Ricardo Vilhena, Diretor de Recursos Humanos da DPD
Quais foram as medidas tomadas na DPD devido ao surto da Covid-19?
A DPD Portugal implementou as recomendações da DGS assim que as mesmas foram definidas e comunicadas, mas adoptámos igualmente muitas outras, específicas da nossa actividade. Efectuámos alterações ao nosso plano de contingência e prevenção, sempre com o intuito de proteger os nossos colaboradores e os nossos clientes. Privilegiámos a comunicação diária com todos os nossos colaboradores. Como exemplo de ações implementadas, destacamos:
• Criámos uma Equipa de acompanhamento da situação do COVID-19, cuja missão é garantir que são tomadas, em tempo real, todas as decisões que assegurem o bem-estar dos nossos colaboradores, clientes e parceiros; Reunimos em conference call todos os dias, desde há mais de 15 dias.
• As viagens profissionais para todos os países foram proíbidas logo de ínicio, bem como o foram as reuniões com entidades externas. A participação em eventos externos, como formações, palestras ou seminários, foram suspensas, e cancelámos todos os eventos internos;
• Visando igualmente a redução significativa do possível risco de contágio, implementámos um regime especial de teletrabalho para todas as áreas administrativas da empresa, incluindo o nosso call center.
• Foram aquiridos e são permanentemente reforçados os stocks de equipamentos de proteção: luvas e máscaras; Estamos nesta fase a testar viseiras, por forma a substituir as máscaras. Adquirimos e reforçamos continuamente o stock de gel desinfetante para todas as estações e para todos os nossos Operadores de Distribuição, facultando embalagens para todos e para as viaturas;
• Dotámos as instalações de medidas excepcionais de prevenção, para utilização por colaboradores e visitantes, tendo sido reforçadas as equipas de limpeza e higienização em todos os locais de acesso público e privado;
• Facultámos instruções para os Operadores de Distribuição desinfetarem a viatura e os seus equipamentos;
• Procedemos a uma alteração dos horários de trabalho, por forma a que, na mudança de turno, não exista cruzamento dos colaboradores;
• Procedemos a alteração de procedimentos na entrega de encomendas, nomeadamente na aposição da assinatura que comprova a entrega;
• Todos os colaboradores que se mantenham a trabalhar fisicamente nas nossas instalações, assim como os visitantes, estão sujeitos a um procedimento diário de controlo da temperatura, com espaço de isolamento previsto em caso de se registar uma situação suspeita;
• No que se refere às recepções com atendimento ao público (Lisboa, São João da Talha, Alfena), as mesmas passaram a funcionar num horário ligeiramente mais reduzido, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Como está a funcionar a empresa?
A DPD Portugal está a funcionar a 100%, todos os elementos que têm condições para tele trabalho estão a operar a partir das suas casas e somente temos presencialmente os nossos Operadores de armazém e os nossos Condutores nas nossas instalações.
Sentem algum impacto no negócio? Tiveram um aumento ou diminuição da procura? Como estão a gerir essa mudança?
Como em todas as empresas onde a pandemia se tem alastrado de forma progressiva, também nós temos impacto no negócio. Assistimos a uma grande mudança, com quebras abruptas do canal B2B e com um crescimento no B2C, derivado do isolamento social imposto pelo Plano de Emergência.
Como está a ser garantida a segurança dos profissionais?
Conforme referido anteriormente, tudo foi assegurado de forma muito responsável. Desde a medição de temperatura obrigatória na entrada nas instalações, zonas de isolamento, equipamentos de Proteção, máscaras, luvas e gel à base de álcool, spray para desinfetar as carrinhas, reforço das equipas de limpeza nas instalações, alterações de procedimentos para proteger os colaboradores e clientes, ajustes nos horários de trabalho e nas recepções.
Como DRH, como está a encarar esta situação na sua empresa e quais são as suas principais preocupações neste momento?
Neste momento a principal preocupação são as nossas pessoas, garantir que todos cumprimos as indicações de segurança e que no final estaremos todos cá para retomar a normalidade. Desse modo louvamos o papel exemplar que os nossos colaboradores, nomeadamente quem está “na linha da frente”, os nossos Distribuidores e os nossos Operadores de Armazém, têm tido, ao garantir de forma segura, que todos os Portugueses continuam a conseguir aceder a bens de primeira necessidade, com entregas feitas porta a porta, assumindo deste modo um papel fundamental na sociedade. Outra das nossas preocupações, é o papel social que devemos prestar ao nosso país, ainda esta semana entregámos 1 tonelada e meia de material aos hospitais para o combate ao Covid -19, garantido desta forma que quem cuida dos pacientes está protegido. Esta também é a nossa missão.
Os postos de trabalho estão assegurados neste momento?
Mais do que nunca tudo está a ser feito para garantir a estabilidade dos nossos colaboradores, por isso tudo faremos para assegurar ao máximo a manutenção dos postos de trabalho.