“Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. A minha arquitetura é baseada no GPT-3.5, uma abreviação de ‘transformador generativo pré-treinado 3.5.’ Pertenço a uma família de modelos de linguagem de Inteligência Artificial (IA) desenhados para compreender e gerar texto que se assemelha a texto humano, através de prompts ou inputs que me são atribuídos”.
O parágrafo escrito anteriormente foi feito pela versão pública ChatGPT. Perguntamos-lhe quais são as suas origens e ele escreveu-nos, de forma suscinta, todo o seu percurso inicial desde a sua criação, o seu propósito e a quantidade de dados que dispõe (cujo último treino remonta a setembro de 2021).
Em seguida perguntamos uma pergunta suscinta: Sendo tu um modelo de linguagem generativa, tens noção que não és o único e que existem outros como tu? Conheces algum?”. Eis o que ele respondeu:
“Não tenho conhecimento além do âmbito da informação que estudei até ao momento. Antes de ter sido encerrada a minha aprendizagem, já existiam outros modelos de IA, que surgiram antes ou ao mesmo tempo que eu. Mas devo referir que o campo da Inteligência Artificial está a crescer rapidamente. Novos modelos já devem ter sido desenvolvidos desde o meu último update”.
O ChatGPT, neste caso, pode não ter todas as respostas. Mas isso não nos impede de ir procurar outros programas de IA que podem ajudar o mundo dos Recursos Humanos.
Bard
Algum tempo depois da introdução do ChatGPT, surgiu o Bard, da Google. Tal como o ChatGPT, é um programa de IA Generativa que está disponível para impulsionar a produtividade dos utilizadores.
A grande diferença entre o Bard e o ChatGPT é a origem dos dados. Sendo que foi desenvolvido pela Google, tem acesso ao vasto número de dados disponíveis no motor de pesquisa. Neste momento, a ferramenta de Inteligência Artificial ainda está em período de pesquisa.
O Bard encontra-se disponível neste link.
Futurepedia
Futurepedia é um website dedicado a notícias e ferramentas associadas a Inteligência Artificial.
“Descubra as melhores ferramentas de IA para marketeers com facilidade. Desde marketing, geração de imagem e edição de vídeo”, explica o website. Plugins e outras ferramentas também são disponibilizadas com diferentes preços.
Pode aceder a Futurepedia através deste link.
Future Tools
Outro agregador de ferramentas é o FutureTools. Na página inicial, o utilizador do website pode colocar ou selecionar palavras-chave de forma a obter ferramentas específicas para um propósito (ex. SEO, Youtube, Edição de Video, etc.
O Future Tools pode ser acedido através deste link.
Calendly
Calendly é um software de Inteligência Artificial que automaticamente pode agendar reuniões de equipa, fazer a integração de horários em diferentes departamentos de uma empresa e implementar características de segurança avançadas.
Após a instalação do software, o Calendly vai ligar o calendário pessoal do utilizador e, a partir desse momento, cria links de agendamento com base no tempo e disponibilidade do utilizador.
O segundo passo que o Calendly consegue fazer é o agendamento de links baseados em diferentes tipos de eventos – desde conversas de Zoom de 15 minutos até reuniões de 30 minutos presenciais – e regras. Além destes passos, o Calendly permite ainda a gestão e integração de outros processos (como CRM, conferências de vídeo e até plataformas de envio). Conheça o Calendly aqui.
Atualmente, mais de 20 milhões de utilizadores, 100.000 empresas e 230 países empregam o Calendly
TestGorilla
A TestGorilla é uma empresa sediada em Amesterdão que tem repensado o processo de recrutamento. Substituindo o papel do currículo, um dos programas da TestGorilla desenvolveu um programa que permite aos potenciais empregados conduzir uma série de testes para determinar quais os melhores candidatos.
Este programa permite que empresas consigam determinar melhor quem pode pertencer a uma equipa, a empresa e o trabalho. Como resultado, empregados são contratados com base nas suas competências e personalidade em vez da sua proficiência no processo de recrutamento, permitindo a existência de equipas mais diversas. Conheça o TestGorilla clicando aqui.
Otter.ai
Uma das tarefas mais morosas que podem existir numa organização é a transcrição de reuniões. Foi para esta razão que surgiu o Otter.ai.
O Otter.ai é um assistente de reunião que consegue gravar o audio da reunião, escrever notas, captar automaticamente sliders e gerar sumários automáticos do que foi dito na reunião.
Caso queira descobrir mais sobre esta ferramenta, consulte através deste link o Otter.ai.
Curso introdutório de IA Generativo
De forma a melhorar a compreensão do ChatGPT, a Google Cloud desenvolveu um curso introdutório para Inteligência Artificial Generativa (IAG).
“Este é um curso introdutório para a aprendizagem mínima do que é a IAG, como é usada, e como se diferencia de outros métodos de machine learning. O programa também abrange como as Google Tools ajudam as pessoas a desenvolver as suas próprias aplicações de IAG”, explica a Google. O link para o curso pode ser consultado aqui.
O curso é gratuito e dura 45 minutos. Os utilizadores recebem um certificado digital no fim do curso.
Essenciais de carreira em IA Generativo
Outro exemplo de formação que permite aos utilizadores descobrir as competências necessárias para aplicar IAG na sua carreira podem ser encontradas no LinkedIn Learning. São cinco cursos que englobam os “Career Essentials in Generative AI”, resultado de uma parceria entre a Microsoft e o LinkedIn.
Nestes programas, que se focam nas ferramentas da Microsoft, os utilizadores podem aprender: o que é a Inteligência Artificial Generativa; a evolução e diferenças entre motores de pesquisa; agilizar trabalho com o Microsoft BingChat; ética na era da IAG; e a introdução a Inteligência Artificial.
Depois da conclusão do exame, os utilizadores têm direito a um certificado profissional da marca Microsoft. As formações podem ser consultadas através deste link.