A Abreu Advogados recebeu a distinção de Great Place to Work. Quais as vossas estratégias de atração e retenção de talento? Porque e como definiram esta estratégia?
Na Abreu Advogados, colocamos as pessoas no centro da nossa atuação. Acreditamos que apenas com funcionários felizes, envolvidos e motivados temos a possibilidade de crescer como empresa e de atingir os objetivos a que nos propomos. Numa altura em que estamos a celebrar 30 anos de história, acreditamos que devemos continuar a trilhar o caminho que estamos a fazer, tendo a perfeita noção dos novos desafios e tendências que afetam a atração e retenção de talento em todos os setores.
Como tal, procuramos desenvolver variadas iniciativas que contribuam, não só para um recrutamento justo e de qualidade, mas também um acompanhamento contínuo dos nossos funcionários, procurando desenvolver momentos de entreajuda e cooperação, que contribuam para um ambiente de trabalho seguro, produtivo e dinamizador.
Temos também valores muito claros no desenvolvimento da nossa atividade, que estão interligados com os pedidos e necessidades das novas gerações e que, como tal, definem um alinhar de expectativas no presente e futuro da carreira dos novos advogados e colaboradores. Valores como a sustentabilidade, diversidade e inclusão ou flexibilidade fazem parte do ADN da Abreu Advogados e orgulhamo-nos de aplicar estes valores em tudo o que fazemos.
Algumas das iniciativas que desenvolvemos:
- Projeto Olimpo: O Projecto Olimpo é um grupo alargado de elementos da Abreu Advogados, das mais variadas áreas, que tem como especial objetivo o pensar e analisar a atração e retenção de talento dentro da nossa sociedade, procurando olhar para as práticas e iniciativas que temos disponíveis, tal como olhar para o futuro e ver as mudanças do mercado, de forma a dar a melhor resposta possível no recrutamento, atração e retenção do melhor talento, seja nas áreas de Direito, como nas áreas de gestão da Abreu.
- Challenge Day: Iniciativa que dá a oportunidade a vários candidatos de conhecer e falar com advogados de várias áreas e resolver desafios relacionados com as suas competências técnicas e soft skills. Os candidatos que participam neste Challenge Day são também convidados para uma entrevista com os sócios, que posteriormente selecionarão os escolhidos para integrar a sociedade.
- Open Day: Uma iniciativa que, tal como o nome indica, consiste num Dia Aberto para estudantes finalistas da área do Direito, que terão a oportunidade de conhecer a nossa organização e toda a estrutura profissional que trabalha, todos os dias, para colocar o futuro em prática.
- Sustainability School: O Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados reúne um grupo selecionado de estudantes de direito para a aquisição de competências indispensáveis aos futuros advogados. Ao longo de uma semana, são proporcionadas várias iniciativas e formação e networking com advogados, líderes empresariais e impulsionadores da inovação digital sustentável, garantindo assim ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da profissão no setor da sustentabilidade.
- Happiness Hub: Área totalmente dedicada à promoção e acompanhamento ativo do bem-estar de todos os nossos colaboradores, através da monitorização e ações de suporte à cultura e clima organizacionais. Através de questões como o bem-estar, a felicidade e o equilíbrio, esta área pretende ser uma resposta integrada da sociedade de advogados na valorização das suas equipas.
Afirmam estar a definir um futuro diferente na prática da advocacia, que é um mercado bastante desafiante marcado pela precariedade. Que impacto é que esta estratégia de retenção de talento está a ter para a Abreu Advogados? Que métricas podem partilhar connosco?
Não generalizaria ao dizer que o mercado da advocacia é precário. Acredito que as sociedades de advogados portuguesas encontraram modelos que asseguram uma estrutura segura e organizada, com áreas de gestão e suporte altamente profissionalizadas e multidisciplinares, permitindo que os advogados consigam ter acesso a variadas ferramentas para desenvolver melhor a sua atividade e responder aos seus clientes com um serviço de excelência. Este tipo de estrutura, aplicado e aperfeiçoado na Abreu Advogados, garante que a nossa atividade possa ser melhorada com uma grande aposta no desenvolvimento humano e com um caminho claro de crescimento e adaptação ao mercado. Sabemos, porém, que este tipo de estrutura de negócio não está disponível para todos os advogados, que trabalham individualmente, e cujos custos inerentes ao desenvolvimento do seu negócio podem ser incomportáveis em casos específicos.
