Neste momento de crise, a preocupação de muitas empresas passa por monitorizar os custos, o que pode levar à redução de pessoal. No entanto, a solução pode não passar por despedir colaboradores. O essencial é elaborar uma estratégia.
A consultora Expense Reduction Analysts, especializada na otimização de custos e gestão de compras, sugere 3 fatores que os gestores devem ter em conta:
Identificar áreas de criação de valor para diminuir os custos
Neste momento, tornou-se essencial que as empresas se reinventem e se adaptem, o que pode levar a mudar de estratégias operacional. Muitas empresas portuguesas diversificaram os seus produtos e/ou serviços. É importante encontrar áreas de criação de valor de modo a diminuir o prejuízo e a gerar maior volume de negócios, sem necessidade de grande investimento.
Analisar dados por mercado
Diferentes geografias têm diferentes resultados: as empresas que atuam em vários mercados geográficos, têm de ter em conta que nem todos os mercados continuarão a ser rentáveis. Ou seja, a mesma empresa pode ter diferentes resultados em diferentes países – por isso é importante segmentar e analisar os dados por mercado de modo a controlar financeiramente a sua empresa.
Agilizar a resposta
Cada vez se torna mais importante que as empresas tenham uma resposta rápida e ágil, já que o mercado se encontra em constante mudança. Os processos de tomada de decisão e investimento devem ser agilizados, mantendo em mente que existe espaço para a incerteza.