ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Novembro 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

“Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” assinala momento de mudança para a promoção do emprego jovem – a RHmagazine esteve presente

O Hub Cristivo do Beato recebeu ontem, dia 19 de janeiro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e José Neves, Fundador da Fundação José Neves, para a assinatura do “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”. Esta iniciativa, que conta com a participação de 50 empresas com faturação superior a 55 milhões de euros, visa colmatar a falta de emprego no seio dos jovens profissionais e promover mais e melhores condições de trabalho

IIRH Por IIRH
20 de Janeiro, 2023
em MERCADO RH, RECRUTAMENTO & ONBOARDING, TENDÊNCIAS RH
0
“Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” assinala momento de mudança para a promoção do emprego jovem – a RHmagazine esteve presente
18
Partilhas
199
Visualizações

Apontada como a geração mais qualificada de sempre, a geração atual de trabalhadores jovens é, também, a “mais penalizada” dos últimos tempos, face aos diversos desafios que tem encontrado, mencionou Carlo Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, ontem, num evento onde se assistiu à formalização do compromisso de 50 empresas com faturação superior a 55.000 milhões em promover mais e melhores condições de trabalho para os mais jovens.

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” decorreu do “Livro Branco Mais e Melhores Empregos”, promovido pela Fundação José Neves, através da Secretaria de Estado do Trabalho, e conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

José Neves, fundador da Fundação José Neves, apontou este marco como de “extrema importância para o País” e salientou que este ainda tem “um longo caminho a percorrer” em direção à criação de condições de trabalho mais justas para os jovens.

Com a assinatura do Pacto, as empresas comprometem-se, até 2026, e através de um conjunto de metas fixadas, a reforçar a aposta em diversos indicadores, nomeadamente a contratar e a reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade para os jovens, bem como a formar, desenvolver e a dar-lhes voz.

As entidades signatárias do Pacto reconhecem a urgência em atuar de forma estratégica e em unir esforços no sentido de promover o emprego dos jovens e de criar condições de emprego mais atrativas para estes, alinhadas com as expetativas individuais e nacionais.

Apelo à união e coesão das empresas

A Secretaria de Estado do Trabalho propôs reforçar as políticas ativas de emprego, como o apoio à criação de emprego e à transição dos jovens para o mercado de trabalho, assim como a implementação de políticas de formação, qualificação e emprego, para continuar a trajetória que aproxime Portugal da média europeia.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, marcou também presença no evento e referiu-se à assinatura do Pacto como um “momento histórico”.

A Ministra do do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social apelou à união e coesão das empresas portuguesas em nome da construção do futuro do mercado de trabalho em Portugal. “São tempos de construção de pontes [entre os jovens e o mercado de trabalho], afiançou Ana Mendes Godinho.

Esta mensagem foi, também, reforçada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que apelou também à necessidade de “reverter” a tendência do País, que se encontra altamente envelhecido. O Presidente, que expôs aquilo que denominou de “radicalização da clivagem etária” em Portugal, disse ainda que “todos somos necessários para quebrar este círculo vicioso” e apostar nos jovens, para que estes tenham vontade de permanecer no País.

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” considera jovens até aos 29 anos, inclusive. As metas de progresso até 2026, que constam no documento, são diferenciadas de acordo com a margem de progresso potencial de cada empresa, pelo que os compromissos de progresso poderão variar entre os 3p.p. e os 12p.p. até 2026 nos vários indicadores.

O Pacto ontem assinado prevê uma reunião semestral para monitorização, análise do trabalho realizado e partilha de boas práticas, com a presença do Senhor Presidente da República, do Governo e das empresas.

Carlos Oliveira, realça que este “é um acordo muito importante para o país, que une as empresas e entidades públicas para responder a uma realidade com que o país se debate há demasiados anos: a vulnerabilidade do emprego dos jovens, mesmo dos mais qualificados, que tendem a estar mais expostos ao desemprego e a ter salários baixos, e com uma fraca evolução em termos reais na última década. É preciso fazer algo para mudar o estado das coisas e o Pacto assinado vai permitir medir o impacto e os resultados do mesmo. Esperamos ainda que muitas mais empresas se juntem. Estamos a fazer acontecer e o papel das empresas é fundamental para uma alteração estrutural desta situação”.

Para além do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, da Fundação José Neves e da Secretaria de Estado do Trabalho, são ainda Entidades Associadas ao Pacto a Associação Business Roundtable Portugal, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e o Observatório do Emprego Jovem, que é responsável pela monitorização do Pacto. O documento com o “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” pode ser consultado na íntegra através do link http://joseneves.org/pacto.

Taxa de desemprego jovem em níveis preocupantes

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” surge na sequência do lançamento do Livro Branco, em dezembro de 2022, uma iniciativa da Fundação José Neves, do Observatório do Emprego Jovem e da Organização Internacional do Trabalho para Portugal, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

O documento faz um diagnóstico sobre o emprego dos jovens em Portugal e a sua vulnerabilidade (a taxa de desemprego dos jovens com menos de 25 anos tem sido mais do dobro da população em geral desde 2015 e durante a pandemia chegou a ser 3,5 vezes superior). E aponta várias áreas de intervenção prioritárias para a criação de mais e melhores empregos para os jovens, nomeadamente apostar nos setores de atividade intensivos em conhecimento ou tecnologia e melhorar a articulação entre o sistema de ensino e o mercado de trabalho.

Após esta assinatura inicial, o objetivo é alargar o número de empresas signatárias e transformar esta iniciativa num movimento nacional, pelo que as empresas poderão manifestar, desde já, a sua intenção de adesão através do email pactoempregojovens@joseneves.org e do site http://joseneves.org/pacto.

 

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre emprego jovemFundação José Neves
Notícia anterior

IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

Notícia seguinte

WTW: investimento nas pessoas tem de ser prioritário para as empresas

Recomendamos

Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
WTW

WTW: investimento nas pessoas tem de ser prioritário para as empresas

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

O currículo pode abrir portas, mas há seis fatores que podem decidir uma contratação

30 de Outubro, 2026
Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

Potenciar o talento: o grande desafio das empresas nos dias de hoje

30 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');