• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Domingo, Janeiro 29, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • ÁREA PESSOAL – RHMagazine Digital
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

“Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” assinala momento de mudança para a promoção do emprego jovem – a RHmagazine esteve presente

O Hub Cristivo do Beato recebeu ontem, dia 19 de janeiro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e José Neves, Fundador da Fundação José Neves, para a assinatura do “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”. Esta iniciativa, que conta com a participação de 50 empresas com faturação superior a 55 milhões de euros, visa colmatar a falta de emprego no seio dos jovens profissionais e promover mais e melhores condições de trabalho

Sara Moutinho Lopes Por Sara Moutinho Lopes
20 de Janeiro, 2023
em MERCADO RH, RECRUTAMENTO & ONBOARDING, TENDÊNCIAS RH
0
“Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” assinala momento de mudança para a promoção do emprego jovem – a RHmagazine esteve presente
11
Partilhas
123
Visualizações

Apontada como a geração mais qualificada de sempre, a geração atual de trabalhadores jovens é, também, a “mais penalizada” dos últimos tempos, face aos diversos desafios que tem encontrado, mencionou Carlo Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, ontem, num evento onde se assistiu à formalização do compromisso de 50 empresas com faturação superior a 55.000 milhões em promover mais e melhores condições de trabalho para os mais jovens.

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” decorreu do “Livro Branco Mais e Melhores Empregos”, promovido pela Fundação José Neves, através da Secretaria de Estado do Trabalho, e conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

José Neves, fundador da Fundação José Neves, apontou este marco como de “extrema importância para o País” e salientou que este ainda tem “um longo caminho a percorrer” em direção à criação de condições de trabalho mais justas para os jovens.

Com a assinatura do Pacto, as empresas comprometem-se, até 2026, e através de um conjunto de metas fixadas, a reforçar a aposta em diversos indicadores, nomeadamente a contratar e a reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade para os jovens, bem como a formar, desenvolver e a dar-lhes voz.

As entidades signatárias do Pacto reconhecem a urgência em atuar de forma estratégica e em unir esforços no sentido de promover o emprego dos jovens e de criar condições de emprego mais atrativas para estes, alinhadas com as expetativas individuais e nacionais.

Apelo à união e coesão das empresas

A Secretaria de Estado do Trabalho propôs reforçar as políticas ativas de emprego, como o apoio à criação de emprego e à transição dos jovens para o mercado de trabalho, assim como a implementação de políticas de formação, qualificação e emprego, para continuar a trajetória que aproxime Portugal da média europeia.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, marcou também presença no evento e referiu-se à assinatura do Pacto como um “momento histórico”.

A Ministra do do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social apelou à união e coesão das empresas portuguesas em nome da construção do futuro do mercado de trabalho em Portugal. “São tempos de construção de pontes [entre os jovens e o mercado de trabalho], afiançou Ana Mendes Godinho.

Esta mensagem foi, também, reforçada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que apelou também à necessidade de “reverter” a tendência do País, que se encontra altamente envelhecido. O Presidente, que expôs aquilo que denominou de “radicalização da clivagem etária” em Portugal, disse ainda que “todos somos necessários para quebrar este círculo vicioso” e apostar nos jovens, para que estes tenham vontade de permanecer no País.

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” considera jovens até aos 29 anos, inclusive. As metas de progresso até 2026, que constam no documento, são diferenciadas de acordo com a margem de progresso potencial de cada empresa, pelo que os compromissos de progresso poderão variar entre os 3p.p. e os 12p.p. até 2026 nos vários indicadores.

O Pacto ontem assinado prevê uma reunião semestral para monitorização, análise do trabalho realizado e partilha de boas práticas, com a presença do Senhor Presidente da República, do Governo e das empresas.

