Why the War for Talent is Failing Your Company and What You Can Do About It, por Dave Ulrich, David Kryscynski, Wayne Brockbank e Mike Ulrich
O RBL Group e a Ross School of Business da Universidade de Michigan moldaram grande parte da profissão de RH nos últimos 30 anos por meio do Human Resource Competency Study (HRCS). Com esta última (7ª) rodada de pesquisa, Dave Ulrich, David Kryscynski, Mike Ulrich e Wayne Brockbank pedem que mudemos da luta pela “guerra por talentos” para a criação da vitória por meio da organização.
Com certeza um clássico de RH, Victory Through Organization fornece uma justificação para mudar seu foco de como ajudar os indivíduos a prosperar para a organização. Repleto de insights baseados em factos e estratégias testadas em campo, ele demonstra que o sucesso organizacional não é apenas sobre o talento que o leitor tem – é sobre como a organização coletiva torna o talento individual melhor.
Para isso, profissionais de RH e líderes empresariais podem aprender neste livro: como eles podem garantir que a organização crie mais valor do que a soma das partes de talentos individuais; criar soluções de RH mais integradas para resultados de negócios em várias partes interessadas; permitir que os departamentos de RH possam criar melhor uma vantagem de informação abrangente; de que modo as profissões de RH podem dominar as competências que têm maior impacto em sua eficácia pessoal, nas principais partes interessadas internas e externas e nos resultados de negócios.
Um livro que oferece ferramentas a líderes de negócios e profissionais dos RH, de forma a responderem melhor a oportunidades emergentes e fornece consultoria especializada para a construção de departamentos de RH para entregar valor comercial mensurável.
23- Work Rules!, de Laszlo Bock
“Gastamos mais tempo a trabalhar do que a fazer qualquer outra coisa na vida. Não faz sentido que a experiência de trabalho seja tão desmotivadora e desumana”. É o que refere Laszlo Bock, antigo chefe da People Operations da empresa que transformou como o mundo interage com o conhecimento.
A experiência na Google é o coração de Work Rules!, um manifesto interessante e divertido que oferece outras lições como: tirar o poder aos gestores em vez de retirar poder aos empregados; aprender dos melhores e dos piores empregados; contratar só as pessoas que são mais inteligentes do que você, não interessa quanto tempo possa demorar; pagar de forma desigual (é mais igual); nunca confiar no instinto: usar dados para prever e moldar o futuro; entre outras.
24- X Factor @ Workplace, de Ram Krishna Sinha
Um livro para um profissional iniciante, empreender na carreira é um movimento que está atrelado a uma infinidade de emoções onde ele fica apreensivo, inseguro e até mesmo com medo de como vai se adaptar e se moldar à cultura e dinâmica de uma organização.
Não é apenas um conjunto de habilidades que guiaria o profissional para ter sucesso e criar um nicho, mas é a mudança de mentalidade que desempenha um papel vital, e essa mudança de mentalidade é o que é popularmente chamado de ‘X Factor @Workplace’.
Sublinhando e enfatizando essa qualidade, Sinha explica como um jovem profissional pode evoluir para um indivíduo independente, atencioso, comprometido e completo, seguindo alguns passos simples e buscando respostas para as perguntas que enfrenta no dia a dia -a vida de trabalho do dia-a-dia.
25- Year of Yes: How to Dance It Out, Stand In the Sun and Be Your Own Person, de Shonda Rhimes
Criadora e produtora de alguns dos programas mais inovadores e audaciosos da televisão hoje (como Grey’s Anatomy e Scandal). As suas personagens icónicas vivem com ousadia e falam o que pensam. No entanto, são o completo oposto da sua autora.
Shonda Rhimes é introvertida, contratou um publicitário para evitar aparições públicas e já sofreu ataques de pânico antes das entrevistas aos media.
Este livro de memórias comovente, íntimo e hilariante explora a vida de Shonda antes de seu Year of Yes – desde sua infância nerd e amante de livros até sua devoção em criar personagens de televisão que refletiam o mundo que ela via ao seu redor. O livro narra sua vida após o início do Year of Yes – quando Shonda se forçou a sair de casa e subir no palco; quando ela aprendeu a explorar, capacitar, aplaudir e amar seu verdadeiro eu. Sim.
26- Zero to One, de Blake Masters e Peter Thiel
O grande segredo do nosso tempo é que ainda existem fronteiras desconhecidas para explorar e novas invenções para criar. Em Zero to One, o empresário e investidor Peter Thiel mostra como podemos encontrar maneiras singulares de criar essas coisas novas.
Thiel começa com a premissa contrária de que vivemos em uma era de estagnação tecnológica, apesar de estarmos muito distraídos com dispositivos móveis brilhantes para perceber.
Afirma que a tecnologia da informação melhorou rapidamente, mas não há razão para que o progresso se limite aos computadores ou a Silicon Valley. O progresso pode ser alcançado em qualquer setor ou área de negócios. Vem da habilidade mais importante que todo líder deve dominar: aprender a pensar por si mesmo.
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