Com a crescente competição no mercado, as empresas têm de se destacar ou afirmarem-se em diferentes formatos e canais de comunicação. Foi neste sentido que surgiu o evento Martech B2B Summit, que se realiza no próximo dia 11 de maio, no Auditório do IPAM, em Lisboa. Um evento organizado pela Your Trend, empresa de comunicação digital e pela Martech Digital, agência de marketing digital e comunicação especializada no B2B.
Este evento surgiu da necessidade de oferecer ao mercado B2B um momento de aprendizagem e conexão focado em marketing e tecnologia e destina-se a profissionais de marketing, vendas e gestão do setor B2B. A RHmagazine é media partner desta iniciativa e conversou com Ana Barros e Andreia Mitreiro sobre a importância deste tema no mercado atual.

Ana Barros, sócia fundadora e CEO da Martech Digital, explica que com a crescente competição no mercado aumenta a necessidade das empresas se destacarem e demonstrarem o seu valor para outras empresas, sendo que é neste momento que o marketing B2B “entra em jogo”.
“No mercado B2B, as decisões de compra e a jornada do cliente são mais longas e complexas, e as necessidades dos clientes tendem a ser mais específicas e técnicas. Estamos muitas vezes perante vendas consultivas que necessitam muito do apoio do marketing desde a fase de atração e evangelização da empresa com o intuito de gerar interesse e confiança, até à fase de decisão de compra e pós compra, em que o marketing deve auxiliar com uma estratégia de conteúdo de meio de funil e aplicada a vários formatos e inúmeros canais de comunicação”, refere.
Neste sentido, as empresas precisam de uma abordagem de marketing que leve em consideração estas e outras particularidades e que seja capaz de alcançar os tomadores da decisão B2B no momento certo, com a mensagem certa, adaptada a cada pessoa. “Marketing tem um papel relevante e transversal no mercado B2B, pois tem a capacidade de ter uma visão holística do cliente e falar com todas as áreas de uma empresa”, complementa.
Uma estratégia bem conseguida consegue gerar mais visibilidade
Andreia Mitreiro, CEO e fundadora da Your Trend, considera que é cada vez mais importante para as empresas investirem em marketing digital B2B para captar e reter os seus clientes.
“Uma estratégia bem conseguida permite gerar mais visibilidade, construir uma marca e, consequentemente, aumentar as vendas e o ROI”
Esta é também uma alteração que, na opinião de Ana Barros, conta com o papel fundamental da tecnologia e transformação digital na área. “Permite às empresas adaptar-se a novos modelos de negócio e aproveitar novas oportunidades. E aqui o marketing não é exceção”. Ana Barros acrescenta também que a tecnologia pode ajudar a otimizar o processo de marketing e vendas e a gestão do relacionamento com o cliente, rastrear e analisar o seu comportamento, melhorar a eficiência de campanhas e, muito importante, basear a tomada de decisões em dados.
Uma transformação que, para Andreia Mitreiro, passa também por uma transformação nas lideranças e dos recursos humanos. “Não se trata apenas da adoção de novas tecnologias, mas também de uma mudança cultural nas empresas”. Mitreiro acredita ser essencial que essa mudança venha acompanhada por uma liderança forte e comprometida com essa transformação.
Como implementar estas mudanças?
Ana Barros aponta como primeiro passo a avaliação das práticas e processos das empresas e identificar quais as áreas que requerem uma melhoria. “Um detalhe muito importante passa por envolver os colaboradores e os clientes neste processo”, complementa.
Em seguida, o investimento na formação e a adoção de ferramentas e tecnologias que estejam à altura dos desafios da transformação digital. Ou seja, como refere Ana Barros, de acordo com a “maturidade digital” da empresa e as suas necessidades no momento, tornando assim o caminho mais fácil para atingir os objetivos definidos.
“A mudança pode ser desafiadora, mas deve ser encarada como uma jornada em que sabemos quando começa, mas não quando acabada, para que assim as empresas cresçam consistentemente e com maturidade, acompanhando e adaptando-se às tendências do mercado”, enfatiza.
Qual a importância da Martech B2B Summit
Andreia Mitreiro explica que, no âmbito da transformação e dos desafios presentes no marketing B2B, a Martech B2B Summit quer apresentar no dia 11 de maio uma “ampla gama de conteúdos” que poderá ajudar profissionais da área a “clarear” algumas das situações que vivenciam dia-a-dia.
“A ideia de organizar um evento que juntasse vários líderes de diferentes setores, que representassem o mercado B2B, surge num contexto em que sentimos uma forte lacuna nos eventos para profissionais de marketing e vendas no mercado B2B”, explica. Andreia Mitreiro também acrescenta que este evento pretende dar voz a setores que habitualmente não estão representados nestes eventos, com uma “gama diferenciadora” de speakers e empresas presentes.
“O nosso objetivo enquanto agência B2B e profissionais de marketing foi criar um momento de partilha de conhecimento sobre os desafios do marketing B2B, mas também de conexão com outros profissionais do setor B2B”, conclui Ana Barros.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA INICIATIVA AQUI