De acordo com os dados publicados pelo INE, a Taxa de Desemprego voltou a aumentar em janeiro, situando-se agora nos 7,1%. Face ao mês de dezembro de 2022, este aumento foi de 0,3 pontos percentuais- em janeiro havia 374,8 mil desempregados (uma subida de 5,5% face a dezembro).
Este aumento consecutivo consagra, assim, janeiro como o mês com maior taxa de desempregados registada desde novembro de 2020, em que esta se situava nos 7,3%.
O desemprego jovem também não dá sinais de desacelerar e está. O gráfico que compreende pessoas entre 16 e 24 anos tem vindo a crescer nos últimos quatro meses: em outubro era de 17,9%, tendo aumentado para 19,1% em novembro e 19,2% em dezembro, tendo agora alcançado os 20,5%. Em relação ao período homólogo, o desemprego jovem aumentou também, mais precisamente de 0,1 pontos percentuais. No primeiro mês do ano, 76,6 mil jovens encontravam-se em situação de desemprego.
População ativa regista subida
O primeiro mês do ano registou também uma subida da população ativa. O aumento foi de 0,8% face ao mês anterior. Este valor está, também, em crescimento há três meses consecutivos, e traduz-se em 5.267,5 mil pessoas.
Os dados referentes à população ativa mostram, ainda, que em janeiro havia 2.629,7 mil mulheres em e 373,8 mil jovens em idade ativa.