ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 11, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

Portugal caiu para a 40.ª posição no Ranking Mundial de Competitividade do IMD 2026, apesar da melhoria no desempenho económico. Eficiência empresarial e governativa continuam a ser os principais desafios.

IIRH Por IIRH
25 de Junho, 2026
em MERCADO RH
0
Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD
9
Partilhas
95
Visualizações

Portugal recuou três posições no Ranking Mundial de Competitividade do IMD 2026, ocupando agora o 40.º lugar entre 70 economias. Apesar da melhoria no desempenho económico, o país perde terreno em dimensões estruturais como a eficiência governativa, a eficiência empresarial e as infraestruturas.

Portugal caiu três posições no Ranking Mundial de Competitividade do IMD 2026, ocupando agora a 40.ª posição entre 70 economias. Os dados foram divulgados pela Porto Business School, parceira exclusiva do IMD em Portugal para a recolha, análise e divulgação dos resultados nacionais.

A descida surge apesar de uma melhoria expressiva no pilar do Desempenho Económico, no qual Portugal subiu sete posições, alcançando o 35.º lugar. O contraste evidencia um dos principais desafios do país: embora a economia apresente sinais positivos, Portugal continua a perder terreno nas dimensões onde a competitividade se decide a médio e longo prazo, como a execução, a capacidade institucional e a eficiência empresarial.

De acordo com a análise, Portugal dispõe de ativos relevantes, nomeadamente talento qualificado, abertura ao exterior, capacidade de atração de investimento, qualidade de vida e infraestruturas de base. No entanto, o principal desafio está na capacidade de transformar esse potencial em produtividade, inovação e execução consistentes.

Os indicadores económicos revelam alguns sinais positivos. Portugal surge em quarto lugar mundial nas receitas do turismo, em 11.º nos fluxos de investimento direto estrangeiro em percentagem do PIB, em 12.º nos baixos níveis de exclusão jovem e em terceiro na menor concentração das exportações por produto.

Ainda assim, este desempenho não foi suficiente para compensar a descida nos pilares estruturais da competitividade. Portugal ocupa a 41.ª posição em Eficiência Governativa, a 45.ª em Eficiência Empresarial e a 31.ª em Infraestruturas.

Na dimensão da eficiência governativa, a previsibilidade do enquadramento institucional, fiscal e regulatório continua a ser apontada como um fator condicionador da capacidade de investir e crescer. A política fiscal, as finanças públicas e a legislação empresarial surgem entre os principais desafios, exigindo políticas públicas mais simples, estáveis e orientadas para a execução.

É, no entanto, na Eficiência Empresarial que Portugal regista o seu resultado mais baixo, ocupando a 45.ª posição, depois de também ter perdido terreno face a 2025. Esta queda resulta de fragilidades nas práticas de gestão, no mercado de trabalho e na produtividade, a que se somam desafios persistentes no empreendedorismo, na dimensão das PME, na formação dos colaboradores e nas competências financeiras das empresas.

O sinal deixado pelo ranking é claro: sem instituições mais ágeis e empresas mais capazes, os ganhos económicos dificilmente se convertem em competitividade duradoura.

No topo da classificação, Singapura recupera a liderança mundial, seguida de Hong Kong, Suíça, Taiwan e Emirados Árabes Unidos. O top 10 integra ainda Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, Suécia e Estados Unidos, que regressam ao grupo das dez economias mais competitivas depois de terem ocupado o 13.º lugar em 2025.

“As condições geopolíticas estão a deteriorar-se e a fragmentação global está a aumentar. As nações com instituições credíveis e testadas ganham vantagem neste contexto porque, à medida que o sistema internacional deixa de responder a muitas necessidades nacionais, as empresas conseguem continuar a operar com previsibilidade”, afirma Arturo Bris, diretor do World Competitiveness Center do IMD.

Apesar da descida no ranking, o talento continua a destacar-se como um dos principais fatores de atratividade de Portugal. No Executive Opinion Survey do IMD, a mão de obra qualificada é apontada como o principal fator de atratividade do país, referido por 72% dos inquiridos. Seguem-se a competitividade de custos, com 68%, as infraestruturas fiáveis, com 62%, as atitudes abertas e positivas, com 60%, e a estabilidade das políticas públicas, com 40%.

Os próximos anos exigirão, contudo, decisões estruturais. Entre os principais desafios estão a diversificação da base produtiva e dos mercados de exportação, o reforço das competências de gestão e formação, o alinhamento das qualificações com as transições digital e verde, a aceleração da transição energética, a resposta às pressões demográficas e a execução de reformas.

Para José Esteves, dean da Porto Business School, o desafio passa por transformar os ativos do país em valor económico e competitivo.

“Portugal tem profissionais de excelência, atrai investimento e é uma economia aberta ao mundo. Mas a competitividade do futuro não se mede pelos ativos que temos — mede-se pela forma como os transformamos em produtividade, inovação, escala e impacto. Precisamos de empresas mais ágeis, instituições mais eficazes e líderes preparados para executar melhor, adaptar-se mais depressa e criar valor de forma sustentável”, afirma.

É neste contexto que a Porto Business School reforça a sua atuação através do Center for Entrepreneurship, Growth & Competitiveness, integrado no Innovation X Hub. O centro assume-se como um ponto de encontro entre empreendedores, investidores, empresas e instituições, com o objetivo de reforçar a capacidade de gestão, apoiar o crescimento empresarial e impulsionar a competitividade nos setores estratégicos da próxima década.

Num cenário em que a competitividade depende cada vez mais da capacidade de adaptação, da inovação aplicada e da execução, a Porto Business School aposta na formação de líderes capazes de transformar conhecimento em impacto económico, acelerar a criação de valor nas organizações e fortalecer a capacidade competitiva do tecido empresarial português.

Sobre o Ranking Mundial de Competitividade do IMD

O Ranking Mundial de Competitividade do IMD avalia anualmente a capacidade das economias para criarem um ambiente favorável à competitividade das empresas. A edição de 2026 analisa 70 economias e combina dados estatísticos com o Executive Opinion Survey em quatro dimensões: Desempenho Económico, Eficiência Governativa, Eficiência Empresarial e Infraestruturas.

A Porto Business School é a parceira exclusiva do IMD em Portugal para a recolha, análise e divulgação dos resultados nacionais.

O perfil de competitividade de Portugal e o report internacional completo podem ser descarregados AQUI


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Notícia anterior

Modelo de trabalho continua a ser decisivo na escolha de um novo emprego

Notícia seguinte

Cegid lança campanha com mote “Inteligentize o seu negócio”

Recomendamos

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Reformados e desempregados estão a voltar ao mercado de trabalho. Este projeto já ajudou 5.400 pessoas

8 de Setembro, 2026
O que é a nova “economia de competências humanas” que está a ganhar força com a IA?

“Adeus”, Mercer. A partir de agora, a marca passa a chamar-se Marsh

4 de Setembro, 2026
Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

3 de Setembro, 2026

De benefício a sistema: o caminho da Cachapuz rumo à certificação NP 4590

20 de Agosto, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Cegid lança campanha com mote “Inteligentize o seu negócio”

Cegid lança campanha com mote “Inteligentize o seu negócio”

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Reformados e desempregados estão a voltar ao mercado de trabalho. Este projeto já ajudou 5.400 pessoas

8 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');