Autointitula-se da “Netflix da formação para empresas” e acredita que a sua abordagem tecnológica tem sido o segredo do seu sucesso na área da formação de pessoas. “A Witseed é uma plataforma de aprendizagem que adota o modelo de interface com o utilizador da Netflix. Isto é, tal como acontece na Netflix, à medida que a plataforma é utilizada, as recomendações de formação são cada vez mais otimizadas ao percurso profissional de cada um dos colaboradores”, conta à RH Magazine Miguel Fernandes, Chief Technology Officer da Witseed.
Para conseguir oferecer uma experiência de utilização o mais personalizada possível, a Witseed recorre à Inteligência Artificial, que alimenta, posteriormente, um algoritmo capaz de captar as preferências de temas e áreas de interesse dos formandos. “A implementação de inteligência artificial alimenta o algoritmo, que torna a plataforma da Witseed dinâmica através da contabilização do desenvolvimento pessoal e de uma formação segmentada consoante os temas dentro da própria empresa”, explica o CTO da empresa.
Profissionais portugueses com vontade de aprender
Com mais de 216 mil horas de formação assistidas no Brasil, a Witeseed quis trazer a sua proposta de valor para Portugal e encara o mercado com elevadas expetativas.
“Realizámos uma análise do mercado português em que identificámos que existe um grande recurso a serviços partilhados, modalidade em que a empresa contrata serviços especializados, com o objetivo principal de diminuir os custos fixos em algumas atividades”, comenta Miguel Fernandes.
O CTO da Witseed enaltece ainda o facto de, em Portugal, os profissionais terem um domínio “incrível da língua inglesa e das ferramentas digitais”, estando, por isso, “preparados para recorrer a ferramentas de aprendizagem inovadoras”.
Acabada de entrar no mercado português, a Witseed espera, até ao final de 2023, angariar entre cinco a 10 empresas para o seu portfólio. A empresa quer ainda estabelecer um conselho de educação e lançar uma academia dedicada a ESG (Environmental Social and Governance). “O objetivo é ajudar executivos a dominar este tema que continua a dominar a conversa em torno da estratégia empresarial”, reforça Miguel Fernandes.