Rui Oliveira
Diretor de educação e formação da APCER
O sucesso da APCER assenta na confiança que as suas várias partes interessadas, designadamente clientes, colaboradores, parceiros e associados, diariamente depositam na qualidade e na excelência dos serviços prestados. É esta a certeza que, desde 1996, vem permitindo à APCER prosseguir e expandir a sua atividade e, desse modo, cumprir a sua missão, que consiste em proporcionar competência e confiança à sociedade. A atividade de educação e formação que a APCER disponibiliza tem características únicas, resultantes da forma como a atividade nasceu, fruto da colaboração e envolvimento muito próximo dos nossos auditores e do conhecimento que temos da atividade de certificação.
A riqueza da colaboração com os nossos auditores é garantia do rigor e do conhecimento interdisciplinar ao serviço do ensino profissional e pós-graduado. O envolvimento destes profissionais, com fortes ligações ao mundo empresarial e com larga experiência, permite proporcionar conteúdos com relevância prática e uma aprendizagem experiencial para os nossos formandos, expondo-os a novos desafios empresariais, às melhores práticas dos sistemas de gestão, novas tendências e modelos de negócio emergentes.
A educação e formação é um instrumento de gestão com dimensão estratégica, porque é uma atividade facilitadora da mudança em sentido lato. Propicia, por um lado, uma melhor adequação das pessoas ao contexto das organizações, através da sua qualificação, capacitação e reconversão quando necessárias e, por outro, permite ao próprio formando o seu desenvolvimento profissional e de carreira.
A APCER é uma entidade formadora, acreditada pela DGERT, IRCA e RAC e tem disponível mais de 95 cursos, em áreas de conhecimento que incluem a investigação, desenvolvimento e inovação (IDI), gestão de recursos humanos, responsabilidade social, sistemas de informação, segurança alimentar alimentar, gestão da qualidade, gestão da energia, gestão florestal, gestão ambiental e gestão da segurança e saúde no trabalho. Conscientes de que a formação é um instrumento de gestão de pessoas por excelência, a APCER lançou workshops e ações de formação nas áreas comportamentais.
Num contexto empresarial, que é incerto e pouco previsível, a aposta no desenvolvimento de soft skills dos colaboradores, na nossa opinião, deve ser uma prioridade, uma vez que assume um contributo determinante para a melhoria da eficiência organizacional. O desenvolvimento destas competências é fundamental uma vez que o desempenho profissional de excelência não inclui apenas as competências técnicas. Saber relacionar-se socialmente é também uma aptidão que deve ser estimulada para que as pessoas possam realizar um bom trabalho, construir um clima organizacional positivo, conquistar e fidelizar clientes. A oferta formativa nesta área tem como objetivo trabalhar o relacionamento interpessoal, de modo a desenvolver a inteligência emocional que permita aos colaboradores relacionarem-se com diferentes atores e situações. Outro foco importante é o plano de transição das normas IS0 9001 e ISO 14001, em curso até 15 de setembro de 2018.
Mais de 60% da atividade formativa que a APCER desenvolveu em 2016 foi realizada in-company, o que valoriza a sua aplicabilidade e o seu impacto na organização, nomeadamente no alinhamento da competência das pessoas às necessidades formativas e na prossecução dos objetivos específicos da organização.
A APCER tem ativos nove mestrados e pós-graduações, com instituições de Ensino Superior. Em 2016, a APCER proporcionou experiências de aprendizagem inovadoras, desafiantes, que vão além dos fundamentos das normas de gestão, a mais de 2 500 formandos/alunos, em Portugal, nos PALOP, no Brasil e em Espanha, o que reforça o nosso objetivo estratégico de internacionalização. A atividade de educação e formação da APCER orgulha-se da sua cultura, do seu espírito empreendedor, da sua capacidade de inovar e do seu contributo no desenvolvimento
das competências profissionais dos seus formandos.