A B Lab Europa iniciou a 31 de outubro uma nova fase na liderança da rede global B Corp. A liderança será tripartida num consórcio constituído pela Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze, com Laetitia Arrighi de Casanova no cargo de Diretora da B Lab Portugal.
Laetitia têm mais de 25 anos de experiência no setor da consultoria e assumiu a liderança de uma comunidade vibrante de cerca de 30 empresas portuguesas e várias multinacionais com operações em Portugal, de diferentes setores e dimensões, empenhadas em utilizar os negócios como uma força para o bem.

“Acreditamos que o movimento B Corp pode ser uma peça estratégica para impulsionar a mudança que precisa de acontecer. Este consórcio representa um marco significativo para o movimento B Corp em Portugal na nossa estratégia de consolidar uma comunidade vibrante, orgulhosa e ativa, reforçando a nossa credibilidade e a nossa influência”, partilha Laetitia Arrighi de Casanova, em comunicado.
Em Portugal há 8 anos, e representando quase 3.000 pessoas de mais de 10 setores, a comunidade B Corp está a liderar o caminho para mostrar que um tipo diferente de economia não só é possível como necessário. Após o processo público de RfP em abril de 2023, a B Lab Europa dá agora as boas-vindas a um consórcio formado pela Sair da Casca, Felicidad Collective e Maze para liderar a comunidade B Corp portuguesa e acelerar o crescimento e impacto do movimento no país.
A comunidade portuguesa representa atualmente empresas de diferentes setores e dimensões, como inovação, serviços, finanças, têxtil, turismo e alimentar. Os objetivos para os próximos dois anos centram-se no reforço de quatro pilares: Crescimento e envolvimento da comunidade; Comunicação e divulgação; Parcerias e envolvimento das partes interessadas; e primeira abordagem à certificação.
Cerca de 30 empresas portuguesas e várias empresas internacionais com operações em Portugal com certificação B Corp.
O movimento B Corp
O movimento B Corp é um movimento global de pessoas que utiliza as empresas como uma força para o bem. As B Corporations certificadas, ou B Corps, são empresas verificadas pela B Lab que cumprem elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Ao alterar os estatutos da empresa, as B Corps comprometem-se a trazer benefícios não só para os acionistas, mas também para todas as partes interessadas – colaboradores, clientes, comunidades e ambiente.
Na Europa, o último relatório de impacto mostra que a comunidade B Corp cresceu 63% em 2022 (471 novas certificações) em comparação com o ano anterior – ultrapassando agora os 100.000 colaboradores em 1.500 B Corps nos 28 países da Europa em que as B Corps estão a operar. Em termos de impacto financeiro, este crescimento significa mais de 40 mil milhões de euros em volume de negócios destas empresas.
Analisando a comunidade por setor, os dados europeus revelam que os principais setores são os serviços profissionais e técnicos (21%), retalho (14%), produtos manufaturados (12%), informação, comunicação e tecnologia (12%) e o comércio B2B (10%).
Em termos de dimensão das empresas, o movimento continua a ser composto principalmente por PME, com um aumento de empresas maiores e multinacionais a aderir nos últimos anos. Os dados de 2022 mostram que quase 70% das empresas têm até 49 colaboradores, o que reflete bem o tecido empresarial português, e apenas 3% das empresas têm mais de 1.000 colaboradores.