Carlos Oliveira, realça que este “é um acordo muito importante para o país, que une as empresas e entidades públicas para responder a uma realidade com que o país se debate há demasiados anos: a vulnerabilidade do emprego dos jovens, mesmo dos mais qualificados, que tendem a estar mais expostos ao desemprego e a ter salários baixos, e com uma fraca evolução em termos reais na última década. É preciso fazer algo para mudar o estado das coisas e o Pacto assinado vai permitir medir o impacto e os resultados do mesmo. Esperamos ainda que muitas mais empresas se juntem. Estamos a fazer acontecer e o papel das empresas é fundamental para uma alteração estrutural desta situação”.

Para além do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, da Fundação José Neves e da Secretaria de Estado do Trabalho, são ainda Entidades Associadas ao Pacto a Associação Business Roundtable Portugal, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e o Observatório do Emprego Jovem, que é responsável pela monitorização do Pacto. O documento com o “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” pode ser consultado na íntegra através do link http://joseneves.org/pacto.

Taxa de desemprego jovem em níveis preocupantes

O “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens” surge na sequência do lançamento do Livro Branco, em dezembro de 2022, uma iniciativa da Fundação José Neves, do Observatório do Emprego Jovem e da Organização Internacional do Trabalho para Portugal, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

O documento faz um diagnóstico sobre o emprego dos jovens em Portugal e a sua vulnerabilidade (a taxa de desemprego dos jovens com menos de 25 anos tem sido mais do dobro da população em geral desde 2015 e durante a pandemia chegou a ser 3,5 vezes superior). E aponta várias áreas de intervenção prioritárias para a criação de mais e melhores empregos para os jovens, nomeadamente apostar nos setores de atividade intensivos em conhecimento ou tecnologia e melhorar a articulação entre o sistema de ensino e o mercado de trabalho.

Após esta assinatura inicial, o objetivo é alargar o número de empresas signatárias e transformar esta iniciativa num movimento nacional, pelo que as empresas poderão manifestar, desde já, a sua intenção de adesão através do email pactoempregojovens@joseneves.org e do site http://joseneves.org/pacto.

 

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre emprego jovemFundação José Neves
Notícia anterior

IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

Notícia seguinte

WTW: investimento nas pessoas tem de ser prioritário para as empresas

Notícia seguinte
WTW

WTW: investimento nas pessoas tem de ser prioritário para as empresas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

RHmagazine

Últimas entradas

Cinco tendências tecnológicas que vão marcar 2023

Cinco tendências tecnológicas que vão marcar 2023

Por Eduardo Conde
27 de Janeiro, 2023
0

A Ironhack, escola tecnológica, anuncia as suas...

600 vagas

Clan by Multipessoal tem mais de 600 vagas em aberto

Por Sara Moutinho Lopes
26 de Janeiro, 2023
0

As mais de 600 vagas em aberto...

Porque é importante começar um projeto pessoal, até para a sua carreira?

Opinião: Liderar a carreira – um desejo ou uma necessidade?

Por IIRH
27 de Janeiro, 2023
0

Autora: Inês Santos Silva Docente na Pós Graduação...

Inteligência, credibilidade e capacidade de estabelecer relações fortes:  pontos chave para liderar em tempos de crise

Um em cada cinco líderes quer apostar numa liderança mais autêntica em 2023

Por Eduardo Conde
26 de Janeiro, 2023
0

Uma liderança mais autêntica, com foco em...

600 vagas

Portugal Sotheby’s Realty anuncia recrutamento de 20 profissionais com Talent Day em Lisboa

Por Eduardo Conde
26 de Janeiro, 2023
0

A Portugal Sotheby’s Realty, marca de imobiliário residencial...

Emília Roseiro assume direção de Recursos Humanos da Bel para o Sul da Europa e Turquia

Emília Roseiro assume direção de Recursos Humanos da Bel para o Sul da Europa e Turquia

Por Sara Moutinho Lopes
26 de Janeiro, 2023
0

Esta alteração vai permitir desenvolver as equipas...

VEJA MAIS

Compensação

Maio 2023
Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • ÁREA PESSOAL – RHMagazine Digital
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist