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ARTIGO: Como criar uma mensagem de Marca poderosa?

IIRH Por IIRH
7 de Abril, 2022
em ARTIGOS TÉCNICOS, DESTAQUES
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Porque devem os profissionais investir na gestão da sua marca pessoal?
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Autora: Vera Medronho, especialista em Personal Branding e Fundadora da Powerful Brands AGENCY®. Trabalha com empreendedores, profissionais e executivos para criar Marcas Pessoais autênticas, diferentes e com impacto, ajudando-os a superarem os desafios que apresentam e a tornarem-se numa referência no seu segmento. Tem mais de 15 anos de experiência a construir, desenvolver e gerir Marcas Pessoais, de Produtos e Corporativas.


C

onstruir uma Marca Pessoal é simples, mas não é fácil.

Agora, mais do que nunca, para alcançar o sucesso na sua carreira ou negócio, é essencial que seja visto. Mas visibilidade não significa uma exposição massiva em muitas plataformas ou falar sobre tudo para todas as pessoas no mundo. Trata-se, sim, da exposição certa, da forma certa, nos lugares certos, para as pessoas certas.

Estamos numa disputa por atenção e todos querem ser os “escolhidos”.

Muitas pessoas esforçam-se para partilharem o seu conteúdo em diversas “frentes”, na esperança de serem vistas por todos, quando na realidade não estão a criar uma verdadeira conexão com ninguém.

Profissionais, executivos e empreendedores enfrentam hoje um grande desafio na gestão da sua Marca Pessoal: o ruído.

Há imenso ruído no online e no offline e o crescimento da sua carreira ou negócio depende muito da habilidade para o cortar, para se destacar, ser lembrado e conhecido de uma forma distinta e consistente.

E o que será preciso para cortar todo esse ruído e se tornar relevante, memorável e impactante para a sua audiência? Uma mensagem de Marca forte, autêntica e eficaz.

Há imenso ruído no online e no offline e o crescimento da sua carreira ou negócio depende muito da habilidade para o cortar, para se destacar, ser lembrado e conhecido de uma forma distinta e consistente

Alcançar o seu público-alvo, atrair as oportunidades certas, elevar a sua carreira ou negócio, posicionar-se de forma distinta, valorizar-se e destacar-se são algumas das consequências de ter uma mensagem de Marca poderosa.

A sua mensagem deve criar uma conexão com o seu público, ser única, original e memorável. Tudo isto poderá ganhar forma numa única palavra, numa afirmação ou até numa questão. E, muitas vezes, menos é mais. A simplicidade também é poderosa.

A sua mensagem deve criar uma conexão com o seu público, ser única, original e memorável

Seja você um profissional que deseja dar o próximo passo na sua carreira ou um empreendedor que se quer diferenciar e conquistar os clientes certos, deve sempre ter atenção e intenção na forma como se revela e aparece ao público, pois estas podem ditar o sucesso ou insucesso da sua Marca.

Como conseguir criar esta mensagem de Marca? Essa é a grande questão e o ponto onde muitas pessoas falham, porque não a têm ou porque esta não revela efetivamente a pessoa que é, o seu real valor e o que o torna diferente dos outros.

Descubra aqui como definir uma mensagem de Marca poderosa. Prepare um bloco e uma caneta e responda a estas 7 questões chave:

1 – Quem é e o que faz?

2 – Qual é o seu propósito, relacionado com a sua atuação profissional?

3 – O que precisa o seu mercado e que quer enfatizar?

4 – Quem é o seu público-alvo?

5 – O que sabe sobre o seu público e poderá usar na sua mensagem?

6 – Como fazer diferente do que já existe?

7 –  Como é que a sua mensagem se conectará com o seu público?

Partilho um exemplo real que conheço bem e que espero que o inspire: o meu.

1 – Quem é e o que faz?

Sou uma criadora, visionária, disruptiva, líder, solucionadora e inventora. Sou especialista em Personal Branding.

2 – Qual é o seu propósito, relacionado com a sua atuação profissional?

Provar que é possível sermos nós próprios e alcançarmos a nossa felicidade assim. Fala-se muito em sermos autênticos, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

3 – O que precisa o seu mercado e que quer enfatizar? Identifique algumas palavras às quais gostaria de associar a sua Marca e que considera essenciais na forma como vislumbra a sua atuação e a sua indústria.

Autenticidade, coragem, auto-liderança, ousadia, legado e realização.

4 – Quem é o seu público-alvo? Liste o perfil de pessoas que deseja impactar.

Profissionais, empreendedores, executivos, líderes e empresas de todas as indústrias.

5 – O que sabe sobre o seu público e poderá usar na sua mensagem?

Medo. É uma das palavras mais utilizadas por ele. Pensam que precisam sempre de algo mais, quando já têm tudo o que precisam e “só” precisam de uma força maior.

6 – Como fazer diferente do que já existe?

Liste a principal mensagem da sua “concorrência” e identifique o que ainda não foi dito e que poderá ser você a dizer.

A minha mensagem de Marca é: Corajosamente VERA®️.

Criar uma mensagem de Marca não é algo fácil e que aconteça de um dia para a noite. É preciso tempo, reflexão e “dormir” sobre o assunto. Nem sempre surge quando queremos, mas quando surgir, saberá que é a tal.

7 – Depois de criada a sua mensagem, descreva como esta se conectará com o seu público. Não se esqueça que é sobre nós, mas não só. Garanta que tem uma boa explicação de como esta poderá relacionar-se com as outras pessoas.

Revelar a sua Marca Pessoal é um ato de Coragem! É preciso Coragem para sermos quem somos e revelá-lo ao Mundo. O Mundo precisa de Pessoas Corajosas. O mundo precisa da minha e da sua Marca, agora.

Corajosamente ANA. Corajosamente JOÃO. Corajosamente JOSÉ. Corajosamente LETÍCIA. Corajosamente MARIA. Corajosamente PEDRO… Está na hora de ser Corajosamente VOCÊ.

Depois de todas estas etapas para criar a sua mensagem, chega a hora de a partilhar nas suas diversas plataformas, de uma forma consistente, eficiente e eficaz.

E lembre-se disto: uma MARCA CORAJOSA é uma MARCA PODEROSA.

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