Autora: Cláudia Vicente, Diretora geral GALILEU
Ainda a atravessar uma pandemia e com várias crises em mãos (geopolítica, económica, logística, climática/ambiental…), as organizações vivem momentos verdadeiramente desafiantes. A isto podemos juntar a transformação digital que, a um ritmo impressionante, traz novas tecnologias com um impacto considerável na sociedade, nos mercados, nas organizações e nos trabalhadores. Mas existem ferramentas que facilitam às organizações a navegação nestes tempos, ajudando a traçar e seguir caminho e a ultrapassar os desafios.
Tendo em conta o contexto, é fundamental empresas e líderes estarem preparados e capacitados para sobreviver, gerir e sobretudo agir dentro deste mundo volátil e cheio de incertezas. A par das estratégias delineadas, é importante a capacidade de traçar “estratégias emergentes”, focadas na reação rápida às mudanças, sabendo reagir com rapidez aos acontecimentos do momento.
A “gestão da mudança” é uma competência que pode ser fundamental tanto no processo de implementação de estratégias emergentes como para lidar com as mudanças do meio envolvente à organização ou mesmo para executar mudanças na organização. Saber gerir a mudança é estar preparado e ter um plano antecipado para fazer face às mais diversas ocasiões; as empresas que estejam capacitadas para operacionalizar a mudança terão sempre maiores probabilidades de serem bem-sucedidas no contexto organizacional atual.
No contexto que vivemos, para uma gestão da mudança ter sucesso deve ter como foco as pessoas, os colaboradores, identificando os principais pontos para as motivar e galvanizar, bem como os principais aliados e embaixadores da mudança.
Mas para chegar a bom porto, para traçar e acertar o caminho, é ainda necessária uma rápida e correta análise e interpretação de dados. Esta é crítica para ajustar estratégias, para uma tomada de decisão informada e sustentada, tendo impacto direto no sucesso das organizações. Ferramentas como o Power BI, permitem essa agilidade neste mercado volátil e dinâmico, de elevado volume de informação.
O sucesso desta viagem será tão maior quanto a capacitação dos trabalhadores para a mesma: é necessário desenvolver competências que permitam à organização e aos colaboradores – começando pela gestão e chefias – adaptarem-se, ajustarem-se e prosperarem neste contexto.
Artigo publicado na edição n.º 141 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2022.
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