Autor: Eduardo Correia, Human Resources & Logistics Director do Banco Credibom
O Banco Credibom, parte do Grupo Crédit Agricole Consumer Finance, tem desenvolvido o Programa “Go to the Future”, que conta com o pilar human, isto é, o colaborador assume uma posição central na estratégia de recursos humanos. Este programa tem como principais objetivos o desenvolvimento, a valorização e o bem-estar dos nossos colaboradores.
Anualmente, são realizados dois estudos de clima organizacional, em que os colaboradores contribuem para a definição da estratégia de recursos humanos do banco. Estes contributos levaram à implementação de uma política de trabalho flexível, adaptável à função do colaborador, permitindo trabalhar no escritório entre 1 a 3 dias por semana.
Uma das iniciativas que destacamos prende-se com o apoio à maternidade, em que as recentes mamãs têm a possibilidade de apenas se deslocarem ao escritório uma vez por semana. Nos nossos espaços de trabalho, privilegiamos ambientes colaborativos, dinâmicos, inovadores e a digitalização, com as nossas salas multifuncionais e os “bairros”, promovendo a interação entre diferentes áreas e equipas.
No que toca ao desenvolvimento dos colaboradores, o Banco Credibom oferece um modelo de carreiras flexível, que permite aos colaboradores definir o seu próprio percurso. Através do “Programa de Valorização”, proporcionamos formação universitária, acesso a cursos de línguas e plataformas de formação online, dando oportunidade aos colaboradores de desenvolverem as competências necessárias para o seu crescimento profissional.
Através do “Programa de Valorização”, proporcionamos formação universitária, acesso a cursos de línguas e plataformas de formação online
Os colaboradores beneficiam ainda de um conjunto diversificado de benefícios, incluindo a atribuição de remuneração variável, a distribuição de resultados, programa de pagamento de propinas para filhos de colaboradores no primeiro ano de universidade, o dia de aniversário e vantagens na atribuição de crédito pessoal, entre outros.
O bem-estar dos colaboradores é uma prioridade para o Banco Credibom e, por esse motivo, em parceria com a Workwell, lançámos o programa de mental health, que disponibiliza apoio psicológico, ginástica laboral, workshops de autocuidado e bem-estar e ainda um mês dedicado à saúde mental. Celebramos também as conquistas e momentos simbólicos, porque reconhecemos a importância do bem-estar para o sucesso de todos.
Por último, defendemos a igualdade de género: analisamos o gap salarial, procedendo à sua redução por função, independentemente do género do colaborador. Acreditamos que colocar os nossos colaboradores no centro das nossas decisões é essencial para o sucesso do Banco Credibom.
Artigo publicado na edição 152 da RHmagazine, referente aos meses de maio e junho de 2024