Formação e requalificação, sustentabilidade e diversidade são três das temáticas prioritárias do universo organizacional a que a LEROY MERLIN dedica especial atenção. São diversas as ações dinamizadas nestas áreas, com importante impacto na atração e retenção de talentos. O foco da empresa? As pessoas. Não fosse o lema “Human First” seguido tão à risca.
A LEROY MERLIN assume ter uma visão “Human First”. Em que é que se concretiza?
Colocar o “humano” no centro traduz-se no nosso saber-ser (a forma de nos relacionarmos com os outros) e no nosso saber-fazer (processos, sistemas e missões). A título de exemplo, quando fazemos uma campanha para clientes, aplicamos o princípio da simetria cliente-colaborador e as mesmas ou melhores vantagens devem ser ativadas para colaboradores.
Anualmente, também distribuímos uma parte importante do resultado da empresa, através da atribuição de ações do grupo, dando assim a possibilidade a todos os colaboradores de se tornarem acionistas da empresa.
Queremos proporcionar às nossas pessoas uma experiência individual positiva (autonomia, envolvimento na tomada de decisão, inovação, trabalho híbrido, pacote retributivo e benefícios competitivos, oportunidades de desenvolvimento…), mas também uma experiência coletiva forte e diferenciadora (trabalho colaborativo, em modo projeto e com ferramentas colaborativas, trabalho em binómios entre operações e serviços corporativos, prémios associados à performance de grupo…).
Incentivamos os nossos colaboradores a serem líderes nas suas ações diárias, a tomarem decisões sustentadas, com responsabilidade e autonomia. Por isso, dizemos que somos 6.000 líderes!
Neste momento, estão numa fase ativa de recrutamento, com muitas vagas em aberto. Como trabalham a atração de talentos. E a retenção?
Trabalhamos em processos alargados de upskilling e reskilling para as equipas internas, através de ações de formação, que disponibilizamos na Universidade LEROY MERLIN, ou parcerias com entidades formadoras externas. Paralelamente, temos um processo de strategic workforce planning, por área funcional, que nos indica os gaps de talento para cumprir os nossos objetivos estratégicos e onde temos necessidade de recorrer a recrutamento externo.
Olhamos não só para as competências mais técnicas, como também para as competências designadas “de futuro”, como learning agility, data mindset, resiliência, trabalho em rede, etc. Ativamos, assim, programas de trainees, orientados às áreas mais críticas e com maior gap de competências, bem como processos de recrutamento mais tradicionais. Conforme o target em causa, também adaptamos o nosso processo de captação: por exemplo, para perfis do comércio, participamos em feiras de emprego, desenvolvemos parcerias com entidades locais ou promovemos open days nas lojas; para missões de IT, estamos a desenvolver um projeto internacional, para robustecer a nossa EVP e estratégia de employer branding, dada a grande dinâmica desta área e a escassez de recursos. Oferecemos também formações de certificação específicas e a possibilidade de trabalho remoto.
O que pode esperar um potencial colaborador da LEROY MERLIN ao nível de progressão da carreira?
Os colaboradores têm um plano de desenvolvimento individual coconstruído com o manager com ações 70-20-10
A empresa continua em crescimento e transformação acelerados e, por isso mesmo, as oportunidades de carreira são diversas. Ao mesmo tempo, temos dinâmicas de talent review regulares, locais e globais, onde avaliamos as competências, interesses e motivações dos nossos colaboradores e construímos planos de desenvolvimento que façam fit entre as necessidades da empresa e o perfil de cada um.
Fomentamos maioritariamente o recrutamento interno e incentivamos percursos de carreira verticais, mas também horizontais, ao abrigo de vários projetos que temos a decorrer. Todos os colaboradores, no processo de gestão de desempenho, têm um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) coconstruído com o manager, com ações 70-20-10.
Em que consiste o Programa de Trainees que a LEROY MERLIN tem dinamizado ao longo dos anos? O que mais oferecem no âmbito da formação?
O Programa de Trainees vai já na sua 8.ª edição. Nos últimos anos, temos vindo a desenvolvê-lo para o tornar mais adaptado às expectativas das novas gerações, em alinhamento com as necessidades críticas do negócio e com a evolução do contexto macroeconómico. Os resultados das edições anteriores foram bastante positivos, tendo inclusivamente a última edição registado uma taxa de integração de 100%.
Em 2021, demos 377.881,85 horas de formação, o que representa um valor médio de 66 horas por colaborador
No âmbito deste programa, os trainees têm a oportunidade de visitar outra unidade de negócio da LEROY MERLIN na Europa e acesso a um plano robusto de formação, passando pelas operações e pelas áreas funcionais complementares, com ofertas formativas em sala e on-the-job, bem como o acompanhamento de um mentor da nossa equipa de management.
De uma forma geral, a formação é algo muito importante para nós, porque representa o desenvolvimento dos nossos colaboradores. Em termos globais, em 2021, demos 377.881,85 horas de formação, o que representa um valor médio de 66 horas por colaborador.
