É importante que não se esqueça da natureza entrelaçada do sucesso no local de trabalho. Para que seja bem-sucedido é necessário que a sua equipa seja também bem-sucedida. E para que tal aconteça, é preciso saber delegar tarefas.
Tomar decisões diárias faz parte da rotina de quem se encontra numa posição de liderança. Parte dessas decisões passa por saber delegar tarefas. Eis como o pode fazer com sucesso:
- Sempre que possível, dê ao colaborador uma tarefa completa
Se não puder dar ou delegar ao colaborador uma tarefa completa, certifique-se de que ele entende o propósito geral do projeto. Se possível, faça a ponte entre o colaborador e o grupo que está a gerir o projeto. Os membros da equipa contribuem mais eficazmente quando estão cientes do quadro geral. Ao dar ao colaborador uma visão geral completa, garantirá que ele se sente parte de toda a iniciativa.
- Certifique-se de que o colaborador entende exatamente o pretendido
Faça perguntas, observe o trabalho executado ou peça feedback ao colaborador de modo a ter a certeza de que as instruções foram compreendidas. Certifique-se de que partilha com o colaborador o significado dos objetivos e resultados desejados para cada tarefa delegada.
- Se já tem uma imagem do resultado que pretende, partilhe essa informação com o colaborador
Não «engane» o colaborador, fazendo-o acreditar que qualquer resultado serve – a não ser que seja isso que pretende. Se já tem uma imagem sobre o que é um resultado de sucesso para uma determinada tarefa, partilhe essa informação com o colaborador. É necessário que explique exatamente o que procura e que não submeta o colaborador a um processo de adivinhação.
- Identifique os aspetos principais do projeto e as datas em que deseja obter feedback sobre o progresso
Se deseja saber se o projeto delegado está no caminho certo, peça feedback ao colaborador. Isto vai permitir que também possa influenciar a direção do projeto e as decisões da equipa ou do colaborador. Se designar esse caminho crítico desde o início, os seus colaboradores ficarão menos propensos a sentirem-se observados «por cima dos ombros» a cada passo do caminho.
- Identifique, junto do colaborador, as medições que irá usar para determinar se o projeto foi concluído com sucesso
Se identificar como irá medir os resultados e partilhar isso com os colaboradores, haverá mais possibilidades de sucesso. Isto tornará o planeamento de desenvolvimento de desempenho mais mensurável e menos subjetivo.
- Determine com antecedência como irá agradecer ao colaborador, ou até recompensá-lo, pela conclusão bem-sucedida da tarefa
O reconhecimento reforça a autoimagem positiva do colaborador, bem como o sentimento de realização. Por isso, torna-se também importante agradecer ou recompensar o colaborador pelo bom trabalho.
Fonte: The Balance Careers
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