A pandemia que enfrentamos tem impactado fortemente as PME, e é importante que haja um plano de recuperação para os seus negócios.
Em junho, a empresa Sage realizou um estudo que mostra que 47% das PME portuguesas perderam mais de metade do seu volume de negócios desde o início desta crise económica. Além disso, 36% não consegue prever um prazo para a recuperação dos valores de negócio estabelecidos antes do surto do vírus. É importante planear um futuro e tomar decisões com vista à recuperação e talvez, até, à renovação de negócios. As PME devem, agora mais que nunca, fortalecer as bases do negócio e adaptar-se a uma nova economia, que passa muito pelo mundo virtual. Para ajudar as PME nesta missão, a Sage deixa algumas dicas:
Manter o fluxo de caixa e a liquidez
A procura diminuiu e muitas PME sentem ainda uma pressão contínua sobre o fluxo de caixa. É essencial gerir os gastos permanentes, sob a forma de salários e outras despesas dos colaboradores, tendo em conta a menor entrada de fluxo de caixa. A transição que as empresas fizeram no sentido da centralização dos dados integrados na Cloud ajuda neste processo de adaptação. Porquê? Porque centralizar a informação faz com que seja mais fácil encontrar pontos de dados específicos, o que leva a uma maior produtividade e rapidez.
Uma nova realidade a partir de casa
Neste momento, o trabalho tornou-se híbrido. Isto é, deixou de ser totalmente presencial para passar a ser mais remoto e virtual. O teletrabalho é uma nova realidade e veio para ficar. E a verdade é que as PME podem retirar dessa situação muitos benefícios: 82% dos colaboradores afirma ser mais produtivo quando tem acesso a um regime que inclui trabalho remoto, e 58% afirma que a satisfação laboral é maior. As PME que conseguem oferecer os seus serviços de forma digital estão a beneficiar, seja pelo menor número de ausências ou até pela possibilidade de economizar custos com o espaço de escritório. No entanto, para que o teletrabalho permita aumentar a colaboração, reduzir custos e estimular a produtividade é necessário que haja condições adequadas, bem como um sistema e suporte adequados. O trabalho remoto também pode fazer com que um colaborador se sinta desconectado da empresa ou que tenha mais dificuldade em encontrar informação que seria mais acessível no escritório. O importante é achar o equilíbrio e oferecer aos colaboradores as ferramentas e recursos necessários. Por exemplo, torna-se essencial manter as reuniões virtuais e as atualizações regulares entre equipas e gestores, de modo a que haja apoio e gestão da carga de trabalho. Daí que seja também importante manter um sistema de arquivo online centralizado.
Competências digitais: uma questão de sobrevivência
A digitalização deixou de ser uma recomendação e passou a ser uma obrigação nos dias que correm. É imprescindível investir nas skills digitais dos colaboradores e dos líderes. Para tal, é essencial apostar na formação e dar um salto tecnológico.
Um futuro incerto, mas com condições ótimas para o enfrentar
Todas as empresas estão a ser desafiadas com a nova realidade que se impôs. A recuperação será gradual e as condições estão em constante mudança. Nesta altura, ainda ninguém consegue prever um futuro dito “normal”. Agora, cabe às empresas tomar as melhores decisões de modo a enfrentar os desafios e fortalecer os negócios. A digitalização das operações, por exemplo, bem como a adoção de ferramentas Cloud para as agilizar, podem ajudar as PME a proteger os seus ativos.