Estudo concluiu que, apesar de 81% dos profissionais de TI reportar maior stress devido à Covid-19, outros 87% veem a situação como uma oportunidade.
A pandemia colocou uma grande pressão sobre os profissionais de TI, que são responsáveis pela aceleração do ritmo da transformação digital das suas organizações, por forma a garantir a continuidade do negócio.
O estudo global “The Agents of Transformation”, realizado pela AppDynamics, concluiu que 95% dos inquiridos alterou as suas prioridades tecnológicas como consequência da pandemia.
Este estudo revela como os departamentos de TI estão a facilitar o teletrabalho dos colaboradores, garantindo a disponibilidade de redes e aplicações e reforçando a segurança, ao mesmo tempo que assumem novas funções e responsabilidades.
Stress tecnológico
81% dos profissionais de TI afirma que a Covid-19 colocou os seus departamentos sob a maior pressão tecnológica que alguma vez haviam enfrentado:
- Seis em cada 10 (61%) sentem mais stress no trabalho do que nunca
- A grande maioria (64%) afirma realizar tarefas e atividades que antes não eram da sua responsabilidade
Acelerar a digitalização
66% dos inquiridos confirma que a pandemia expôs as falhas das suas estratégias digitais, criando a necessidade urgente de acelerar os programas de transformação digital, cujas orientações datavam, em muitos casos, já de há vários anos:
- 74% dos consultados afirma que os projetos de digitalização, que normalmente demorariam mais de um ano a ser aprovados, foram-no agora em poucas semanas
- 71% assinala que conseguiu implementar projetos de transformação digital em meras semanas, ao invés de meses ou anos
Dar prioridade à experiência do cliente
88% dos profissionais de TI considera a experiência digital do cliente como a sua prioridade tecnológica primordial. No entanto, não contam com os recursos necessários para realizar esta mudança de prioridades: oito em cada 10 não podem oferecer uma experiência ótima ao cliente devido à falta de visibilidade sobre o desempenho das suas soluções tecnológicas.
Os principais problemas identificados nesta pandemia são:
- A gestão dos picos de tráfego do website (81%)
- A falta de visibilidade e compreensão unificada sobre o desempenho das soluções tecnológicas e o seu impacto nos clientes (80%)
- A gestão do tempo médio de resolução com um departamento de TI remoto (70%)
Exigência de recursos e apoio
Os profissionais de TI exigem às suas organizações apoio e recursos específicos para fazer frente aos desafios que se lhes apresentam. 92% considera que o fator mais importante é ter visibilidade e compreensão do desempenho das TI e o seu impacto nos clientes. Outras áreas fundamentais para as quais reivindicam apoio são:
- Metas e objetivos claros (90%)
- Dados em tempo real (89%)
- Autonomia e responsabilidade (88%)
- Liberdade para experimentar e assumir riscos (87%)
Oportunidade
Apesar da pressão sentida, 87% dos profissionais de TI considera esta situação como uma oportunidade para demonstrar o seu valor na empresa. Oito em cada 10 (80%) afirma que a resposta dada pelas suas equipas durante a pandemia alterou positivamente a perceção das TI dentro da empresa.
Ainda assim, para melhor guiarem as suas organizações durante a crise, necessitam de ter acesso aos dados e maior visibilidade, para tomar decisões mais inteligentes; coordenar-se adequadamente com as estruturas internas e a cultura empresarial; e ainda receber um apoio especial por parte dos fornecedores tecnológicos estratégicos.