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A retenção de talentos é uma preocupação constante para muitas empresas. O turnover não só compromete a continuidade e a qualidade dos projetos, mas também representa um custo significativo para as empresas.
Recrutar um novo colaborar tem um elevado custo inicial para as empresas. Desde a procura do candidato ideal – em plataformas grátis ou pagas, empresas de recrutamento, redes sociais ou outras vias-, o acolhimento e integração dos colaboradores, até à formação inicial, entre outros custos, o investimento de tempo e recursos é substancial. Portanto, quanto mais tempo uma empresa conseguir reter os seus bons colaboradores, mais rentável será a longo prazo.
Como aumentar a retenção dos colaboradores?
Para reter os colaboradores é crucial que o departamento de recursos humanos esteja dotado de ferramentas e instrumentos, que permitam uma melhor monitorização e avaliação da satisfação dos colaboradores. Ou seja, instrumentos que, de forma preditiva permitem melhorar e suportar a tomada de decisões nesta área.
É crucial que as empresas efetuem a gestão da taxa de turnover, indicador que permite medir a rotatividade dos colaboradores.
Se os colaboradores estiverem bastante satisfeitos, a probabilidade de abandono da empresa é menor. Para isso, é necessário ter em consideração os fatores (drivers) que influenciam a satisfação dos colaboradores.
Alguns dos fatores que influenciam a satisfação dos colaboradores:
• Vencimento,
• Ambiente na empresa,
• Trato das chefias,
• Relação com os colegas,
• Desafio diário dos projetos que têm em mãos,
• Flexibilidade de horários,
• Regime de trabalho,
• Vantagens oferecidas pela empresa,
• Facilidade em conjugar a vida profissional com a pessoal,
• Aprendizagem diária,
• Entre outros.
Assim sendo, estes são alguns dos fatores que devem ser avaliados e considerados para aumentar a retenção dos colaboradores.
Reter os melhores colaboradores
É importante reduzir o turnover da empresa, certo!
Isto é, ao identificar que um dos colaboradores está em risco de sair da empresa nos próximos meses. Nesse sentido, deve-se tomar a decisão mais adequada de modo a levar à sua retenção, o que será bom tanto para a empresa, como para o colaborador.
Para saber quais os colaboradores que é preciso reter e como se deve fazê-lo, pode-se avaliar algumas variáveis estratégicas, que vão ajudar na monitorização e controlo dos recursos humanos.
Alguns exemplos de variáveis estratégicas:
• Turnover/Churn – variável que mede o risco de abandono de um colaborador;
• Desempenho – variável que classifica em níveis o desempenho de um colaborador;
• Liderança – variável que mede o impacto que a chefia tem nas duas variáveis anteriores.
Algumas vantagens da análise preditiva para a área de recursos humanos e gestão do turnover:
• Aumento da retenção dos colaboradores (redução da taxa de turnover),
• Redução dos custos em recrutamento de novos colaboradores,
• Instrumento de suporte à tomada de decisão,
• Instrumento que permite tomar decisões informadas para definição da política de recrutamento,
• Compreensão das estruturas organizacionais,
• Previsão das necessidades de dimensionamento de recursos e equipas nas empresas.
Em suma, com recurso a diversas técnicas big data e análise avançada, análise preditiva e à solução PSE Business Statistics, a PSE ajuda a encontrar quais os perfis com maior risco de abandono e durante quanto tempo se manterão na organização. Além desta informação, a PSE entrega informação que indica sobre quais colaboradores devem ser centrados os esforços de retenção de acordo com o seu desempenho e possibilidade de turnover. A PSE disponibiliza a informação de forma simples, fornecendo insights fulcrais para uma atuação proativa.
Os projetos de consultoria em recursos humanos e a solução de turnover da PSE ajudam as empresas na otimização dos recursos humanos, permitindo o aumento da felicidade no trabalho, e assim, a retenção dos colaboradores. A PSE é uma empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada, que está no mercado desde 1994. No seu dia-a-dia dedica-se a facultar dados relevantes e a desenvolver soluções analíticas à medida, transformando dados em conhecimento. Com a PSE como parceira, as empresas podem alcançar maior eficiência na gestão dos seus recursos humanos e alcançar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.