Temos ainda a Academia de Produto com componente teórica, em formato híbrido, e componente prática, on-the-job. E, por sua vez, a componente de vendas é assegurada pela Academia de Atendimento e Vendas que, de forma prática, trabalha a componente de customer centric, com foco em vendas.
Uma das nossas apostas passa também pela componente comportamental, dando, por isso, espaço a todos os nossos colaboradores de realizarem formação em competências comportamentais ao longo do ano, tanto em formato e-learning, como presencial.
E como trabalham a formação para lideranças?
A Academia de Liderança dirige-se particularmente ao desenvolvimento de competências dos nossos managers, refletindo as tendências da aprendizagem: formações curtas, com metodologias diferenciadas, ancoradas em experiências emocionais e de partilha, com uma grande aplicabilidade prática. Trata-se de uma academia desenhada para potenciar o papel do manager e pensada para alavancar as competências críticas para o negócio e onde cada um é responsável pelo seu próprio desenvolvimento. Nesta academia – composta por cinco módulos, cada um com a duração de oito semanas –, os participantes são acompanhados por um coach de forma individual e em grupo, para potenciar a inteligência coletiva e desenvolvimento individual.
A liderança é um ato contínuo no tempo e as competências requeridas são complexas. Não é um dia de formação que nos vai deixar preparados, mas sim o treino constante. Por isso, este ano, lançámos os webinars “IN Forma” para os nossos líderes managers se “in-formarem” sobre os temas mais prementes ligados à liderança do futuro.
Nº de colaboradores: 5.900
Nº de unidades: 50 lojas + 5 Plataformas Logísticas + Serviços Internos
Dimensão da equipa RH: 70 pessoas (RH Operações + Serviços Corporativos)
Funções a recrutar: Supply Chain, Digital Data e Analytics, Gestão de Produto e Gestão de Serviços (Serviços Internos); Logística, Comércio, Projeto, Serviços, Relação Cliente (Operações)
Oportunidades em: recrutamento.leroymerlin.pt
“Somos úteis a nós, aos outros e ao mundo”. É com este mote que apresentam a vossa estratégia de sustentabilidade. Qual o compromisso da LEROY MERLIN com esta temática?
O compromisso com a sustentabilidade nasce da vontade que temos em contribuir e gerar valor para as gerações futuras e para o planeta. Para concretizar esta ambição, desenhamos uma estratégia de impacto positivo que assenta na nossa responsabilidade de melhoria do habitat dos portugueses e na responsabilidade interna para com a segurança e bem-estar dos nossos colaboradores.
O nosso contributo para o impacto positivo passa por vários compromissos ligados ao desenvolvimento local, à empregabilidade plena, a ações de solidariedade e de voluntariado promovidas pelos nossos colaboradores, entre outros. Só em 2021, realizámos mais de 2.000 dias de ações de voluntariado que responderam às mais diversas necessidades sociais.
Um outro contributo está relacionado com o nosso compromisso ambiental de reduzir a pegada de carbono da operação em 50% até 2035. Neste contexto, são já várias as iniciativas desenvolvidas, como é o caso de instalações de sistemas fotovoltaicos e carregadores de veículos elétricos nos parques de estacionamento das lojas. E não menos importante, todo o trabalho que fazemos com os nossos parceiros e fornecedores para liderar a pedagogia do habitat positivo, que nos permite oferecer produtos mais sustentáveis aos nossos clientes e soluções eco inovadoras que estendem a durabilidade dos produtos.
Temos o compromisso ambiental de reduzir a pegada de carbono da operação em 50% até 2035
Também o tema “Diversidade & Inclusão” recebe grande atenção por parte da empresa. Como o trabalham?
Lançámos, este ano, a campanha “Somar à diferença” que reúne toda a política de D&I da LEROY MERLIN e visa reforçar a nossa cultura inclusiva, promovendo igualdade de oportunidades e empregabilidade plena.
Neste âmbito, estamos ainda a desenvolver algumas iniciativas, como um programa de formação em “viés inconsciente” para todos os colaboradores, políticas de apoio à parentalidade e ações de sensibilização e de apoio à integração de pessoas portadoras de deficiência. Estamos firmemente comprometidos com estes princípios fundamentais e com uma melhoria contínua da cultura de D&I e, nesse sentido, aderimos no final do ano passado à Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.
Este tema é de tal forma preponderante na nossa estratégia de RH que passou a integrar os indicadores de gestão da empresa e de avaliação das nossas equipas. Na LEROY MERLIN Portugal, contamos com 52% dos colaboradores do sexo masculino e 48% do sexo feminino, sendo que temos 41% de mulheres managers. Trabalham connosco 22 nacionalidades diferentes, inclusive integramos recentemente dois colaboradores da Ucrânia, que saíram do país para refazer a sua vida em Portugal.
Entrevista publicada na edição n.º 141 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2022.
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