A nível de atração, qual o nível de atratividade da Abreu Advogados neste momento?
Temos uma perceção clara de que a Abreu Advogados é uma sociedade reconhecida no mercado pelo trabalho que desenvolve diariamente. O nosso trabalho diário, que passa pela presença em Feira de Emprego, pelos múltiplos processos de recrutamento e seleção e também pelas opiniões expressas pelos nossos advogados e colaboradores, entre outros, explicita que a Abreu é vista como uma empresa de excelência, que garante boas condições de trabalho e possibilita uma progressão de carreira clara, com critérios bem definidos de crescimento e valorização pessoal e profissional.
A marca Abreu encontra-se também associada a valores muito apreciados pela generalidade das pessoas e que já foram mencionados anteriormente, garantindo assim uma maior identificação e valorização do trabalho que queremos continuar a fazer. Esta atratividade está espelhada no facto de termos sido, mais do que uma vez, referidos como o escritório mais atrativo para estagiar pelos estudantes de direito portugueses ou mesmo pela quantidade de candidaturas espontâneas que recebemos todos os dias por email e mesmo LinkedIn.
Em 2022, integrámos 14 estagiários e recebemos centenas de candidaturas espontâneas, quer por e-mail quer via LinkedIn. A Abreu tem crescido por duas vias: orgânica e “lateral hirings”. O crescimento orgânico é realizado através da integração de recém-licenciados em Direito, aos quais garantimos um acompanhamento adequado para se preparem para o exame da Ordem dos Advogados.
No final do estágio, integramos a maioria destes novos advogados e proporcionamos-lhes um percurso de aprendizagem adequado ao início das suas carreiras na advocacia.
Por outro lado, A Abreu Advogados faz um acompanhamento individualizado dos seus advogados, propondo-lhes e comparticipando o seu desenvolvimento ao longo da carreira, seja através do acesso a formações adequadas a cada momento da carreira, seja através da participação em assuntos complexos e diversificados que lhes possibilite trabalhar e aprender com advogados mais experientes. O que valorizamos são boas pessoas, empenhadas, que tenham um mindset de aprendizagem constante, que gostem de desafios e que se adaptem às mudanças constantes que o mundo, o mercado e o nosso setor impõem.
Qual a política salarial da empresa atualmente e como se distinguem no mercado?
As políticas salariais estão intimamente associadas ao desempenho individual dos colaboradores e do escritório. Este sistema alicerçado na meritocracia e na coresponsabilização de todos com os resultados do escritório distingue-nos da generalidade das empresas. Para além disso, os benefícios disponibilizados a todos (e não só para advogados) são igualmente um fator diferenciador no nosso setor.
O nosso plano de integração e desenvolvimento de carreira apresenta um grande número de benefícios que estão em linha com as melhores práticas no nosso setor, nacional e internacional, e que contribuem para um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Benefícios esses que promovem a meritocracia, num ambiente inclusivo e diverso que acompanha e promove percursos de valorização profissional e opções de carreira desenhados à medida de cada um dos nossos advogados ou colaboradores.
Para além de benefícios financeiros e de desempenho, temos sido pioneiros na implementação de benefícios acessíveis a todos os nossos colaboradores, onde destaco: um programa de flexibilização de horário para fazer face a desafios pessoais temporários; consultas médicas e de nutrição no escritório; ou, ainda, a promoção da saúde mental, área de grande importância no nosso setor, através de iniciativas como consultas de psicologia ou o acesso a sessões de coaching para desenvolvimento pessoal e de carreira.
Porque e como definiram esta política? Quais os vossos objetivos?
Os objetivos da Abreu passam por atrair os melhores colaboradores, proporcionar-lhes uma experiência profissional enriquecedora (através da aquisição de conhecimentos e competências) e proporcionar-lhes uma carreira em que se sintam reconhecidos, valorizados e premiados pelo seu desempenho e mérito. Acreditamos que, apenas desta forma, conseguimos continuar a desenvolver a nossa atividade, com o foco nos nossos clientes, mas também na motivação e valorização dos nossos colaboradores. Uma política de recursos humanos dinâmica e inovadora faz parte da nossa estratégia e queremos continuar a auscultar os nossos colaboradores e o mercado, para que apostemos cada vez mais em profissionais felizes, exigentes e profissionais, que procurem, todos os dias, colocar o futuro em prática.