Entrevista publicada na RHmagazine de março/abril de 2021
O WYgroup é uma holding de sete empresas distintas – Bliss, Bloomcast, By, Fever, Performance Sales, NERVO, White – nas áreas de Criatividade, Design & Tecnologia e Media & Data.
A celebrar agora 20 anos, tem vindo a crescer de forma sustentada, contando hoje já com mais de 320 pessoas, e continuando a apostar no recrutamento de talento, sempre com os olhos postos no futuro. Falámos com Rita Baltazar, cofundadora e partner do WYgroup.
A vossa especialidade são soluções de Customer Experience, ou seja, garantem que o consumidor tenha a melhor experiência possível na interação com uma marca. Internamente, com os vossos colaboradores, aplicam a mesma ideia com uma forte cultura interna, certo?
A nossa identidade e o nosso foco estão orientados para o Customer Experience, onde nos assumimos como designers de experiências. Combinamos o toque humano com a tecnologia, a criatividade e a inovação.
Tudo o que fazemos é suportado por uma forte cultura interna, que se transmite em todos os níveis da nossa estrutura, e que tem vindo a ser a nossa aposta ao longo dos anos.
É, para nós, condição essencial a otimização de uma experiência que promova o bem-estar físico e psicológico, bem como um working space e ações que visem o crescimento e desenvolvimento de todos os nossos colaboradores.
Investiram na criação de umas instalações fabulosas com vista para o mar em Oeiras que refletem esta cultura…
Acreditamos num futuro de trabalho híbrido, flexível e ágil, mais humanizado, adaptado a várias tarefas e estilos. Há 3 anos, idealizámos a nossa Casa de Praia que agora se concretiza num experience hub de cerca de 2000m2 de frente para a praia de St. Amaro de Oeiras. Uma casa pensada para todos, que privilegia a experiência positiva dos colaboradores in loco, o seu bem-estar, o conforto, a sustentabilidade e a interação, e onde se recebe de braços abertos – como em nossa casa.
Demos lugar a zonas colaborativas com a conceção de espaços de coworking, um anfiteatro, salas para reuniões e calls, salas de vídeo broadcast, phone booths e sleeping spot. Foi inspirada no nosso ecossistema – o mar, a criatividade – e orientada à promoção de um estilo de vida sustentável, onde escolhemos materiais naturais, considerámos a acústica, e deixámos entrar a luz natural e uma vista imbatível de mar com janelas a todo o comprimento, inspirando quem trabalha no lounge, com sofás, bancos e camas suspensas, e outros elementos de decoração pensados ao detalhe. Temos mesas corridas, que fazem lembrar as mesas onde se reúne uma família, e um passadiço de praia ao longo dos 110 metros de open-space.
Esta casa é representativa da nossa cultura e identidade, preparada para a aprendizagem, o crescimento e a partilha de saber. Uma casa que, acreditamos, manterá todo o talento incrível que temos in-house, e que ainda mais se juntarão a nós.
Estavam a terminar as novas instalações quando entrámos no confinamento e no teletrabalho. Como integraram esta nova realidade com umas instalações pensadas para o trabalho presencial?
Num contexto pandémico, fomos forçados a repensar holisticamente o nosso modelo de trabalho. Sabemos que são as relações que criamos e moldamos, baseadas nos valores do talento, da energia, do trabalho e da integridade, que dão origem ao crescimento e ao sucesso consolidados do grupo e que têm impacto continuado na cultura colaborativa. E somos, por definição, «Shaped by Curiosity», curiosos que instintivamente desafiam as normas, impulsionam ideias inovadoras e incentivam o pensamento empreendedor e visionário. Este espírito entusiasta, de querer saber, fazer, experimentar e conhecer mais, faz parte de nós. Pelo que a reinvenção desta cultura coletiva em home office, que exigiu uma adaptação em tempo record, foi desafiante, porque o nosso dia a dia, e principalmente o processo criativo, se alimenta de um processo colaborativo intenso, até aqui físico e próximo.
De forma imediata, adaptámos as boas práticas de liderança a um mundo digital. Houve um trabalho fundamental de gestão de expectativas e contacto constante com os nossos colaboradores, privilegiando a flexibilidade, empatia e compreensão, mas também uma comunicação fluida e transparente, sem bloqueio de informação sobre a adaptação organizacional a uma nova realidade.
Damos importância ao feedback frequente, identificando como cada um pensa e se sente na sua Employee Journey, para podermos, cada vez mais, concretizar melhorias nos processos de desenvolvimento e cultura de cada um.
O que mudaram na relação com e entre colaboradores?
Não deixámos de aprender, não deixámos de acolher bem, não deixámos de celebrar, nem deixámos de comunicar genuinamente! Adaptámo-nos criativamente ao formato digital com sessões estratégicas e de formação, fizemos vídeos-surpresa de agradecimento e não deixámos passar em branco os dias que sempre se celebraram. Uma inauguração virtual da «Casa de Praia», sessões streaming de «Ask me Anything» e os emails da liderança, quase diários, serviram para comunicar transversalmente a todas as equipas.
Novas conquistas, mensagens para agradecer empenho, reconhecer e felicitar, partilha de tips, lembrar a importância de comer saudável e fazer exercício, motivar o e-learning ou outros hobbies, curiosidades, memes ou mesmo um bocadinho de história – tudo foi mote para nos mantermos disponíveis, reforçando sempre que estamos juntos nisto e que estamos todos a dar o nosso melhor. São mensagens simples, mas que carregam um peso enorme no acompanhamento e incentivo de cada um no WYgroup.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!