Este ano letivo, a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM abraçam um novo modelo académico de nome Experiential Learning Hyflex. Este novo modelo de ensino é uma combinação entre as aulas presenciais, que se mantêm fulcrais, com as aulas à distância e a digitalização dos conteúdos, de modo a dar resposta a esta realidade atual.
Esta aliança entre estas duas formas de ensino vem garantir aos estudantes uma experiência imersiva, que funde as aulas presenciais a uma componente tecnológica. Por outro lado, existe ainda uma personalização da aprendizagem, consoante os diferentes ritmos e necessidades dos estudantes.
Este novo formato é assente no princípio de “problem-based learning”, que coloca o estudante na posição central e o prepara para o mercado de trabalho, através de princípios de qualidade, internacionalização, tecnologia e aproximação às empresas. O objetivo é que os estudantes se tornem no futuro profissionais globais competentes.
Assim, o Experiential Learning Hyflex combina o conhecimento humano e a tecnologia mais avançada, sendo flexível e personalizado. De acordo com Francisco Teixeira, Diretor-Geral, “Com a introdução do modelo académico Experiential Learning Hyflex pretendemos distinguir-nos, ainda mais, pela oferta académica inovadora e de referência, que aposta na autonomia do estudo, nas aulas flexíveis e na possibilidade de os estudantes usufruírem de conteúdos exclusivos que estarão permanentemente disponíveis através do seu telemóvel ou computador, em qualquer lugar”.
Para que isto seja possível, a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM prepararam tecnologicamente os seus Campus em Lisboa e no Porto.