Que balanço faz do seu percurso na LLYC?
Nestes últimos sete anos estive focado em implementar e desenvolver a presença da LLYC em Portugal, com uma equipa fantástica que fica agora sob a responsabilidade da Marlene Gaspar, uma excelente profissional e pessoa que fez parte deste percurso de sucesso que temos vindo a desenvolver.
Acho que ao longo destes anos conseguimos implementar uma marca forte, uma oferta que se destaca pela permanente inovação e procura pela excelência, e uma equipa com competências diversas da comunicação, marketing e Public Affairs com capacidade de compreender os desafios de negócio dos nossos clientes e desenhar soluções que os ajudem a atingir os seus objectivos. Como, em parte do meu tempo, me mantenho fisicamente no escritório da LLYC em Lisboa, terei a oportunidade de continuar a acompanhar de perto o crescimento da nossa equipa e do nosso negócio nesta operação. Estou certo de que os próximos sete anos serão ainda melhores.
Quais as principais conquistas que destacaria neste percurso?
O nosso foco passa pelo crescimento e a evolução permanente das nossas competências de forma a darmos resposta aos desafios de comunicação e reputação cada vez mais complexos dos nossos clientes.
Desde 2015 crescemos muito, a empresa é hoje 4 vezes maior do que era nessa data, tanto no que toca ao nosso capital humano, como no que toca às nossas áreas de especialidade e aos serviços que oferecemos aos nossos clientes. O facto de dois destes anos terem sido sob o contexto de pandemia obrigou-nos a acelerar processos que já tínhamos em mente e a adaptarmos as nossas equipas e metodologias a um regime de trabalho híbrido e flexível, que mantemos e iremos ajustando de forma a termos o melhor equilíbrio entre as necessidades das equipas, dos clientes e de cada um individualmente.
A capacidade de reunir equipas multidisciplinares com valências criativas, estratégicas e operacionais em temas tão diversos como engagement, talento, deep digital business, public affairs, crise ou comunicação corporativa e financeira é algo que nos tem distinguido.
Destacaria ainda a nossa entrada em bolsa em 2021 que nos permitiu acelerar a nossa aposta na integração de tecnologias exponenciais no portefólio de serviços, realizar aquisições de valor para continuar a incluir capacidades que contribuam para consolidar o posicionamento diferencial do Grupo, estabelecer parcerias estratégicas para entrar em novas áreas geográficas e impulsionar o crescimento orgânico acima do mercado, o que atuará como base da nossa expansão e capacidade de investimento.
O que o levou a aceitar a direção global de talento e tecnologia da LLYC?
Temos uma cultura de empresa que nos faz gostar de sair da zona de conforto e abraçar novos desafios. Esta possibilidade surge quando temos um negócio sólido e sustentável em Lisboa e uma grande equipa pronta a crescer. Por outro lado a LLYC está toda ela num processo de expansão e de evolução do nosso modelo organizacional onde o Talento e a Tecnologia são eixos determinantes pelo que podemos dizer que é um desafio muito aliciante no momento certo.
Ao longo da minha carreira como comunicador sempre tive um interesse pelas disciplinas de gestão sendo que a gestão do Talento é uma das áreas chave, pois, como em todas as empresas, somos feitos em primeira instância por pessoas e, portanto, é fundamental que nos consigamos posicionar como uma empresa atrativa para trabalhar e onde os colaboradores têm oportunidade de aprender e de crescer profissionalmente.
Já no que toca à área de tecnologia, a transformação digital é um dos desafios do mundo empresarial e está no centro da evolução da nossa organização. Neste novo desafio espero ter um impacto positivo na nossa área tecnológica, na procura de soluções que melhorem a nossa produtividade e eficiência, sempre com elevados parâmetros de cibersegurança. Atualmente, as empresas têm de ser capazes de antecipar tendências e desafios nesta área para conseguirem proteger-se ante as eventualidades, mas também apresentar sugestões disruptivas e estratégicas aos seus clientes.
Ao abraçar este novo cargo, quais as suas expectativas?
A primeira expectativa é de aprender! Vou juntar-me a uma equipa que tem mais de 50 profissionais em 12 países e com competências técnicas muito fortes. Quero ajudar estas áreas a estarem alinhadas com a estratégia da LLYC e serem enormes contribuidores para o nosso sucesso como empresa. A nova estrutura de gestão global da empresa permite-nos estar mais preparados para enfrentar os desafios e a agenda de forte crescimento a que nos propusemos e centrar a nossa estratégia nos nossos clientes e no impulso comercial.
A LLYC foi distinguida recentemente com a certificação “Great Place to Work”. O que é que, na sua opinião, motivou esta distinção? Que boas práticas é que a LLYC tem implementadas que lhe permitiram receber esta certificação?
A certificação do Great Place to Work confirma a nossa visão de criar um ambiente profissional que permita ter os melhores talentos e desenvolver as melhores equipas.
Graças ao que hoje somos, as nossas operações receberam este selo de qualidade, o que nos posiciona interna e externamente como um excelente local para trabalhar.
Mas sabemos que não podemos parar e que temos de continuar a ser capazes de evoluir e alinhar o propósito da organização com o das nossas equipas. Este tipo de certificações também nos permite identificar o que é mais valorizado e as áreas de melhoria possíveis para continuar a enriquecer a experiência LLYC e para nos desenvolvermos enquanto empresa e profissionais.
Para efeito desta atribuição os colaboradores avaliam cinco áreas: credibilidade, respeito, equidade, orgulho e coesão.
No caso da LLYC os colaboradores destacaram, sobretudo, as pontuações de orgulho e equidade, o que muito nos orgulha, porque demonstra e reforça o voto de confiança que nos é depositado todos os dias pelas nossas equipas.
Enquanto, agora, Diretor Global de Talento e Tecnologia, que estratégias já tem em mente para implementar no que concerne à gestão de talento na empresa?
A gestão do talento e a transformação digital da organização são prioridades estratégicas da LLYC e já vêm com projectos em curso com desenvolvimentos relevantes. O nosso objectivo é consolidar o que já está implementado, pois vamos ter uma agenda forte de crescimento, e evoluir os pontos que são essenciais para termos uma vantagem competitiva no futuro. Temos a ambição de ser um empregador aspiracional para o melhor talento, liderando na diversidade e inclusão, e permitindo o crescimento profissional com um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Tudo isto suportado nos melhores sistemas tecnológicos que nos permitam ser mais inovadores, eficazes e eficientes, sempre assegurando a segurança digital do nosso entorno profissional.
Quais as prioridades e objetivos de gestão de pessoas da LLYC para 2023?
Temos um plano de crescimento ambicioso pela frente e para o alcançar vamos focar-nos em três grandes eixos: em primeiro lugar, continuaremos a apostar no desenvolvimento dos líderes seniores que estão em posições de direção; em segundo lugar, continuaremos a incorporar os melhores profissionais nos perfis-chave que queremos reforçar; por último, com o programa Challengers, que lançámos em 2022, queremos acelerar o crescimento dos profissionais mais jovens, que estão nas categorias de início de carreira e que serão os consultores que irão enfrentar os desafios dos clientes nos próximos anos. O nosso empenho em construir carreiras a partir destas categorias iniciais, ao longo dos anos, tem feito com que a maioria dos nossos gestores a nível mundial seja proveniente de carreiras internas.