As ofertas de emprego atraem centenas de candidaturas e por isso, é essencial, que os currículos se destaquem cada vez mais. De acordo com a Hays, Grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados, para que isso aconteça os profissionais terão que responder a três questões no currículo:
1 – Porque é que está interessado neste trabalho, empresa e setor?
Quem analisar o currículo irá tentar perceber se o candidato está realmente interessado na oportunidade. O empregador irá analisar as palavras que o profissional utiliza para se expressar, irá procurar sinais que indiquem interesse genuíno e, se não os perceber, provavelmente poderá assumir que é uma candidatura para várias empresas. Por isso, antes do candidato adaptar o currículo para a oportunidade específica, terá que realmente pensar na verdadeira razão pela qual gostaria de trabalhar para aquela empresa. Poderá expressar interesse por alguma tarefa em particular, pela missão da empresa, pelo setor ou até mesmo pela progressão de carreira que a empresa poderá oferecer.
2 – O que poderá acrescentar à empresa?
Quando um empregador coloca uma oferta, este sabe as necessidades especificas para a função. Portanto, ao ler o currículo, procurará evidências claras do valor que o candidato traria para a função e organização. Uma ótima maneira de fazer isso é atualizar a seção do histórico de emprego. Ao fazer isso, é essencial colocar o valor real que o profissional acrescentou a cada função em que esteve, e descrevê-la, em vez de referir simplesmente os cargos anteriores.
3 – Qual é o seu atual e futuro potencial?
À medida que o mercado laboral evolui, o potencial tem vindo a ser um indicador muito comum na avaliação da adequação de um candidato. Portanto, o primeiro passo é evidenciar claramente o atual potencial – no que o candidato é bom agora e se seria capaz de fazer o trabalho em questão. O empregador precisa de chegar ao final do currículo sem qualquer dúvida de que o candidato seria capaz de fazer o trabalho e fazê-lo bem. O candidato poderá ainda incluir o link do perfil do LinkedIn e portfolios de trabalho online, para que se crie uma melhor e maior imagem das suas atuais competências. Para mostrar o futuro potencial, o profissional poderá escrever quais são as suas futuras ambições ao fazer ligação com esta nova oportunidade.
É essencial que os profissionais pensem quem é o público-alvo que irá analisar o CV e quais são as informações mais importantes para eles. Só assim se poderão destacar num mercado dinâmico.