A Randstad lançou um estudo global que põe em confronto as horas de trabalho e o tempo livre dos colaboradores. Foram inquiridos trabalhadores entre os 18 e os 65 anos, de 34 países, incluindo Portugal. A pesquisa aborda as tendências laborais locais, tais como a motivação dos colaboradores e a satisfação, no local de trabalho.
Segundo o estudo da Randstad, em média 57 % dos empregadores esperam que os seus funcionários estejam disponíveis fora do horário de trabalho. Dos países inquiridos, a China está no topo com uma taxa de 89%, enquanto a Suécia é o pais com a taxa mais baixa com 40%. Portugal apresenta a 6ª taxa mais alta com cerca de 73%.
Se vai de férias então não desligue o telemóvel, pois 47% dos líderes esperam que o seu colaborador esteja contactável por telefone e e-mail, durante as férias. Mas, no caso da Dinamarca os colaboradores poderão usufruir das férias, pois é o pais que apresenta uma percentagem apenas de 20%, enquanto a China apresenta a taxa mais alta com 81%. Portugal, nesta categoria, fica a meio da tabela com cerca de 57%, mantendo-se dentro da média global.

No que diz respeito aos colaboradores, 56% não se importa de tratar de assuntos profissionais no seu tempo livre. Neste caso, a China perde o primeiro lugar para a Índia que apresenta uma taxa de 76%. Portugal apresenta-se em terceiro lugar com 70%. Os colaboradores japoneses são os que mais primam pelo seu tempo livre ao obter a taxa mais baixa de 33%.
Contudo, quando estão de férias os colaboradores tendem a afastar-se um pouco do ambiente laboral, tendo em conta que a taxa global de disponibilidade para lidar com assuntos de trabalho nem sequer alcança os 40%. A Índia, com uma taxa de 75%, é o país em que os seus colaborados mais se envolvem com os assuntos de trabalho mesmo nas férias. Do lado oposto, está a República-Checa com uma taxa de 20%.
E quando não estão envolvidos são pressionados. O estudo apurou que 38% sentem-se pressionados a responder a telefonemas e e-mails durante o período de férias. O maior ”sofredor” neste item é a cidade de Honk Kong com 77%, todavia na Dinamarca este valor nem chega aos 20%. Portugal, por sua vez mantém-se abaixo do número global com uma taxa de 33%.

Muitas vezes torna-se difícil separar a vida profissional e a vida pessoal. Por isso, 64% dos colaboradores tratam de assuntos particulares durante a hora do trabalho. Hong Kong apresenta resultados que chegam aos 88%. A Grécia, em comparação tem este desequilibro apenas nos 47%. Portugal manteve-se pelos 62%.
Fica mais 5 minutos para responder aquele último e-mail? Não é o único. O estudo ainda aponta para que 56% dos inquiridos responde a e-mails e telefonemas, fora do horário de expediente. A Dinamarca tem a percentagem mais baixa de 33%, contudo a China já atinge valores na casa dos 82%. Portugal neste panorama apresenta-se na 4ª posição com 69%.
Este estudo foi realizado online aos funcionários que trabalham um mínimo de 24 horas por semana. A dimensão mínima da amostra é de 400 entrevistas por país.
Consulte as restantes conclusões aqui.