A SEAT bate recorde histórico de vendas em 2018 e alcança a liderança de vendas em Espanha e o maior volume da sua história na Alemanha, Reino Unido, Áustria, Suíça, Israel e Marrocos.
As vendas da SEAT voltaram a disparar em 2018 para um total de 517.600 veículos, mais 10,5% do que em 2017 (468.400). Este resultado representa o maior volume de vendas nos 68 anos de história da SEAT, superando o anterior recorde do ano 2000 (514.800 automóveis).
Em 2018, a SEAT conquistou o sexto ano consecutivo de crescimento das vendas e atravessa uma fase positiva sem precedentes. Desde 2012, as vendas da SEAT cresceram mais de 60%. Em dezembro, a SEAT entregou 25.300 automóveis, -23,1% face ao período homólogo de 2017 (33.000).
O presidente da SEAT, Luca de Meo, destacou que “o recorde de vendas comprova o sucesso da nossa estratégia e dos modelos da ofensiva de produto que iniciámos em 2016. Pelo segundo ano consecutivo, obtivemos um crescimento a dois dígitos, um resultado pouco frequente na indústria automóvel. A confiança dos clientes e os resultados financeiros positivos que estamos a obter permitem-nos enfrentar de forma otimista os desafios que se colocam ao setor. A SEAT quer ser um ator relevante na nova era do automóvel”.
Resultados sem precedentes em mercados-chave
O recorde histórico de vendas da SEAT assenta no crescimento a dois dígitos em cinco grandes mercados europeus. A Alemanha lidera as vendas da SEAT e bate, pelo segundo ano consecutivo, o seu recorde, com 114.200 veículos vendidos (+11,8%). Em Espanha, a SEAT cresceu solidamente, aumentando as entregas de novos veículos em 13,2%, para 107.800 unidades, conquistando assim a liderança do mercado. Além disso, o Leon e o Ibiza são dois dos veículos mais vendidos em Espanha. A empresa automóvel também obteve o seu melhor resultado histórico no Reino Unido, o terceiro mercado em volume para a marca, depois de crescer 12,0% (62.900 automóveis vendidos).
Em França, o crescimento é ainda mais positivo (31.800; +31,3%) sendo este um dos mercados com maior percentagem de crescimento. Em Itália, a marca espanhola mantém um sustentado crescimento de 10,9% face a 2017 alcançando um total de 20.000 veículos em 2018.
Além da Alemanha e do Reino Unido, a SEAT também obtém o melhor resultado de vendas da sua história na Áustria, onde cresce 5,3% (18.400 veículos) subindo ao quinto lugar no ranking de matriculações; Suíça (10.700 automóveis, +3,3%), Israel (9.000; +2,2%) e Marrocos (2.100; +5,2%). Na Europa, a SEAT também avança de forma robusta em mercados como Portugal (9.600 veículos; +16,7%), Bélgica (9.500; +24,4%) e Países Baixos (8.900; +16,3%). O crescimento mais destacado registou-se na Argélia, onde a SEAT comercializou 18.500 veículos (2017: 5.100). Em 2018, a SEAT iniciou a montagem do Leon, do Arona e do Ateca na fábrica argelina de Relizane, juntando-os ao Ibiza, um modelo que é montado na Argélia desde meados de 2017.
O ano de 2019 também trará outras novidades, que o construtor revelará durante os próximos meses, como a apresentação da quarta geração do SEAT Leon.