Siga estas dicas para que a sua próxima discussão de ideias em grupo entregue resultados reais e tangíveis!
Quando vemos a palavra «brainstorm» ou outro sinónimo no assunto de um email, a reação instintiva, para grande parte das pessoas, é um ligeiro pânico. Um bom brainstorm requer uma base sólida, para que não se torne num debate descontrolado e sem sucesso.
Segundo Duncan Wardle, antigo vice-presidente de inovação e criação da The Walt Disney Company e atual fundador da empresa de consultoria criativa iD8 & innov8, estas são as quatro técnicas às quais poderá recorrer para organizar uma boa sessão de brainstorm:
- Defina o tom da reunião
A maneira como se comporta irá definir também a posição e os comportamentos dos outros em resposta. O termo «brainstorm» nem sempre traz o espírito certo: para muitos, significa uma reunião improdutiva e não estruturada. Por isso, recorra a outra expressão ou denominação, por forma a introduzir uma mentalidade diferente.
- Alimente ideias com o poder do «Sim, e…»
A resposta «não, porque…» é uma resposta condicionada que pega em grandes ideias e as torna menores ou obsoletas. Se mudar a resposta para «sim, e…» e mantiver uma mente aberta, mostrará que está a ouvir e evita que os membros da equipa parem de participar por falta de impulso.
- Inclua uma pessoa de fora na reunião
Duncan Wardle implementou esta técnica ao introduzir numa das sessões de brainstorming para ideias de arquitetura de restaurantes na Disneylândia de Xangai uma jovem chef chinesa. O objetivo era motivar a equipa de Disney Imagineers, que eram principalmente homens com mais de 50 anos, a pensar de forma diferente. Duncan Wardle integrou na reunião uma pessoa de fora, cujos critérios de sucesso não estavam vinculados à equipa, uma vez não haver, por parte da jovem, um conhecimento prévio do trabalho do departamento. Isto leva a que sejam levantadas questões e ideias novas e diferentes, que levam a equipa a considerar e a pensar além do óbvio e do habitual.
- Otimize o brainstorm virtual
Mesmo que a sessão de partilha de ideias tenha de ser feita por via digital, isso não significa que não possa ser uma sessão produtiva. Trabalhe em criar um ambiente digital que incentive a participação da equipa, bem como o envolvimento e colaboração.
Fonte: Fast Company
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!