Consciente de que o bem-estar dos colaboradores impacta diretamente os índices de performance e os resultados da organização onde trabalham, a CEGOC – empresa líder em transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, apresenta o white paper: “8 Ideias para melhorar o seu bem-estar no trabalho e na vida pessoal”.
O documento ajuda a analisar e a contornar os vários obstáculos (stress, problemas de comunicação e gestão de tempo, conflitos, questões de desempenho…) que nos impedem frequentemente de trazer mais harmonia e realização à nossa vida pessoal e profissional.
O white paper destaca 8 ideias para um maior equilíbrio pessoal e profissional:
- Começar o dia de forma eficiente | Como planear o dia com antecedência, priorizar as demandas, evitar distrações, subdividir as tarefas mais complexas e realizá-las no melhor horário possível (cronobiologia).
- Dizer não ao stress | Como aceitar e lidar com o erro e as limitações humanas, pedir ajuda aos outros, gerir o tempo sem precipitações, evitar desgastes desnecessários e aprender a dizer “não” sem sentir necessidade de estar constantemente a tentar “agradar” os demais.
- Relaxar | Como regular o ritmo cardíaco, melhorar a concentração e incrementar o desempenho através de exercícios respiratórios, posturas de Ioga ou pausas que ajudem a libertar a ansiedade, a fadiga e as sobrecargas emocionais.
- Aprender a negociar | Como construir relacionamentos saudáveis, construtivos e duradouros, identificar interesses comuns com interlocutores, objetivos, constrangimentos, assim como as soluções win-win possíveis.
- Deixar de procrastinar | Como levar a cabo tarefas enfadonhas e com pouco valor acrescentado, estipular prazos para completá-las, automatizá-las, dividi-la em sub-tarefas e formas de recuperar energia e motivação.
- Melhorar a comunicação | Como definir objetivos de comunicação, necessidades do público-alvo e níveis de atenção, treinando a voz, o discurso, a postura e a linguagem corporal, mesmo à distância.
- Evitar conflitos | Como reverter a situação de conflito em apenas 3 etapas, segundo Steeve Karpman (autor do conceito “triângulo dramático”): reconhecer os factos, compreender o impacto das ações, e criar esquemas e prevenção conflitos futuros.
- Ter confiança em si mesmo | Como aprender a expressar-se, interagir sem tensão, gerar colaboração e confiança, assim como valorizar os pontos fortes das pessoas e equipas para promover o seu desempenho, a sua produtividade e os seus resultados.
Catarina Correia, Head of Marketing & Communication na CEGOC, contextualiza a relevância deste white paperexplicando que “muitas vezes, na tentativa de trazermos mais harmonia e realização à nossa vida pessoal e profissional, por vezes o mais difícil é mesmo encontrarmos o equilíbrio certo. No entanto, podemos ser mais bem-sucedidos nesta missão se dermos um passo atrás e analisarmos os vários obstáculos que bloqueiam o nosso ‘eu’ (a nível físico, emocional, social, entre outros). Este white paper dá-nos várias pistas sobre como melhorar o nosso bem-estar diário em casa e no trabalho com ajuda de 8 sugestões muito práticas e fáceis de implementar no dia a dia.”
Quer conhecer estas 8 ideias de bem-estar pessoal e profissional em detalhe?
O white paper “8 Ideias para melhorar o seu bem-estar no trabalho e na vida pessoal” está disponível para download gratuito no website da CEGOC.